Esporte

VITÓRIA GOLEIA BCN E FAZ FINAL CONTRA O BAHIA; OVERDOSES DE 3 BAVIs

Um BAVI pelo Nordestão e dois outros pelo campeonato baiano
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 17/03/2024 às 18:32
Vitória 4x1 BCN de Ilhéus - Osvaldo marcou de pênalti
Foto: ECV
  Como estava escrito e era desejo de todos (?), teremos Ba x Vi decidindo o Campeonato Baiano 2024, coisa que não acontecia desde 2018. São dois duelos, o primeiro no Barradão, o segundo na Fonte Nova, por conta do melhor saldo de gols do Bahia na competição. O torcedor vai ter três Ba x Vis seguidos, contando com o de quarta-feira próxima, pelo Nordestão. Uma overdose do clássico, como há muito não se via.

  O jogo contra o Barcelona - 4 x 1 para o Vitória - teve dois tempos distintos: Um com o Barcelona bel vivo, até o pênalti (?) marcado pelo Pombo Lopez, na segunda etapa, lance que desestruturou a equipe ilheense e o Leão empatou, fez 1 x 1; e outro jogo depois da penalidade, quando então só o Vitória jogou, goleou, o adversário azoado, perdido em campo. O Leão soube bem aproveitar o desequilíbrio do adversário, venceu bem.

 Que tenhamos uma final bem jogada em campo, sem interferências da arbitragem; e sobretudo com alegria e harmonia nas arquibancadas e entre os torcedores, também fora de campo.

Sem violências, chega!

*

 No Barradão

- Tarde escaldante de domingo de sol (sensação de 35 graus), fim de verão, torcida rubro-negra chegando de com força e tomando as arquibancadas da Toca, onde o Leão não perde há 21 jogos. Partida semifinal que definiria um dos finalistas do Campeonato Baiano 2024. O Leão há anos não chega a uma final e venceu o primeiro duelo com o Barcelona, no Mário Pessoa, em Ilhéus, por 2 x 0. Uma boa vantagem. O time do litoral sul baiano é o mais novo da competição (apenas 5 anos de fundado), tentava surpreender.  

- Gramado bem cuidado, o Vitória com seu uniforme tradicional em vermelho e preto;  O Barcelona, a Onça Pintada de Ilhéus, com camisetas brancas, detalhes em vermelho.  

*

Com bola rolando ...  

- A Onça começou assanhada, mostrando as unhas, postura ousada, agressiva. O Leão na manha, amansando, no bote do contragolpe, cavando faltas na divididas... a seu feitio; assim, chegou primeiro, com Osvaldo cobrando falta, casquinha de Wagner Leonardo, boa defesa de Thiago, aos 8 min. Jogo limpo, no chão, bem equilibrado.

- Aos 14’, Natan arriscou, errou o alvo. Com os minutos correndo, o Vitória foi impondo seu ritmo, já atuando mais próximo da área adversária. Confronto aberto. Pausa para reidratação aos 25min, os treinadores aproveitam para ajustar a marcação, os botes ofensivos...

 - Gol! 1 x 0 Barcelona, aos 34 min. Reginaldo bateu escanteio da esquerda, pelo alto, Jadson Sergipano subiu mais que a zaga rubro-negra e testou forte, de frente, abrindo o placar, silenciando a arquibancada.

 O árbitro viu duas faltas (cavadas) nas proximidades da área ilheense, executadas com perigo por Camutanga. Aos 48’, bafafá no meio de campo, após uma cotovelada de Rodrigo Andrade no rosto de Hitter; muito empurra-empurra, o árbitro deu cartões amarelos para ambos. Final nervoso de primeiro tempo travado, muito bate-boca.

