Economia

SINTECBA INTERMEDIA PAGAMENTO A TÉCNICOS Q TRABALHAVAM PARA PETROBRAS

Agora os profissionais esperam correções de algumas inconformidades tais como: Pagamento do retroativo dos salários, periculosidade, férias, horas extras e ticket alimentação.
Vitória Viana , da redação em Salvador | 09/04/2024 às 19:17
Técnicos industriais estavam sem receber salários
Foto: SINTEC

Os técnicos industriais de nível médio que atuam nas estações da Petrobras, realizaram na manhã de ontem (08/04/2024), paralisação das atividades devido ao não cumprimento do ACT – Acordo Coletivo de Trabalho, não honrando desta forma os pagamentos dos salários, encargos, horas extras, etc.

Com o apoio do presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais (Sintec-BA), Jonas Amorim, a Telsan Engenharia, empresa contratada pela Petrobrás, sanou as pendências salariais, e oficiou que as demais questões serão resolvidas individualmente até a próxima semana.

Na Estação Taquipe, cerca de 200 Técnicos Industriais decidiram, ainda pela manhã e em assembleia geral extraordinária, paralisar as atividades. A mobilização ocorreu até o início da tarde, momento em que foram retomadas as atividades nas estações de Taquipe Bálsamo, Araçás, Buracica e Imbé. O diretor da Telsan, Danilo Almeida, firmou compromisso de atender as necessidades e garantir os direitos da categoria. Das decisões, está no rol não descontar as horas de duração da paralisação. Vale destacar que a Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) já está ciente do descumprimento por parte da Telsan, e tomará as devidas providências.

No que diz respeito à atuação do Sintec-BA, Jonas Amorim afirmou que o trabalho pela valorização e fortalecimento dos técnicos continuará. “ Dentre as prioridades da classe estão a instalação da CIPA, pagamentos da diferença salarial retroativo a agosto de 2023, pagamentos dos encargos trabalhistas, adequação de cargos e funções e estreitamento do canal de comunicação entre colaboradores, Sindicato e a gestão da Telsan”, destaca.

Sem se identificar, um dos Técnicos de Materiais destacou a atuação do Sindicato. “Estávamos sem expectativa alguma. Mas quando chegamos aqui na base, percebemos a presença do Sindicato e logo nos sentimos mais seguros, apoiados e respeitados”, pontuou.

O Sintec-BA segue acompanhando as correções necessárias e os pagamentos retroativos, tão como as necessidades da classe.