quarta-feira, 18 de setembro de 2019

PESQUISA VOX APRESENTA NÚMEROS CONFLITANTES E PROVOCA DESCONFIANÇA

vide
| 14/08/2009 às 20:14
Prefeitura finca sapatas para cobrir o Rio Cascão, no Imbuí, com placas de concreto
Foto: BJÁ
    Miudinhas globais:

    1. Pesquisas revelam o resultado de um momento. Nunca deve se duvidar delas. Há várias histórias no marketing político baiano que atestam essa realidade. Em 1986, por exemplo, ACM e João Durval, este governador da Bahia, duvidaram dos números Ibope, Waldir Pires (74%) x Josaphat Marinho (25%) e o resultado foi este na apuração. Na última campanha, Souto esteve sempre na frente (no momento) e Wagner ganhou a eleição (nas urnas).

    3. A Vox Populi divulgada ontem pelo Bahia Notícias e confirmada pela TV Band, no entanto, segundo um deputado da base aliada do governo tem alguns números bastantes estranhos e que não batem com aqueles de outras pesquisas, do governo, da Folha, do DEM, do PTB e outras.

   4. Ora, na Vox atual, Souto tem 37% na estimulada e 8% na espontânea. Wagner pontua com 36% na estimulada e 17% na espontânea. Geddel tem 4% e ACM Neto 3%, ambos em espontânea.

   5. Normalmente, em qualquer pesquisa, quem tem uma estimulada alta (caso de Wagner com 17%) a tendência é acompanhar esse movimento na estimulada, dada a própria percepção de bondade e boa avaliação da espontânea. E, quem tem uma espontânea pequena (caso de Geddel com 4%) seguir essa mesma proporcionada. No caso do ministro pulando para 13% na estimulada.

   6. Agora, desconfia-se que Souto tenha somente 8% na espontânea e apareça com 37% na estimulada.

  7. A pesquisa Vox foi realizada ouvindo-se um universo de 700 eleitores, contextualização mais adequada para uma pesquisa em Salvador do que no Estado, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.

  8. O BJá não teve acesso ao relatório, mas, diante de novos números divulgados pelo Bahia Notícias, hoje, na disputa para presidente José Serra tem 22%¨; Dilma Rousseff 32%; Ciro Gomes 16%; Heloísa Helena 13%; não sabem 9%. Num segundo cenário, Aécio Neves 7%; Dilma Rousseff 32%; Ciro Gomes 21%; Heloísa Helena 13%; não sabem 12%.

  9. Em todas as pesquisas realizadas na Bahia, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) está à frente da ministra Dilma Rousseff (PT). E, pela lógica, agora mais do que nunca Paulo Souto com 37% na estimulada e alinhado com Serra, era de se supor, confessa o deputado, que Serra estivesse bem acima de Dilma.

  10. Além disso, quando se muda o cenário para Aécio, o PSDB perde 15% dos votos, sem migração para outros candidatos, uma vez que o não sabe oscilou de 9% para 12%, portanto, apenas 3 pontos percentuais.

  11. Como dito acima, não se deve duvidar de pesquisa. Mas, que esta da Vox tem dados cabeludos isso tem.

  12.  Câmara de Salvador vai ouvir representantes do governo estadual e da prefeitura, nesta terça-feira (18), às 15h30min, quando a sessão ordinária será transformada em sessão especial e debaterá as medidas que devem ser tomadas para que a Copa de 2014, na capital baiana, seja coroada de êxito.

  13. Para a vereadora Aladilce Souza (PC do B), o propósito da mudança da sessão é promover um amplo debate suprapartidário sobre as intervenções governamentais que estão previstas para ocorrer na cidade. "A população precisa estar ciente dos impactos que ocorrerão em Salvador antes e depois da Copa de 2014", justifica.

  14.  A situação do suplente de deputado federal Jairo Carneiro repete um pouco o caso da deputada estadual Eliana Boaventura, da bate governista Wagner. O filho do provável futuro deputado pepista, Jairo Filho (Jairinho), foi nomeado pelo prefeito Tarcízio Pimenta para diretor do Complexo Municipal Hospitalar Materno Infantil que compreende os hospitais da Mulher e da Criança.

  15. O anúncio oficial do acordo de Wagner com o PP e PDT deve acontecer na segunda feira próxima e o ex-deputado Jairo Carneiro já entregou, hoje, à tarde, ao diretório estadual do DEM, a carta de desfiliação do partido. 

  16. Começou a construção das sapatas que vão permitir a Prefeitura de Salvador concretar o Rio Cascão que passa no Imbuí. É inacreditável que isso aconteça em pelo século XXI. Depois que concretaram o Rio dos Seixis, na Centenário, este será o segundo crime ambiental praticado nesta gestão.

