Esporte

BAHIA VENCE CEARÁ E SE CLASSIFICA NO NORDESTÃO. VITÓRIA GANHA EM CASA

De quebra, ajudou o rival Vitória, que não foi ultrapassado pelo Vozão cearense. Um ótimo resultado, num jogo duro, pe
ZedeJesusBarreto , Salvador | 07/03/2024 às 08:03
Thaciano decide pelo Bahia na virada contra o Ceará 1x2
Foto: Tiago Caldas

 

  De virada, com atuação convincente, o Bahia venceu o Ceará (2 x 1), em Fortaleza, mantem a liderança (com 12 pontos) do Grupo B e praticamente garantiu sua classificação para a fase seguinte da competição. De quebra, ajudou o rival Vitória, que não foi ultrapassado pelo Vozão cearense. Um ótimo resultado, num jogo duro, pegado, rivalidade histórica. Um Tricolor com nova postura, mesmo fora de casa, mantendo uma boa intensidade de jogo todo tempo, brigando pelo triunfo. Outro Bahia, a torcida reconheça.

*

 Antes, na boca da noite, no Barradão, o Vitória venceu de virada (3 x 1) o Itabaiana de Sergipe, construindo o placar na segunda etapa, quando os sergipanos, que já estavam com um atleta a menos desde a primeira etapa, tiveram outro defensor expulso por entradas violentas. Na pressão, o resultado convincente que levou o Rubro-negro a dormir na segunda posição no Grupo B, com 8 pontos ganhos, encaminhando sua classificação, a duas rodadas do final da primeira fase da competição.  

**

 No Castelão/Fortaleza

 - Quinta rodada, fase classificatória de grupos, o Bahia defendendo a liderança do Grupo B, com 9 pontos ganhos. Um duelo histórico, clássico nordestino. O Ceará na briga para ficar entre os quatro primeiros do Grupo A.

- Noite limpa, bom público, relvado em boas condições. O Vôzão de uniforme preto, o Bahia com camisetas em azul bebê e calções brancos.

*

Com bola rolando...

 Começo quente, corrido. Everton Ribeiro arrematou da entrada da área, após boa troca de passes do Tricolor, por cima. Minutos depois, a resposta, Aylon batendo da entrada da área, boa defesa de Marcos Felipe. Brigado, ofensivo e bem equilibrado.

- Gol! 1 x 0 Ceará, Erick Pulga, aos minutos. Uma jogada errada na meia-cancha, o Ceará recuperou a bola e entrou pelo meio trocando passe em velocidade, para o arremate de Pulga, de frente, acertando o canto. Boa trama coletiva, marcação frouxa na frente da zaga baiana.

  O Ceará mais à vontade, com gana, dominando o meio campo com uma marcação forte, dificultando a saída de bola baiana e pondo correria na frente. O Tricolor, aos poucos, foi equilibrando as ações, pondo a bola no chão, a seu feitio.  

- Aos 26’, boa trama pela direita, Everaldo disparou forte, cruzado pelo alto, espalmou Richard, evitando o empate. Aos 29’, ótimo cruzamento rasteiro de Árias, da direita, Everaldo não alcançou na pequena área. Aos 31’, nova jogada de Árias, Everaldo demorou de finalizar. Pressão Tricolor, jogando inteiro no campo adversário, o Ceará todo encolhido, na moita, esperando a chance do contragolpe em velocidade, sempre perigoso, com a defesa baiana adiantada.

- Gol! 1 x 1 Bahia, aos 37 min. O Tricolor entrou tramando, Thaciano fez a parede, na área cearense, Everaldo deu um tapa no canto, empatando. Mais que justo, pelo maior volume de jogo do time baiano.

  Aos 40’, noutra boa trama ofensiva, Thaciano finalizou forte, a bola desviou no caminho, Richard pegou. Aos 451, Jean Lucas arriscou da entrada da área, por baixo, a bola raspou o rodapé de Richard. Aos 47’, tentativa de Arias, na rede por fora.

  Fim do primeiro tempo. O Tricolor foi surpreendido, levou susto e gol no começo, mas logo depois equilibrou e dominou as ações, atacou todo tempo e achou o empate. Teve um pênalti claro em Everaldo, não marcado pelo árbitro, meio caseiro.

 

 Segunda etapa – O Vozão voltou aceso, pondo correria, tentando surpreender no recomeço, linhas adiantadas, na pressão. Aos 4’, contragolpe tricolor, Arias achou Thaciano livre na área, mas o atacante escorregou na tentativa de conclusão. Animado.

