Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Galera tricolor empurra o Bahia na vitória contra o Vasco 1x0

Bahia chega a 35 pontos na série B
03/09/2016 às 19:11
Com 36 mil pessoas na Fonte Nova, na fria tarde de sábado, o Bahia venceu (1 x 0) o líder Vasco da Gama (RJ) e foi a 35 pontos ganhos, encostou no G-4, está a apenas dois pontos do quarto colocado, o CRB das Alagoas. 
A equipe, sob o comando de Guto Ferreira, fez um jogo seguro, mostrou maturidade, não passou sufoco e disse em campo que vive realmente numa nova fase, fazendo um bom returno. O tricolor baiano é, sim, candidato a uma classificação no final da competição para a volta à Série A. É só manter o ritmo e a boa pegada. 

*

Em campo o Vasco, líder, com a volta de Nenê, Andrezinho, Marcelo Matos... e mais a cobrança/pressão do presidente Eurico, o time ha quatro rodadas jogos sem vencer, completo e motivado. Continua sem ganhar, pois. 
O Bahia, há quatro sem perder, com os desfalques do lateral direito Eduardo e do avante Allano, mas contando com o reforço da torcida que compareceu ‘de com força’ ao estádio, levando fé na equipe em novo e bom momento. Fez cinco jogos sem derrota, somando pontos. 

**

No quique da bola

Jogo muito estudado em princípio, muita cautela. Aos 7’, a primeira chegada, do Bahia, após sequencia de escanteios, a bola pererecou na pequena área, mas a defesa vascaína se safou. Dois minutos depois, Hernane tentou uma finalização de calcanhar, mas errou o alvo. O Bahia chegando mais na área adversária. Aos poucos, a disputa pela bola foi ficando mais forte, mais pegada, o árbitro deixando à vontade. Briga de cachorro grande. Duas equipes com postura de primeira, buscando o coletivo, a bola no chão. 

Muita marcação, de lado a lado, briga pelo meio campo e quase nenhuma chance de gol até os 30’. Aos 32’, Jackson abriu o placar, desviando de cabeça a cobrança de um escanteio por Cajá, antecipando-se à zaga carioca: 1 x 0. Acendeu a galera. Os cruzmaltinos equilibraram mas não conseguiram finalizar. Placar justo. 

*

Na volta da merenda nos vestiários, as mesmas equipes, sem modificações. Mas, o panorama mudou. Aos 2 minutos, Jorge Henrique deu um chutaço de fora, certeiro, obrigando Muriel a uma grande defesa, espalmando a escanteio. O Vasco foi pra cima, em busca do empate, empurrando o time da casa para a defensiva e oferecendo o contragolpe. Corrido, sem predomínios.

Aos 20’, o treinador Guto ‘Gordiola’ tirou Cajá, com cartão amarelo, e pôs Régis no meio campo. Aos 31’, saiu Vitor Rangel, entrou João Paulo. No Vasco, o atacante Tales em lugar de Éverton. E Eder Luis no lugar de Jorge Henrique. O Bahia tenta amaciar, tocar, mas o Vasco avança, periga buscando faltas, forçando os cruzamentos altos. 
Tensão no final, mas sem pressão, sem sufoco, suportando bem, segurando os avanços da equipe carioca, sem permitir os arremates, até o apito do árbitro. 

*

Destaques: 

Tinga foi bem pela direita e Moisés melhor ainda pela esquerda. Boas, seguras atuações de Juninho e Luis Antonio. Hernane brigou muito, Edigar Junio deu trabalho, Jackson fez o gol. De um modo geral a equipe foi aplicada, determinada. 

No Vasco, Nenê fora de ritmo, a defesa forte, e os meio-campistas Douglas e Andrezinho foram os melhores.

**

Na sequência da Série B, o tricolor viaja ao nordeste e norte do país. Encara o Náutico, em Recife e depois o Paissandu em Belém do Pará. Volta a jogar na Fonte Nova contra o Goiás.

**
Eliminatórias

Terça-feira, 20horas, em Manaus, a nova seleção brasileira de Tite enfrenta a Colômbia, que tem um ponto a mais que o Brasil na competição. A expectativa é grande em função da boa exibição brasileira em Quito, vencendo o Equador ( 3 x 0. Mas que ninguém espere um jogo fácil. Os últimos confrontos entre brasileiros e colombianos têm sido renhidos, catimbados, verdadeira guerra. 

Na sequência das eliminatórias, mais adiante, teremos Brasil x Bolívia e Venezuela x Brasil. 
*
Série A
O Vitória joga no dia 7 de setembro, à tarde, no estádio Independência, Belo Horizonte, contra o Atlético, o Galo Mineiro. Parada dura.