  17. Do jornalista Alberto Sobral: Sobre a opinião do leitor sobre o Imbuí é bom avisar que a população quer e deseja a obra, falo de quem mora no lugar, não de intrusos que falam do que não sabem. No Imbuí não tem rios, mas sim esgoto. Portanto, obra é bem vinda e a urbanização do local também. O resto é choro, mas, pra isso existe o Campo Grande.
 
  18. Os principais meios de hospedagem dos municípios de Cachoeira, São Félix e Muritiba estão lotados desde à noite de quinta-feira (13), por conta do movimento de pessoas que foram conferir de perto as festividades da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. A celebração maior é na segunda-feira, 17.

  19. Quer ter problema ao comprar um carro novo? Adquira um Renault Symbol na Eurovia. Não há peças de reposição e assistência é zero. 

  20. O deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia, bastante contente com a decisão do Pleno do TJ em anular sua atitude em considerar a constituição das Comissões Temáticas da ALBA a data do pleito de 2006.

  21. José Eduardo Cardozo é um dos fortes candidatos a presidente nacional do PT com o apoio de nomes nacionais como os ministros Tarso Genro (Justiça), Fernando Haddad (Educação) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário). Na Bahia, estão com ele os secretários estaduais Walter Pinheiro (Seplan), Robinson Almeida (Agecom) e Rui Costa (Serin), além dos deputados estaduais Waldenor Pereira e Neusa Cadore e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

  22. Em campanha por conta do processo de eleições internas do PT, Cardozo participa neste sábado (15) de uma plenária da Mensagem ao Partido, que é uma convergência de forças ou tendências internas do PT em torno de um programa de esquerda para superação da crise política que atingiu o partido em 2005.

  23. Ele chega em Salvador às 15 horas para o evento que acontece à noite no auditório da Faculdade Olga Metting, no bairro de Nazaré.


  24. A disputa interna do PT em 2009 apresenta seis candidaturas. Paulista, com 48 anos, José Eduardo Cardozo é advogado, professor de Direito Administrativo da PUC/SP e procurador do município de São Paulo desde 1982.

  25. Foi reeleito para o segundo mandato como deputado federal pelo PT de São Paulo em 2006 com 124.409 votos e, desde 2008, é secretário-geral do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.


  26.  O presidente do Democratas da Bahia, ex-governador Paulo Souto, continua a sua programação de viagens pelo interior da Bahia, para encontros com prefeitos e lideranças políticas ligadas ao projeto de oposição no estado.

        
  27. Ao lado do prefeito Tarcízio Pimenta e do ex-prefeito José Ronaldo, Souto esteve a partir do final de tarde de hoje (14) no município de Feira de Santana, onde visitou obras da prefeitura municipal e participa de inaugurações do Centro Digital, numa escola municipal e do Centro de Saúde Digital do Cassa.

  
  28. No sábado, Souto terá a companhia dos presidentes do PR, senador César Borges, e do PSDB, Antonio Imbassahy, dos deputados federais José Carlos Aleluia e Fábio Souto, e dos deputados estaduais Sandro Régis e Heraldo Rocha numa visita aos municípios de Ipiaú, onde fará uma palestra na câmara dos vereadores e Itagiba, onde o grupo participa da festa dos 51 anos de emancipação política do município.

        
   29.  No domingo (16), Souto, Aleluia, Jorge Khoury, Sandro Régis e Heraldo Rocha estarão no município de Gandu, onde assistem a missa e participam dos festejos do padroeiro da cidade.

        
  30. Na segunda-feira, ao lado do deputado federal Cláudio Cajado e da prefeita Andréia Xavier, Souto participa da inauguração da Escola Municipal José Ferreira Veloso, em Dias Dávila.


  31. O ministro Geddel Vieira Lima participa domingo do 10º Encontro Regional do PMDB, em Jequié.

   32. O Espaço Xisto Bahia, administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, apresenta, a partir deste final de semana, espetáculos gratuitos e a preços populares, direcionados a diferentes públicos. Para as crianças, o Circuito de Teatro Infantil, uma parceria do Espaço com o Teatro Gil Santana, traz o espetáculo A Vaquinha Cantora e, ao longo do mês, mais duas montagens inspiradas em contos de fadas e histórias contemporâneas.

  33. O Circuito de Teatro estende-se até o dia 30 de agosto, com peças infantis como Os Três Porquinhos, que podem ser conferidas no foyer do Xisto aos sábados, domingos e feriados.


  34. Para quem gosta de dança, o espetáculo O Emblema da Ganância retrata diversos momentos da história política e cultural do Brasil. A mostra é resultado da Oficina do Corpo, ministrada por Deivid Gonçalves, é gratuita e também vai até o dia 30 de agosto.


  35. Todas as apresentações fazem parte do projeto De Dentro Pra Fora, promovido pelo Espaço Xisto Bahia. Mais informações através do telefone 3117-6155.