Aos 6’, Cauly perdeu boa chance, demorou de chutar, de cara, noutra boa jogada  de Árias. Aos 10’, Recalde perdeu gol feito, livre na área, após contragolpe cearense. Aberto, lá e cá. Pegado, faltas duras, ritmo intenso.

 Thaciano tabelou com Everaldo e disparou para a espalmada de Richard, salvando, aos 17 minutos. Mancini faz três substituições, pondo mais fôlego na equipe. O Bahia com mais posse de bola, tramando, o Ceará fechadinho atrás, só avançando nos contragolpes. Ceni lança Yago Felipe e Biel (saíram Caio Alexandre, com amarelo e Everaldo). Aos 23’, Saulo arriscou sem ângulo, da esquerda, Marcos Felipe catou, bem colocado.

  Aos 28’, numa bola mal cortada pela defesa tricolor, Mugni, na sua primeira intervenção, arrematou de prima para ótima defesa de Marcos Felipe. O Bahia tinha mais a bola, o Ceará perigava, jogando nos erros do adversário.

- Gol! 2 x 1 Bahia, aos 39 minutos. Ótimo traçado pela direita, Árias cruzou do fundo e Thaciano antecipou-se ao zagueiro e escorou. Jogada dos dois melhores jogadores em campo.

 Aos 42’, Biel fez uma jogada de cinema pela esquerda, driblou dois, entrou de cara mas parou na boa saída de Richard.  Aos 42’, milagre de Marcos Felipe, rebatendo em cima da linha, no reflexo, uma cabeçada a queima-roupa. Os cearenses pediram gol, a bola teria entrado? A arbitragem acrescentou sete minutos ao tempo normal. O Vozão foi pra cima, naquele sufoco final. Deu Bahia, ótimo resultado.

 

Destaques

 O lateral Arias, arrebentou; boa atuação de Kanu, ao lado de Cuesta; Jean Carlo, o segundo tempo de Éverton Ribeiro, o incansável e definidor Thaciano. Marcos Felipe pela defesa no final, evitando o empate. E a boa visão do treinador Ceni.

 A aplicação coletiva da equipe cearense. Richard com boas defesas.   

       

 

 

Ficha Técnica:

- Ceará do treinador Vagner Mancini: Richard, Raí, Ramon, Matheus Ribeiro e Paulo Vitor; Richadison, Guilherme Castillo e Recalde; Fecundo, Aylon, Eric Pulga. (Lourenço, Jonathan, Saulo, Mugni, Ramos)  

- O Bahia de Rogério Ceni : Marcos Vitor, Árias (Gilberto), Kanu, Cuesta e Rezende; Jean Carlos,  Caio Alexandre (Yago), Thaciano (Ratão), Cauly e Éverton Ribeiro (Juba); Everaldo (Biel).  

 - Arbitragem da Paraíba, com Afro Rocha de Carvalho no apito. Desconhecido. Sem VAR.

*

 O Bahia joga no sábado, pelas semifinais do Campeonato Baiano, contra o Jequié, no Sudoeste baiano, às 16h.  O jogo de volta, decisivo, na Fonte Nova é no outro sábado, dia 16. 

 Antes, no dia 12, próxima terça-feira, o Tricolor encara o Caxias, no Rio Grande do Sul, pela Copa do Brasil; Lá, é vencer ou cair fora, o jogo acontece às 21h30.

**

 No Barradão  

 - Mais cedo, na boca da noite de quarta-feira, pela 5ª rodada do Nordestão, o Vitória recebeu o Itabaiana de Sergipe, precisando vencer para subir na classificação, entrar no grupo dos quatro primeiros. O Leão, 6º colocado no Gupo A, cinco pontos ganhos apenas. O Itabaiana só venceu uma até então.

 - Tempo bom, arquibancadas com público apenas regular, gramado nos trinques, o Leão de camisetas bordôs, mangas e calções pretos, detalhes dourados; o Itabaiana inteiro de branco.   

*

Com bola rolando...

O Vitória começou sem tomar conhecimento do adversário, em cima, assediando, criando oportunidades de gols com Osvaldo e Mateusinho; O Itabaiana atrás, marcando, suportando, aos chutões. O gol parecia uma questão de tempo. Pressão.

O torcedor chegando aos poucos ao Barradão.

 - Aos 20’, Mateusinho entrou costurando pelo meio e foi derrubado na meia lua sergipana, por Roni, que levou cartão amarelo. Chance desperdiçada, na cobrança da falta, mal ensaiada. Já que o Leão rugia mas não mordia, os sergipanos foram gostando mais do jogo, saindo aos poucos de trás, ensaiando algumas jogadas ofensivas, tentando equilibrar as ações.

