Cultura

CAIXA CULTURAL SALVADOR APRESENTA A EXPOSIÇÃO O UNIVERSO DA MOBGRAFIA

Mostra reúne fotografias produzidas por dispositivos móveis “Fotografia do Cartaz”
Claudia Pedreira , Salvador | 15/08/2022 às 19:15
O universo da mobgrafia
Foto: Roberto Faria

A CAIXA Cultural Salvador inaugura, no dia 17 de agosto, a exposição O Universo da Mobgrafia, a primeira mostra do gênero na Bahia, assinada pelo fotógrafo baiano Roberto Faria, que explora a arte de fotografar utilizando aparelhos móveis. 

A Mobgrafia nasce da revolução tecnológica promovida pelo aperfeiçoamento das câmeras fotográficas em smartphones e tablets. Do ponto de vista da técnica, um dos pontos que diferencia a Mobgrafia da fotografia tradicional é o fato de que a captura da imagem, sua edição e compartilhamento ocorrem no mesmo equipamento. Ao mesmo tempo, enquanto movimento cultural, a Mobgrafia contribui para a democratização do fazer artístico. pois permite que qualquer pessoa se expresse por meio da arte fotográfica, não penas fotógrafos profissionais, munidos de equipamentos especializados. 

As imagens que compõem a exposição foram produzias por Roberto Faria entre 2019 e 2022. São recortes do seu cotidiano, com um olhar focado numa linguagem clara e simples, na qual as histórias podem ser facilmente entendidas pelos visitantes da exposição.

Na mostra, dentre outras, estarão expostas a “Fotografia do Cartaz”, imagem com a Baiana da Irmandade da Boa Morte. Essa obra foi vencedora da categoria Street, no Festival Nacional de Mobgrafia, e aceita na XXII Bienal de Arte Fotográfica em Cor, promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia. 


Para o fotógrafo, a inauguração da exposição “é uma emoção muito grande, principalmente por ser uma exposição individual, num dos templos da cultura e arte em Salvador, que é a CAIXA Cultural.”

A CAIXA Cultural Salvador oferece, gratuitamente, visitas mediadas à exposição. Também estão disponíveis Jornadas Pedagógicas para grupos escolares e instituições sociais, com programa de visitação que promove experiências pedagógicas e artísticas. Agendamentos podem ser feitos diretamente pelo site caixacultural.gov.br ou pelo telefone (71) 3421-4200.

 

SOBRE O ARTISTA


Roberto Faria publicou trabalhos em veículos como National Geographic, Horizonte Geográfico, Fotografe Melhor, Mar & Mar, Náutica, Velejar, Photógrafos, Viagem & Turismo e nos jornais A Tarde, Correio, Gazeta Mercantil e Tribuna da Bahia. 

 

Em 2006 teve duas fotografias na Bienal de Fotografia Natureza da Croácia e duas fotografias na Bienal da Arte Fotográfica P&B no MIS São Paulo. Em 2008 recebeu Menção Honrosa com a obra Menino Deus, na XXV Bienal de Arte Fotográfica em P&B, promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia. 

 

O fotógrafo realizou, em 2011, a exposição individual Salvador de Todas as Cores, e, em 2012, participou de exposição em homenagem ao centenário do nascimento de Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e no Museu de Arte Moderna da Bahia. Recebeu medalhas, menções e premiações e agora inaugura sua primeira mostra na CAIXA Cultural. 

 

SERVIÇO: 

[Artes visuais] Exposição O Universo da Mobgrafia

Local: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro

Data: 17 de agosto a 20 de novembro (de terça a domingo), das 9h às 18h

Classificação: livre

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (71) 3421-4200

www.caixacultural.gov.br