Bahia

MATA DE SÃO JOÃO: PREFEITURA ENTREGA CERTIFICADOS A GUIAS DE TURISMO

Com realização da Prefeitura de Mata de São João e do Senac, a qualificação teve módulo de inglês e carga horária de 130 horas
Prefeitura de Mata de São João , Mata de São João | 14/05/2022 às 14:48
Prefeitura entrega certificados a novos condutores de turismo
Foto: Yordan Bosco

Após quase três meses e 130 horas de aula, 18 novos condutores (guias) de turismo foram diplomados na manhã de ontem (13), no Centro de Convenções da Praia do Forte. O curso foi realizado pela Prefeitura de Mata de São João, através da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o Senac, e contou com os apoios do Tivoli Resort e da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte).


O curso de Condutor em Turismo - Cultura, Ecoturismo e Roteiros tem como objetivo, além de melhor a qualidade dos serviços turísticos dos destinos matenses, qualificar e oferecer protagonismo aos trabalhadoresa locais, no cenáro econômico da região.


Ao todo foram 100 horas de aulas sobre conhecimento dos atrativos da região, ecoturismo, cultura, entre outros temas. A qualificação contou também com um módulo de 30 horas de inglês, que incluiu linguagem dinâmica e técnicas de conversação.


“É uma entrega muito significativa para a economia de Mata de São João. Colocamos no mercado 18 profissionais altamente qualificados, que adquiriram amplos conhecimentos sobre a nossa cultura, a nossa história e o nosso patrimônio”, celebra o secretário municipal de Turismo Alexandre Rossi. “Entre os formandos, alguns que já atuam na área e outros que estão iniciando”, destaca.


Conhecimento - Durante a cerimônia de entrega dos certificados, formandos, professora e representantes das instituições que fizeram o curso acontecer, celebraram bastante a conquista. Alguns alunos destacaram o quanto passaram a conhecer, através do curso, o lugar em que todos vivem e que muitos deles trabalham no segmento do turismo.


“Estamos muito felizes e lisonjeados com esse trabalho bonito que foi implantado na nossa região”, diz o formando Josivan Rezende Pereira. Ele explica que conhecia a localidade, atendia muita gente de fora, mas que sempre ficava faltando alguma coisa. “Era apenas a Praia do Forte, o Tamar, e acabou. Mas agora descobrimos que temos muitas riquezas pra serem mostradas e que temos um grande tesouro”.


A turismóloga e professora do curso Cleide Pinheiros parabenizou a Prefeitura de Mata de São João pela iniciativa e salientou que para o turismo acontecer de  forma plena tem de haver qualificação.


“Parabenizo também a todos os alunos que concluíram o curso, porque não foi fácil. Principalmente por ter acontecido em pleno verão, quando a maioria de vocês estava trabalhando muito e teve de conciliar estudo e trabalho”, diz Pinheiros.