  Aos 33’, Osvaldo arrancou em direção da área sergipana e foi derrubado com um carrinho por trás do lateral Kauã, à frente da meia-lua. O atleta sergipano recebeu cartão vermelho, foi expulso e o Vitória passou a atuar com um jogador a mais. Zeca bateu a falta para fora.  

 - Gol! 1 x 0 Itabaiana, aos 37 min. Cleiton, aproveitando uma rebatida de Muriel (bateu roupa feio), num chute de longe, rasteiro. Na sobra, a defesa pastou e o time sergipano, mesmo com um a menos, abriu o placar.

  Ferido, o Leão foi pra cima, tinha a vantagem de um a mais em campo. O goleirão Jefferson começou a aparecer, com boas defesas. Sete minutos de acréscimos. Pressão rubro-negra, bolas levantadas, tiros de longe e ... nada.

  Primeiro tempo findo, torcedor inquieto e vaiando o goleiro Muriel, Itabaiana com um a menos mas vencendo, 1 x 0, destaque pro goleiro Jefferson com umas quatro defesas difíceis, importantes.

 

  Segunda etapa – Condé mexeu na equipe, no intervalo, lançando Iury e partindo pro tudo ou nada, era preciso virar o placar ou... praticamente daria adeus ao Nordestão. Aos 5’, cruzamento de Zeca, cabeçada de Alerrandro, bola no travessão e defesa salvadora de Jefferson. Sufoco na área sergipana. Chances seguidas desperdiçadas, linhas avançadas, acelerando, as ações no campo de jogo sergipano. Condé fez mais duas substituições ofensivas.

 - Aos 17’, bola na trave em chute de Mateusinho, um destaque. Um ataque contra defesa, assédio. Enfim, de tanto tentar, noutra bola alçada...  

- Gol! 1 x 1 Vitória, Zé Hugo, aos 27 minutos. Uma cabeçada que parecia despretensiosa, meio de ombro, a bola quicando, o goleirão paralisado, ela entrando no canto.

  E, aos 30’, o árbitro meteu outro cartão amarelo no zagueiro Rony, após uma falta por trás, expulsando-o. O Itabaiana com dois atletas a menos em campo.  

- Gol! 2 x1, Camutanga, de falta, uma bomba, o goleirão aceitou. A virada, aos 36 min.

Porteira aberta...

- Gol! 3 x1 Iury Castillo, aos 40. Cruzamento de Zeca pelo alto, Iury dominou na área e disparou forte, fechando o caixão.

Destaques:

   Mateusinho, Daniel Jr, Zeca pelo rubro-negro, os melhores. O goleiro Jefferson pelo Itabaiana, fez o que pôde.              

*

Ficha Técnica

- O Vitória escalado por Leo Condé: Muriel, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK (Lucas Esteves); Rodrigo Andrade (William), Dudu (Daniel Jr) e Mateusinho; Osvaldo (Ze Hugo), Matheus Gonçalves (Iury Castillo), Alerrandro.

- O Itabaiana/SE do treinador Ailton Silva: Jefferson, Douglas, Gabriel Caron, Rony e Kauê (expluso); M Prado, Vitão e Marcelinho; Edinho, Matheus e Gustavo Schutz. (Thiago Souza, Leo Carvalho, Duda, Pedro Henrique, Chiquinho))   

 - No apito, o cearense Joanilson Scarella, sem problemas.

*

 - O Rubro-negro volta a campo no domingo, às 16h, pelas semifinais do Baianão, contra o Barcelona, no Mário Pessoa, em Ilhéus.  O jogo de volta é no domingo, dia 17, no Barradão.

   - O Leão continua reforçando a equipe, já de olho nas finais do Baianão, na Copa do Brasil e no Brasileirão Série A: chegaram o zagueiro canhoto Reynaldo, de 28 anos; o meia Jean Motta, que estava jogando em Miami, no time de Messi; e o rodado atacante Luis Adriano, ex-Internacional de Porto Alegre. E mais o meia Pablo, 20 anos, revelação do Baianão pelo Jacuipense.  


**

 Ainda pela 5ª rodada do Nordestão:

 - Náutico 0 x 1 River/PI; Juazeirense 1 x 2 América de Natal; Altos/PI 0 x 2 Sport Recife; Maranhão 1 x 0 Treze de Capina Grande; ABC de Natal 2 x 1 CRB das Alagoas.

Na quinta, fechando a rodada: Botafogo/PB x Fortaleza. 

 

**

“Só os ignorantes e os radicais possuem certezas absolutas.

Nunca aprendem, pois só enxergam do seu jeito, ou do jeito de sua patota”.

 

(Tostão, falando de futebol... e da vida)