Salvador

ATIVIDADE NO PARQUE DOS DINOSSAUROS MARCA INÍCIO DA SEMANA DO BRINCAR

A ação mobilizou 20 crianças acolhidas no Lar Pérolas de Cristo
Secom Salvador , Salvador | 26/05/2022 às 08:32
Atividade no Parque dos Dinossauros marca início da Semana do Brincar em Salvador
Foto: Lucas Moura/Secom

Nem mesmo a chuva foi capaz de desanimar a garotada que participou da primeira atividade da Semana do Brincar, na manhã desta quarta-feira (25), promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância da Secretaria de Governo (Segov). A ação mobilizou 20 crianças acolhidas no Lar Pérolas de Cristo, em Paripe, na visita ao Parque dos Dinossauros, no Stiep.

 

A campanha mundial tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do direito de brincar, livremente, na infância. A Semana do Brincar faz parte da programação do Maio Laranja, campanha realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil.

 

A primeira atividade da programação trouxe como tema “De brincar que ensina”, promovendo brincadeiras que aproximam a criança da natureza e possibilitam a construção de vínculos sociais, além da troca de saberes e descobertas. Conforme a assistente social do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, Rosânia Santiago, a brincadeira tem uma relevância muito grande para o desenvolvimento social de meninos e meninas.

 

“Além de garantir esse direito, é importante promover o acesso das crianças a espaços de interação, coletividade e aprendizagem, onde elas adquirem muito conhecimento, em contato com a natureza e dados históricos”, avaliou. 

 

Durante a ação, visando alertar as crianças sobre o abuso sexual infantojuvenil, foi realizada a dinâmica Semáforo do Toque. Na ocasião, foram ensinadas à garotada, de forma lúdica, as partes do corpo onde elas podem e não podem ser tocadas, de acordo com as cores dos sinais de trânsito. 

 

A conselheira tutelar Viviane Peixoto destacou a importância da ação para o combate ao abuso sexual infantil. “Se todas as crianças tivessem acesso às informações, muitos abusos sexuais infantis poderiam ser evitados”, afirmou. 

 

Para M.A, de 12 anos, foi uma manhã divertida e de muita aprendizagem, conhecendo a história dos animais e também aprendendo a ter cuidado com seu corpo. “Eu nunca tinha vindo, só via pela televisão e tinha muita vontade de conhecer. Estou achando muito legal ver de perto os dinossauros gigantes”, disse. 

 

Programação – Na sexta-feira (27), das 13h30 às 16h, alunos da Escolab, no Subúrbio, também farão a visita ao Parque dos Dinossauros. Outra ação da Semana do Brincar, chamada “De um brincar mais próximo da natureza”, terá a visitação das crianças moradoras das áreas de risco ao Jardim Botânico, localizado no bairro de São Marcos, na quinta-feira (26), das 8h30h às 11h. 

  

Para finalizar as atividades da semana, com o tema “De um brincar livre, com laços afetivos e diversidade”, o Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, oferece, no sábado (28), oficinas de percussão, pintura e capoeira, das 9h às 12h, no Subúrbio 360, situado no bairro de Coutos.