Esporte

BAHIA PÕE OS PÉS NA FINAL DO BAIANÃO AO VENCER JEQUIÉ FORA DE CASA 0X1

Resultado que praticamente leva o Bahia a final do campeonato baiano 2024. Domingo, tem Barcelona de Ilhéus x Vitória
ZedeJesusBarreto , Salvador | 09/03/2024 às 18:45
David Duarte decidiu
Foto: Letícia Martins

   Foi uma partida dura, difícil, tecnicamente fraca, somente decidida no final, com um gol de cabeça do grandalhão David Duarte; o suficiente para o Tricolor definir sua presença na final da competição com um simples empate no jogo de volta, sábado próximo, na Fonte Nova. Três pontos a mais conquistados, importante para o Tricolor ir para as finais, a disputa, com a vantagem de jogar e definir o título em casa. O resultado também já garante o Bahia na Copa do Brasil 2024.

   O Jequié fez um bom primeiro tempo, correu muito, encarou, dificultou e criou algumas boas chances de golear, a despeito do domínio territorial do Bahia. Na segunda etapa, o Jipão do Sudoeste cansou e o Tricolor foi melhor, assediou, até conseguir o gol numa bola parada, bem ensaiada.     

**

No Waldomiro Borges

- Tempo limpo na tarde de sábado em Jequié, calor (mais de 30 graus), gramado com relva alta, bola quicando muito, mas verdinho, arquibancadas cheias; primeiro confronto de uma das semifinais do Campeonato Baiano. Bom lembrar que no jogo de abertura do campeonato, na Fonte Nova, o mistão do Bahia foi surpreendido pelo Jequié, perdeu – 1 x 0.

- O time da casa de camisetas brancas, detalhes em azul e amarelo; o Bahia com seu padrão tri-colorido.  Foguetório e torcida animada, barulhenta.  

*

Com a bola rolando

- Começou corrido e parelho. A primeira chance foi do time da casa; bola esticada, Gilberto não alcançou e Capa ficou de cara, Adriel saiu bem, fechou o ângulo e catou.Na resposta, um chute da entrada da área de Ratão, defesa de Marcos – 10min.  Aos 16’, mais uma bola longa da defesa, a zaga tricolor adiantada, Alex entrou de frente e disparou forte para defesa de Ariel. Aos 17’, tentativa de J Grilo, por cima.

O Bahia com posse de bola, mas o time da casa mais à vontade com o gramado e o clima,  perigoso, objetivo, explorando os lançamentos esticados e a velocidade na frente.

  - Aos 22’, a melhor investida do Bahia até então, na troca de passes; Ratão limpou da marcação, já na área inimiga, e bateu rasteiro nas mãos do goleiro. Aos 26’, parada técnica para hidratação. Aos 30’, goleiro já vencido, Juba empurrou cruzado, no chão, Guga salvou em cima da linha. O ritmo caiu, o Bahia melhor, atuando mais próximo da área adversária.

  Uma primeira etapa sem gols, corrida mas tecnicamente fraca, ações parelhas. O Bahia teve mais a bola, o Jequié foi mais contundente.

  Segundo tempo - Caio Alexandre e Jean Lucas em campo, saem Rezende e Yago – as mudanças de Ceni, no intervalo. Aos 7’, Ratão cruzou da direita e Juba cabeceou de frente para boa defesa do goleiro Marcos. Aos 12, David Duarte arriscou, pegando uma sobra de escanteio, bola a dedos do poste. Antes dos 15, Ceni lançou Thaciano e Everaldo, saíram Ratão e Oscar. O Tricolor buscando mais o gol. O Jipão da casa mais retraído, marcando bem, apenas.

  - Aos 22’, uma bomba de Everaldo, de longe, o goleiro Marcos defende, bem colocado. Saiu Biel, entrou Ademir, aos 23’. Aos 25’, Kaynan entrou em velocidade pela esquerda e bateu cruzado, forte, errou o alvo. Com o tempo passando, o cansaço, abrem-se os espaços, o jogo fia mais aberto, indefinido.

 Aos 33’, Cicinho sentiu estirão na coxa, voltou mancando, não suportou e Juba foi pra lateral. O time de Ceni termina o retão final de partida com um atleta a menos em campo. O Bahia mais inteiro, buscando mais o gol.  

   - Aos 36’, num lançamento longo, Thaciano foi empurrado na área do Jequié e os tricolores pediram pênalti, não marcado, e na sequência quase gol contra de Guga, Marcos salvou no cantinho. Aos 41’, Ademir da esquerda rolou pra trás pra finalização de Thaciano, de cara, defesa milagrosa do goleiro Marcos, escanteio...

 - Gol! 1 x 0, David Duarte, de cabeça, escorando ótimo cruzamento/escanteio de Juba. Aos 42 minutos.

Destaques no Bahia, Cicinho e Juba. No Jequié, o goleiro Marcos.

*

Ficha técnica

 - O Jequié, ‘Jipão’: Marcos, Elivelton, Jean, Sergio e Espeto; Guga, Capa e João Grilo; Kaynan, Alex e Igor Bádio (Vagner, Azevedo, Medina, Caetano). Técnico, Gabardo jr (gaúcho).

 - O Bahia escalado por Ceni: Adriel, Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Cicinho; Rezende, Yago e Juba; Ratão, Óscar e Biel. (Caio Alexandre, Jean Lucas, Thaciano, Eve, Ademir).

 - No apito, Bruno Pereira Vasconcelos, com VAR.

*

O jogo de volta, na Fonte Nova, é no próximo sábado.

Antes, na terça às 21h30, o Tricolor escara o Caxias, no Rio Grande do Sul, pela Copa do Brasil.

**

 Neste domingo, 16h, acontece a outra semifinal do Baianão: Barcelona de Ilhéus x Vitória, no Estádio Mario Pessoa/Ilhéus.

**

“Só os ignorantes e os radicais possuem certezas absolutas.

  Nunca aprendem, pois só enxergam do seu jeito, ou do jeito de sua patota”.

                                                                   (Tostão, falando de futebol... e da vida)