OPINIÃO LEITOR: COORDENADORES PEDAGÓGICOS CONCURSADOS FAZEM PROTESTO

vide
| 11/06/2009 às 11:22
 MENSAGEM:

 Os coordenadores pedagógicos aprovados no Concurso realizado pela Secretaria Estadual de Educação em 2005 tornam público que o Governo do Estado da Bahia ainda não convocou NENHUM dos candidatos aprovados e classificados naquele concurso.

 E, enquanto a espera pela convocação é amargada com ansiedade, há a indignação de ver que muitas escolas estaduais têm sofrido e funcionado de forma precária, com a ausência de um coordenador pedagógico habilitado para a função. A despeito da falta de Coordenadores nas escolas, a Secretaria Estadual de Educação da Bahia continua informando de que não há previsão para convocação.

  O Superintende de Recursos Humanos da SEC, José Carlos Sodré, quando questionado por jornalistas sobre a situação dos coordenadores pedagógicos aprovados no concurso 2005 afirma a existência de professores exercendo o papel de coordenador pedagógico nas escolas do estado, o que consiste em desvio de função, segundo o que está escrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 no seu TÍTULO VI - Dos Profissionais da Educação artigo 64, a qual afirma que a função de coordenador pedagógico deve ser exercida por um pedagogo, profissional habilitado do curso de pedagogia. “A secretaria entende que há a necessidade de coordenadores, mas em muitas escolas existem professores que não ocupam toda a carga horária com ensino e fazem também um trabalho de coordenação (Carlos Sodré, entrevista ao caderno de concursos do jornal A TARDE, TERÇA-FEIRA, 19/05)

  Essa resposta do superintende de recursos humanos é bastante contraditória, pois ultimamente temos visto diversos alunos nas ruas reclamando da ausência de professores em sala de aula, mas existe professor fora de função exercendo o papel de coordenador pedagógico.
 
  É um verdadeiro paradoxo!? Por que não convoca aqueles que são de direito para exercer a sua função, ou seja, o coordenador pedagógico aprovado em concurso pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia? O futuro de nossa juventude não pode continuar sendo tratado com esse descaso.

  A educação de qualidade é um direito de todos. Mais de mil profissionais habilitados e com competência comprovada através do Concurso Público, o qual incluiu provas de títulos, aguardam convocação do Governo da Bahia, para suprir a carência de Coordenadores Pedagógicos na Rede Estadual.

  Qualquer saída que não passe pela convocação dos concursados será um paliativo que acarretará na queda da qualidade da Educação na Bahia. A resistência do governo do estado em contratar os coordenadores concursados só contribui para a queda dos índices de desempenho das escolas estaduais da Bahia, comprovados nos números do IDEB e do ENEM. Os estudantes e os profissionais da educação merecem respeito! Chega de fazer a Educação de qualquer jeito!
 
  (Coordenadores pedagógicos, por e-mail)