Tecnologia

UMBU PODCAST LANÇA 5ª TEMPORADA SOBRE DEMOCRACIA E SUA IMPLICAÇÃO

Da arte à política, episódios contam com convidados de diversas áreas de atuação para discutir sobre questões fundamentais que compõem a democracia
Gi Santana , Salvador | 15/08/2022 às 13:24
Camilla França, Mirtes Santa Rosa e Val Benvindo
Foto: Fernanda Maia

O que significa falar de democracia nos dias de hoje e como esse tema afeta a vida em sociedade. Essa é a questão que norteia a 5ª temporada do Umbu Podcast que estreia dia 17 de agosto nas plataformas digitais. São 7 episódios em que Camilla França, Mirtes Santa Rosa e Val Benvindo trocam ideias e impressões com convidados de diversas áreas: da política, educação, artes e comunicação, tudo de forma descontraída e com o jeitinho agridoce costumeiro das apresentadoras.Os episódios estarão disponíveis quinzenalmente às quartas-feiras até novembro nas principais plataformas de streaming de áudio e no canal do youtube Umbu Podcast. Mais informações podem ser acompanhadas no instagram @umbupodcast.

 

O primeiro episódio traz como convidado o ator e arte-educador Sulivã Bispo para debater a importância da democracia na liberdade de criação artística. A temporada segue com a participação de nomes de destaque em seus respectivos campos de atuação como o comunicador Mário Kertész, o cantor e compositor Russo Passapusso, a jornalista, professora e doutora em antropologia Cleidiana Ramos, a educadora e jornalista Anielle Franco, o economista Sérgio Gabriel e a advogada feminista Mariana Regis.

 

Os convidados foram pensados a partir de suas relações com  questões fundamentais para se discutir o estado democrático de direito: cultura, educação, justiça social e acesso à informação. “A conversa gira em torno do que cada convidado entende por democracia e como eles, em seus trabalhos, se utilizam de um dos pilares de uma sociedade democrática que é a liberdade de expressão”, explica Mirtes Santa Rosa.

 

As apresentadoras destacam que a pauta sobre democracia tem sido bastante tensionada nos últimos anos, mas que o tema não se esgota nas eleições, requer responsabilidades e entendimento de toda população. “Ressignificar o que é democracia é o grande desafio desses novos tempos, onde muitos acreditam que é um assunto que não deve ser discutido ou que não resolve nada, quando na verdade observamos as grandes desigualdades sociais de nosso país”, ressalta Camilla França. 

 

Durante os episódios também entrarão em debate questões como conhecimento e acesso às leis, educação midiática e o risco das fake news, histórias e lendas que circundam os bastidores da política e formação da cidadania. “Queremos falar sobre a construção de uma democracia a partir do entendimento que se faz política todos os dias, dentro dos ambientes sociais que o cidadão participa”, destaca Val Benvindo.

 

5ª Temporada do Umbu Podcast

Tema: Democracia

Estreia 17 de agosto

Episódios novos quinzenalmente às quartas-feiras

Acompanhe em:

Instagram: @umbupodcast

Spotify: Umbu Podcast

Youtube: Umbu Podcast