  E o Barcelona de Ilheus desceu para a merenda, no intervalo, com a vantagem (1 x 0), insuficiente para levar o time à final, mas ... a Onça de Ilhéeus estava bem viva- até quando? O Leão rubro-negro precisaria jogar mais para satisfazer a torcida, garantir sua invencibilidade em casa  e a presença na final do campeonato. A equipe atuou bem abaixo do padrão costumeiro, mas o placar, mesmo adverso, ainda garantia a vaga da equipe na final.

 - Segundo tempo – Relvado já sombreado, o Vitória voltou em cima, adiantado, trabalhando mais pelo lado direito, com Zeca e Osvaldo, pondo a bola no chão, trocando passes. Aos 5’, um lance plástico de Iury, tentando de bicicleta, errando o alvo. Um Leão mais esperto, melhor, acuando.

  - Aos 13’, Rodrigo Andrade penetrou na área e se atirou, o árbitro viu pênalti e não quis saber de VAR, assumiu. Os atletas de Ilhéus enlouqueceram, contestando a marcação. Pombo assumiu e pronto. O torcedor reacendeu na arquibancada. Os atletas ilheenses se desequilibraram emocionalmente, arriaram.   

 - Gol! Aos 15’ – Osvaldo bateu bem e abriu o placar.

 Não demorou, os jogadores do Barcelona atordoados, desequilibrados. Um minuto depois...   

 - Gol! 2 x 1, Camutanga, de cabeça, escorando na segunda trave um cruzamento de Osvaldo, da direita. A defesa plantada, perdida, a equipe se desorganizou inteira..

 A Onça do Sul, depois da tal penalidade (e cartões amarelos), não conseguiu voltar pro jogo. Aos 21, Mateus Gonçalves entrou livre, de cara, chutou fora. Só um time em campo a partir daí... A equipe de Ilheus entregue em campo, já sem força, sem alma, abatida. Daí, um amasso do Rubro-negro até o final.

  - Gol! 3 x 1 Vitória, aos 28 min. Cruzamento de PK da esquerda, pelo alto, Alerrandro escorou de cabeça, o goleiro rebateu e o atacante completou, ampliando.

  Chances desperdiçadas de Ze Hugo, Matheus Gonçalves, Caio, a torcida em êxtase. Aos 41’ e 42’, Lucas Arcanjo fez duas defesas vistosas e difíceis, evitando gols do Barcelona.

 - Gol! 4 x 1 Vitória, aos 46 minutos; Matheus Gonçalves, tabelando com PK e finalizando, de frente, definindo a goleada.    

  

 *

  Destaques para Wagner Leonardo, Patric PK, Osvaldo, Mateusinho, William ...

*

Ficha técnica

- O Vitória de Leo Condé: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric/PK; William, Rodrigo Andrade e Mateusinho; Osvaldo, Alerrandro e Iury (Ze Hugo. Matheus Gonçalves, Luan, Caio Dantas, Caio Vinícius)

- O Barcelona do treinador Betinho: Thiago, Hugo Moura, Wesley, Jaques e Reginaldo; Hitter, Ramires e Jadson; Caio, Natan e Cesinha. (Ze Felipe, Thony, Hadrian...)  

 - No apito, com VAR, Diego Pombo Lopez. Uma arbitragem vergonhosa. Encomenda? Era preciso?

*

  As datas previstas para as finais: 31 de março, no Barradão; e 7 de abril – o jogo das faixas, da entrega da Taça, na Fonte Nova.

**

 - Na próxima quarta-feira à noite, na Fonte Nova, tem o clássico Ba x Vi valendo pela Copa do Nordeste, o Nordestão.

  - O Vitória já contratou, pra temporada 2024, 21 novos atletas. Luis Adriano (ex-Inter) e Jean Mota (do Miami, ex-Santos), nomes de peso, jogadores rodados, foram os mais novos apresentados à torcida. Mais Pablo (revelação do jacuipense), Leo Naldi (meio-campista), o zagueirão Reginaldo... A diretoria diz que ainda chegam mais uns três reforços para a disputa da Série A. A maioria dos contratados nem estreou ainda. O torcedor na expectativa, sonhando alto.

**