Cultura

3ª EDIÇÃO DA FLIPF TRAZ RENOMADOS AUTORES E TEM RECORDE DE PÚBLICO

Cerca de 6 mil pessoas marcaram presença conforme os cálculos da organização
Naíra Libânia , Salvador | 08/08/2022 às 18:20
Feira Literária Internacional da Praia do Forte
Foto: Waldyr Lantyer

A terceira edição da Feira Literária Internacional da Praia do Forte - FLIPF surpreendeu até mesmo a organização do evento pela quantidade de público que passou pelo Castelo Garcia D'ávila e Espaço Baleia Jubarte, em Praia do Forte. Durante os quatro dias, cerca de 6 mil pessoas, sendo que deste número, em torno de 2000 estudantes de escolas públicas e particulares, marcaram presença, conforme os cálculos da organização. 


Retornando à presencialidade após dois anos, devido à pandemia, a 3ª FLIPF trouxe 126 atrações entre escritores, escritoras, contadores de histórias, atrações culturais, ninho, Vila Gastronômica e Feira de artesanato. Com a curadoria da jornalista e escritora Joselia Aguiar, o evento gratuito teve como tema Bahia Moderna, e celebrou o encontro de gerações, como Itamar Vieira e Antônio Torres.


Com uma programação diversificada, baianos e turistas disputaram bastante as dez mesas literárias. Discussões sobre vínculos afetivos em  tempo de incertezas, literatura e ativismo, saberes locais e produção de arte e cultura, como  questões da vida urbana e da interação com a natureza, narrativas que saem dos livros  e chegam às novas mídias. Foram alguns dos diversos temas oferecidos pela organização.


As atrações agradaram em cheio ao público presente, assim como aos escritores que estavam lisonjeados em participar do evento em Praia do Forte. Segundo, Denizia Kawany Fulkaxó, participante da mesa Entre o céu e a terra, no Castelo, contação de história e conversa com autor), “O evento foi maravilhoso, impecável à altura dos melhores eventos nacionais e internacionais aos quais temos participado, deixando o gostinho de “quero mais”” .

 

O projeto teve patrocínio do Hiperideal e do Estado da Bahia, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), Bahiatursa e Bahiagás, com a realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural. Contou também com o apoio da Fundação Garcia D'Ávila, Projeto Baleia Jubarte, Prefeitura de Mata de São João e da Turisforte.