Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

HEMOBA E MOTOCICLISTAS PROMOVEM 3º MOTOROCK DE DOAÇÕES DE SANGUES

Durante toda a pandemia a Bahia registrou até hoje 29.336 mortes
04/03/2022 às 19:14
     1. O boletim epidemiológico desta sexta-feira (4) registra 4.774 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.140 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,14%) e 2.395 recuperados (+0,16%) e mais 33 óbitos. Dos 1.507.386 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.473.276 já são considerados recuperados e 29.336 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.768.997 casos descartados e 326.146 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 62.240 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.416.882 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.388.848 com a segunda dose ou dose única e 3.859.976 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 611.857 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 12.903 já tomaram também a segunda dose.

  4. Neste sábado (05), a Fundação Hemoba e motoclubes da Bahia realizam a 3ª edição do ‘Motorock Sangue Bom’. Com apresentações musicais e horário de atendimento estendido, o evento, que acontecerá de 7h30 às 14h, no estacionamento da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, mobiliza voluntários e chama a atenção para importância da doação de sangue no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito.  

  5. Na Bahia, somente no último ano, 74,8% das ocupações de leito do Sistema Único de Saúde (SUS) por acidentes de trânsito foram de motociclistas. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o dado representa, em números, 10.772 leitos ocupados. Já os acidentes de trânsito com óbitos somam 2.273 casos. Desse total, 656 mortes foram de motociclistas em 2021.

  6. O hematologista Fernando Araújo, diretor-geral da Fundação Hemoba, explica que com o aumento no atendimento aos acidentes, a necessidade bolsas de sangue também cresce. “Grande parte dos hemocomponentes solicitados ao hemocentro são destinados a situações de emergência e traumas por acidente de trânsito. 
  7. Neste ano, por exemplo, somente nos meses de janeiro e fevereiro, o HGE (Hospital Geral do Estado), que é a nossa principal unidade de referência em trauma, necessitou de mais de 2.160 bolsas de concentrado de hemácias. Por isso, a sensibilização dos motociclistas para doação de sangue e prevenção aos acidentes é tão significativa”.

  8. O médico destaca ainda que todos os tipos sanguíneos são igualmente importantes, porém o sangue O – é o mais requisitado para situações de emergência. “Por ser doador universal é o tipo que atende vítimas graves até que seja descoberto o tipo sanguíneo do paciente. No momento nosso estoque está em nível crítico para os tipos O-, O + e B+”, reforça.

  9. Para Luciano Sampaio, diretor social do motoclube Abutres – Raça em Extinção, a terceira edição da campanha pode mudar esse cenário. “Estamos muito felizes com a consolidação dessa parceria em prol da vida e da segurança no trânsito. 

  10. Nós, que pegamos a estrada com os nossos tipos sanguíneos estampados nos coletes dos motoclubes, sabemos bem a importância da doação de sangue nas situações de emergência. Essa campanha abrange inúmeros motoclubes em toda a Bahia para abastecer os estoques das unidades da Hemoba também no interior do estado”.

  11. O evento conta com a participação dos motoclubes Abutres – Raça em Extinção, Felina do Asfalto, Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia (AMO-BA), Resiliência Salvador, Binários MC, Irmãos da Cruz MC, Motoclube Piores, Motoclub.com Jesus, Support 888 Disciple, Falcões. Na ocasião, a sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, funcionará com horário estendido para  atendimento de grupos. No estacionamento da instituição, se apresentarão as bandas de rock Os Tios, Arkhousband e Fronteira, todas seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19.

  12. Neste sábado (05), também é possível realizar a doação de sangue e o cadastro de medula óssea nos postos de coleta dos centros comerciais Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada, das 9h às 18h, com pausa de uma hora para almoço da equipe.

  13. Uma parte do telhado da igreja da Ordem Terceira de São Francisco, localizada no Pelourinho, em Salvador, desabou na manhã desta sexta-feira, 4, devido a forte chuva que cai na capital baiana desde quinta-feira, 3. Ninguém ficou ferido.

  14. A igreja é do século 18. O pequeno desabamento aconteceu na parte do beiral, um tipo de prolongamento do telhado que tem como finalidade impedir que a água da chuva caia direto nas paredes, janelas e portas. 

 15. Segundo informações da administração da igreja, não havia carros estacionados ou em trânsito no momento da queda. Diversos órgãos competentes como Codesal, Limpurb e o subprefeito da região foram acionados. Por se tratar de estrutura histórica, equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) também estiveram no local.

  16.  O Departamento Mundo do Trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) abre inscrições, na próxima segunda-feira (7), para o curso gratuito de desenvolvimento de competências em empreendedorismo, em Lauro de Freitas. Ao todo são 30 vagas.

  17. As inscrições devem ser feitas presencialmente até terça-feira (8), no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em Itinga, das 8h às 16h. Os interessados devem levar RG, CPF e comprovante com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

  18. “A iniciativa faz parte da política da SEMED de se aproximar da comunidade, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, em consonância com o projeto de participação popular característico da gestão municipal”, afirma a secretária Vânia Galvão.

  19. A formação tem como público-alvo pequenos empresários, estudantes acima de 18 anos que estejam matriculados na rede municipal e demais interessados. As candidaturas estão sujeitas à disponibilidade de vagas.

  20. “O objetivo é desenvolver competências, habilidades comportamentais e empreendedoras para criar estratégias pautadas na economia solidária”, explica a professora Aurea Ramos, uma das coordenadoras do curso.

  21. A capacitação faz parte de uma parceria com a Universidade Federal da Bahia, por meio do projeto Oficina de Ideias. As aulas serão ministradas presencialmente no próprio CAIC, de 17 de março a 28 de junho, todas as quintas-feiras, das 14h às 17h.