Esporte

BAIANA Ana Marcela conquista tetra mundial na maratona de 25 km

Nadadora brasileira é a maior medalhista da história da maratona aquática em mundiais
Da Redação , Salvador | 19/07/2019 às 09:08
Ana Marcela
Foto: Reuters
 A nadadora baiana Ana Marcela Cunha, maior medalhista da história da maratona aquática em mundiais, conquistou a medalha de ouro na disputa dos 25 km na madrugada desta sexta-feira, 19, no Mundial de Esportes Aquáticos. Na prova, disputada em Gwangju, na Coreia do Sul, a atleta completou o percurso em 5h08min03s, terminando com folga em relação às demais participantes.

Os outros destaques foram a alemã Finnia Wunram, que ficou em segundo lugar com o tempo de 5h08min11s6 e se manteve entre as quatro primeiras durante toda a prova, e a francesa Lara Grangeon, que conquistou o bronze com 5h08min21s2.

A conquista desta sexta marca o terceiro campeonato mundial seguido conquistado pela atleta. A prova dos 25 km é especial para a brasileira. Antes da disputa na Coreia do Sul, Ana Marcela havia conquistado três títulos ao nadar a prova mais longa da modalidade. Ela foi campeã em 2011 (Shangai, China), 2015 (Kazan, Rússia) e 2017 (Budapeste, Hungria).

A competição possui algumas particularidades para a baiana de Salvador. A primeira é que ela não treina especificamente para essa distância. Sua planilha de treinos é exclusiva para os 10km, prova mais importante por estar no programa olímpico. Para nadar os 25km, Ana Marcela aposta na experiência e força mental, de acordo com o seu treinador, Fernando Possenti. Outra curiosiadade é que homens e mulheres competem ao mesmo tempo, com diferença de 20 minutos entre as largadas. São distribuídas três medalhas para os primeiros colocados do masculino e outras três para as melhores no feminino.