Tecnologia

EMISSORA REÚNE LÍDERES COMUNITÁRIOS DE SALVADOR E RMS

Emissora reúne líderes comunitários de Salvador e RMS para troca de experiências e produção coletiva de conteúdo
Mariana Ramos , Salvador | 14/05/2022 às 14:50
Emissora reúne líderes comunitários de Salvador e RMS
Foto: Divulgação

Tráfico de drogas, insegurança, atendimento médico, obras necessárias, falta de transporte, escolas sendo fechadas, agressão ao público LGBTQIA+. O encontro com lideranças comunitárias de Salvador e região metropolitana, promovido pelo jornalismo do Grupo Aratu na manhã deste sábado (14), foi uma grande reunião de pauta e celebração da parceria estabelecida com os representantes dos bairros na produção de conteúdo multiplataforma, na TV Aratu, Aratu On e Aratube.

 

“Após dois anos de distanciamento, a retomada dos encontros com os líderes comunitários é uma celebração pela relação enriquecedora que vimos construindo ao longo dos anos, alinhada com o propósito do Grupo de ser uma ferramenta para o social, através do entretenimento e, principalmente, do jornalismo, ajudando as comunidades a resolver seus gargalos e atrair boas oportunidades para o desenvolvimento coletivo e qualidade de vida dos baianos. Temos muitas pautas ainda pela frente”, avaliou Matheus Carvalho, gerente de jornalismo da TV Aratu.

 

Essa relação ficou ainda mais próxima e rápida desde o lançamento do Aratube, plataforma de conteúdo colaborativo aberta para qualquer pessoa que queira compartilhar textos, fotos, áudios e vídeos sobre o dia a dia nos bairros. Daniel Fernandes Nuno, coordenador da ferramenta, explicou a importância do uso regular do aplicativo para o jornalismo: “A gente está aqui pra atender a demanda de vocês, do povo. Atualmente, recebemos mais de 5 mil mensagens por dia (no aplicativo de mensagens). O Aratube nos ajuda muito a triar as principais pautas. Temos diversos exemplos de problemas nas comunidades que foram resolvidos a partir de posts dos Aratuberes”.

 

Polícia Sena, presidente da Associação da Felicidade, voltada para mulheres empreendedoras de Paripe, pediu adesão de mais pessoas para beneficiar os próprios cidadãos. “A gente tem um trabalho importante com o público feminino e nem sempre consegue acompanhar tudo que acontece na comunidade. Quanto mais perto eu estiver, mais vou poder contribuir e incentivar as moradoras a participar também na sugestão de temas através dessas postagens. Quanto mais estivermos na imprensa, melhor”.

 

Deusa Barbosa, produtora da emissora, ressalta que esse encontro é uma das ações realizadas. Segundo ela, o contato com essas pessoas é quase que diário. “São muitas as demandas, solicitações, sugestões de pauta que chegam pra gente e o mais legal é ter certeza de que não para por aqui. A gente realmente apura, pauta, busca respostas, reconhece e valoriza essas contribuições”, explica.

 

Para celebrar o encontro, os apresentadores Murilo Villas Boas e Alex Lopes, da Cidade Aratu, sortearam convites para o Galinho, festival junino promovido pelo Grupo Aratu no dia 4 de junho, no Wet, em Salvador, com shows de artistas como Safadão, Tierry, Raí Saia Rodada, Limão com Mel, Gustavo Mioto e ainda a tradicional apresentação de quadrilhas.

Aratube – É uma plataforma de conteúdo colaborativo, que foi lançada em 2021 pelo Grupo Aratu para se aproximar ainda mais das comunidades, funcionando como um canal direto de contato com os veículos do grupo. Está disponível para qualquer usuário fazer upload de vídeos, textos e áudios sobre os mais variados temas, do humor às questões sociais. Com menos de um ano no ar, o Aratube já tem mais de 2.300 inscritos e 920 uploads, sendo 300 destes em formato de vídeo, prontos para exibição. Estas produções são triadas e compartilhadas com os espectadores da TV Aratu e leitores do Aratu On. Mais de 200 sugestões já renderam reportagens na emissora e soluções para as comunidades da Bahia.

 

A plataforma é gratuita e está disponível por aplicativo nas versões Android e Ios. O acesso é mediante cadastro simples, com login e senha. O conteúdo fica disponível para a equipe do Grupo Aratu que apura as informações e encaminha para os programas da TV, redes sociais ou portal Aratu On. Para mais sugestões de pauta, além do app, o espectador conta com o Whats app: 71 99986-0003.