Esportes
Zé de Jesus Barrêto
20/07/2019 às  10:30

BAHIA EMPATA COM O CRUZEIRO NA FONTE, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Resultado até considerado bom em função do Bahia ter jogado com dez no segundo tempo devido expulsão de Caíke


Um resultado normal, sem gols. Ruim, se observamos que o Cruzeiro jogou com uma equipe alternativa, o jogo foi na casa do Tricolor e é a sexta partida seguida sem triunfo.  Um bom resultado se avaliarmos que a equipe atuou com um atleta a menos durante toda a segunda etapa e entrou em campo também com desfalques nas laterais, no meio campo e no ataque (Nino, Moisés,  Élton e Élder).

  O Tricolor fez um primeiro tempo apático, os atletas pareciam ainda sob o impacto de derrota e para o Grêmio no meio da semana e a desclassificação da Copa do Brasil. Na segunda etapa, com apenas 10 atletas em campo, o Bahia se superou, foi melhor, poderia até ter vencido.  No final, vaias e aplausos das arquibancadas.  O torcedor quer, espera e exige mais.

 Com o resultado, a equipe baiana vai a 15 pontos, volta para a primeira página na tabela de classificação mas a rodada continua e ...   tudo pode mudar.  

*

  Invernada

  Fim de tarde de sábado invernoso, chuvinha fria vai e volta, Fonte Nova com muitos espaços vazios nas arquibancadas (18 mil presentes).  

  O Cruzeiro, de azul, com uma equipe mista, jovem, poupando  seus principais atletas para as disputas de Copa do Brasil e Libertadores; o Bahia, de camisetas brancas, com alguns desfalques.Hora e chance de mostrar serviço.

*

  Com a bola rolando

  - Começo com muita troca de passes, de lado a lado, as equipes valorizando a posse de bola, no chão.

  - A Raposa mineira chegou primeiro, em dois lances perigosos: Aos 11’, a cabeçada a queima-roupa de Sassá, Giovanni parado, espiando; Douglas salvou com a ponta dos dedos pra escanteio. Na sequência, depois de uma ratada de Ezequiel a bola sobrou na praia e Éderson, livre, acertou o poste. Por sorte o Cruzeiro não abriu o placar.

 - O Tricolor trabalhava mais a bola, o time mineiro era mais incisivo, objetivo, explorando a velocidade e a força da dupla de avantes Sassá e David, que se mexem muito. A Raposa mais arisca.

 -  Só aos 25/26 minutos o time da casa deu o ar da sua graça, chegando bem em duas cobranças fechadas de escanteio. Os mineiros se safaram.  Ficou parelho.

 -  Aos 43’, Artur Caíke – que atuava mal, displicente, vaiado pela torcida – cometeu falta idiota no meio de campo, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, prejudicando a equipe. O Tricolor, que não se achava em campo, ficou com um atleta a menos.

 *

  Uma primeira etapa ruim. O Tricolor teve mais a bola mas não deu trabalho ao goleiro Rafael. O Cruzeiro, bem plantado, marcando duro, chegou mais na área baiana, foi melhor. Os laterais do Bahia não mostraram nada, Ramires atrapalhado no meio, Flávio perdido, Caíke prejudicial e também irresponsável no lance da expulsão. Ficou difícil.  O torcedor vaiou na descida aos vestiários.

 *

- Na volta dos vestiários, com um atleta mais em campo, a Raposa começou em cima, tentando decidir. Outra postura. O Bahia, então, mais cauteloso, buscando o contragolpe em velocidade.  Jogo aberto e complicado para o Tricolor. Roger lançou Lucca, estreante, no lugar de Ramires, que esteve dispersivo, apático.  

 - Aos 5’, Lucca fez  boa jogada e arriscou, pra fora. Aos 7’, David experimentou de longe, obrigando Douglas a espalmar.  A Raposa mordendo, correndo muito, tentando encurralar. Mas o Tricolor reagiu, encarou.

 - A despeito de estar com um atleta a menos, o Bahia foi mais ousado na frente do que na primeira etapa. Aos 13’, Lucca levou a marcação pela esquerda e bateu forte, cruzado, para Rafael espalmar. Aos 16’, Juninho disparou de longe para difícil defesa do goleiro mineiro.

- Aos 18’, Artur cobrou escanteio, Juninho subiu mais que a zaga e testou na pequena área, forte, raspando. Foi por pouco. Ficou animado, lá e cá.

 -  Aos 23’, Roger mexeu duas vezes: Fernandão no lugar de Gilberto e pôs o meio-campista Ronaldo (estreante) no lugar de Ezequiel.  Flávio foi deslocado para lateral direita.

 -  A partida  ficou corrida, dinâmica. Um Bahia mais ativo e guerreiro, acreditando, fazendo um bom segundo tempo, mesmo com 10’.

Não levou sufoco atrás, mas o gol não saiu.  No final, dividido: vaias (pelo resultado) e aplausos pela vontade e aplicação dos jogadores no segundo tempo.

*

 Destaques       

 Lucas Fonseca e Gregore foram gigantes. Douglas seguro no gol.  Geovanni não chegou a empolgar mas foi melhor que Ezequiel. Lucca entrou bem, tem cara de titular. Ronaldo teve pouco tempo pra mostrar seu repertório.

  No Cruzeiro, o bom goleiro Rafael, Ariel Cabral foram os melhores. A dupla Sassá e David deu trabalho.  

*  

Ficha Técnica

   Bahia – Douglas, Ezequiel (Ronaldo), Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni (estreante); Gregore, Flávio e Ramires (Lucca); Artur, Gilberto (Fernandão) e Artur Caíke (expulso no final da primeira etapa).   Treinador, Roger Machado.

   Cruzeiro (mistão) – Rafael, Weverton, Fabrício Bruno, Cacá e Dodô; Éderson, Ariel Cabral, Jadson e Maurício (Rafael Santos); Sassá (Popó) e David. Treinador, Mano Menezes.

   Arbitragem paulistana, com VAR. No apito, Luis Flávio de Oliveira, sem problemas.

**

Outros jogos da 11ª rodada

 Na manhã de sábado: - Vasco 2 x 1 Fluminense.

 Às 19h:- Internacional x Grêmio; Ceará x Palmeiras, CSA x Athlético (PR).

 No domingo: -  Botafogo x Santos, às 11 h; às 16h, Atlético Mineiro x Fortaleza;

                             Corínthians x Flamengo; às 19h, Avaí x Goiás.

Na segunda-feira, 20h:  - São Paulo x Chapecoense.

**

  - O próximo compromisso do Bahia, pela 12ª rodada do Brasileirão, é no domingo, dia 28, às 11 h da manhã, contra o Chapecoense, na Arena Condá (SC)

**

  Neste domingo, dois times baianos lutam para pular da Série D para a Série C :

- O Jacuipense joga em casa contra o Floresta. Precisa vencer. 

  - Lá no frio do Sul, em Santa Catarina, o Juazeirense encara o Brusque. Até um empate serve.  Torcida baiana quente.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>