Tecnologia

MATA DE SÃO JOÃO É PIONEIRA NA BA COM ENERGIA SOLAR NAS ESCOLAS

Município, que tem atualmente oito unidades funcionando com 100% de energia solar, terá painéis fotovoltaicos na totalidade das escolas até o filal 2022
Prefeitura de Mata de São João , Mata de São João | 30/06/2022 às 13:48
Mata de São João é pioneira na Bahia com programa de energia solar nas escolas
Foto: Divulgação

Referência em toda a Bahia pelos avanços na educação municipal, Mata de São João sai mais uma vez na frente com um importante projeto de sustentabilidade. Há três meses o município iniciou a instalação de placas solares nas escolas e hoje oito unidades funcionam com energia 100% solar.


Até o final do ano, a Prefeitura investirá cerca de R$ 5 milhões para ter todas as 37 unidades escolares funcionando com energia solar. O secretário de Educação do Município Alex Carvalho explica que, além de gerar uma economia mensal de 100% no custo de energia, o sistema traz grandes benefícios para a educação municipal.


“Representa uma grande oportunidade para os alunos, de mudança de conceito. Os painéis fotovoltaicos nas escolas proporcionam contato com uma fonte de energia renovável, cujos benefícios vão muito além da economia financeira”, acredita Carvalho.

 

De acordo com o secretário, até o final de julho Mata de São João terá 20 escolas funcionando com painéis fotovoltaicos. “A tendência é que as nossas crianças e jovens levem esse conceito para suas vidas e enxerguem o mundo de forma mais sustentável”, explica Alex Carvalho.

 

Sustentabilidade – Outro projeto de sustentabilidade na educação chama atenção em Mata de São João. A grande maioria das escolas da rede municipal possuem estações de sustentabilidade, com coletores de separação de resíduos sólidos. O programa de coleta seletiva, que acontece em parceria com o programa Vale Luz da Coelba, oferece aulas de educação ambiental para os alunos do ensino fundamental.