Bahia

LAURO: ASSISTIDAS PELO CRAS APRENDEM A FAZER SABÃO ARTESANAL

Assistidas pelo CRAS de Portão aprendem a fazer sabão artesanal com óleo utilizado
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 07/08/2022 às 12:45
Oficina de Sabão
Foto: Divulgação

Mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Portão, aprenderam a fazer sabão em barra e detergente, na tarde desta sexta-feira (04). Tudo isso, reaproveitando o óleo de cozinha utilizado. A iniciativa faz parte do projeto Reciclando Hábitos, promovido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) que, em Lauro de Freitas, atua nos equipamentos sociais com o objetivo de promover educação ambiental e viabilizar autonomia financeira.

Em apenas uma tarde, as participantes aprendem as técnicas para fazer sabão e assim poder gerar alternativas de renda para a família. De acordo com a assistente social da EMBASA, Marcela Belisola, além da produção de sabão, o projeto trabalha também com oficinas para reaproveitamento do jeans. “Nós estamos focados em mulheres que são mães solo, arrimo de família e que são participantes dos projetos sociais. Aqui elas saem com as ferramentas necessárias para voltar ao mercado de trabalho e conseguir ampliar a receita doméstica”, disse.

Desempregada e com duas crianças para criar, dona Josefa Oliveira, não piscava os olhos,  prestando atenção em cada explicação dada pelo monitor, Jerônimo Bispo, da Cooperativa de Material de reciclagem de Camaçari. “Atualmente minha única fonte de renda tem sido oriunda dos programas do governo. Pretendo colocar em prática tudo que aprendi aqui hoje e ganhar dinheiro com isso”, contou. A expectativa é semelhante para dona Rita Alves. Ela, que já trabalha com sabão, pretende aprimorar sua técnica para vender mais. “Sempre é bom se profissionalizar. Já tenho minha clientela e agora com esses conhecimentos quero vender mais”, afirmou otimista.

De acordo com a assistente social do CRAS, Taís Valentin, o CRAS oferece atendimento de segunda a sexta-feira a pessoas em vulnerabilidade social através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Atualmente 54 crianças e adolescentes fazem parte do SCFV e mais de cinco mil pessoas foram referenciadas pelo equipamento de janeiro a julho deste ano.