Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB E SMS INICIAM TESTAGEM E VACINAÇÃO CONTRA COVID NO AEROPORTO SSA

Dos 1.262.066 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.231.493 já são considerados recuperados, 3.237 encontram-se ativos e 27.336 tiveram óbito confirmado.
03/12/2021 às 11:05
     1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 553 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 603 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (3) também registra 7 óbitos. Dos 1.262.066 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.231.493 já são considerados recuperados, 3.237 encontram-se ativos e 27.336 tiveram óbito confirmado. 

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.640.152casos descartados e 257.821 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.583 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

  3. Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 293 dos 417 municípios baianos fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

  4. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

  5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

  6. Até o dia 21 de novembro, quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
                                                        *****
  7. O Shopping Itaigara, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, abre um ponto de vacinação contra a Covid-19, neste sábado (04.12). Localizado no Espaço Gantois, na loja 36 C AT, entre a Catip e a Lotérica, o posto de vacinação terá funcionamento das 9h às 18h e irá oferecer a 1ª, 2ª e 3ª dose do imunizante. A aplicação da vacina acontecerá exclusivamente por ordem de chegada e não necessita agendamento prévio.

  8. No ato da vacinação, o indivíduo precisa apresentar documento oficial de identificação com foto, além de documentos específicos para cada grupo. Para tomar a vacina, é necessário levar um comprovante de residência da cidade onde mora. Pessoas que não são de Salvador ou não moram na capital baiana podem se vacinar normalmente.

  9. Começa nesta segunda-feira (6), e segue até o dia 28 de dezembro, a renovação da matrícula para o ano letivo 2022 dos estudantes da rede estadual de ensino devidamente matriculados e com frequência regular no ano letivo 2021. A matrícula para alunos novos será realizada no mês de janeiro em datas a serem divulgadas em portaria da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

  10. Para a renovação de matrícula, o estudante maior de 16 anos ou responsável legal deverá comparecer a unidade escolar onde o estudante está matriculado para assinar a lista de renovação. Será obrigatória a atualização cadastral, com a apresentação do original e da cópia de documentos como CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Vacinação. A orientação é para que os estudantes, pais ou responsáveis procurem verificar se há ausência de documentos junto à secretaria escolar.  

  11. O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da Educação, Manoel Calazans, explicou que o Estado garante vaga para todos aqueles que procurarem, mas destacou que os estudantes da rede precisam fazer a renovação. “Caso o estudante da rede não faça a renovação, ele corre o risco de perder a vaga na escola onde já está matriculado. 

  12. É importante tranquilizar as famílias sobre a oferta de vagas que é garantida para todos nas diferentes modalidades. Também é necessário dizer que não precisa fila tanto para fazer a renovação quanto para a matrícula, cujo processo será realizado com o todo planejamento nas datas a serem divulgadas”.

  13. Tem dificuldade para escutar ou entender o que as pessoas falam? Os problemas auditivos estão cada vez mais recorrentes e, na maioria das vezes, a queixa pode ser resolvida através do uso de um aparelho auditivo e tratando com o fonoaudiólogo. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, cerca de 2,2 milhões de pessoas no Brasil possuem alguma deficiência auditiva. 

  14. Várias condições podem provocar a perda da audição, desde doenças como infecções, diabetes, pressão alta e osteoporose, até o uso indevido de tecnologias, como o fone de ouvido em volumes altos.

  15. De acordo com a fonoaudióloga da Sonora Centro Auditivo, Dâmaris Vasquez, um sintoma muito característico do início da perda auditiva é a pessoa afirmar: “eu ouço, mas não entendo”. Porque grande parte das pessoas não tem perda total, mas simplesmente surdez leve e moderada, e isso pode acontecer em todas as idades. 

  16. “A audição é um sentido que não descansa, nem mesmo quando dormimos. Privar o cérebro dos estímulos auditivos traz muitos prejuízos, desde isolamento e baixa autoestima até depressão. Também afeta as memórias da pessoa, dificulta seus relacionamentos e acesso ao mercado de trabalho”, comenta.

  17. No dia 9 de dezembro, é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo, data que levanta o alerta para a importância do profissional, tanto para a área de saúde quanto para a comunicação. O especialista é o responsável pelo trabalho de diagnosticar e tratar problemas como, surdez, gagueira e dicção. Sua atuação também é fundamental para cuidar de profissionais que utilizam a voz com maior frequência, tais como, cantores, jornalistas e palestrantes.

  18. Segundo a fonoaudióloga, da Sonora Centro Auditivo, Dâmaris Vasquez, as dificuldades no funcionamento desses órgãos podem acarretar em problemas tanto na aprendizagem quanto no convívio social. "É essencial uma consulta com o profissional para auxiliar na prevenção e nos tratamentos de possíveis incômodos relacionados à linguagem".

  19. Incremento turístico para estimular o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda, no sul da Bahia. O tema foi apresentado pelo secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, nesta sexta-feira (3), no Hotel Praia do Sul, em Ilhéus, na Costa do Cacau, no Seminário Gestão & Inovação. O evento foi promovido pela Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e contou com a participação de gestores municipais.

  20. “A Costa do Cacau oferece diversas possibilidades no turismo. Temos empreendido uma série de ações para impulsionar o setor, sustentado por uma grande cadeia econômica. São mais de 50 atividades correlatas que geram divisas para os governos e renda para os baianos”, pontuou Bacelar.

 21. A principal iniciativa destacada pelo secretário é a reativação da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca, ainda em dezembro, após obras de pavimentação e implantação de sinalização turística moderna. As intervenções do Governo do Estado vão facilitar o acesso ao roteiro, que inclui passeios por de fazendas de cacau e fábricas de chocolate, em contato com a cultura local.

  22. O trabalho do fonoaudiólogo pode ser feito individualmente ou em equipe, onde são avaliadas questões como a voz, audição, leitura e escrita dos pacientes. A procura pelo especialista deve ser feita desde os primeiros meses da vida até a fase adulta.

  23. 23. A partir deste sábado (4), o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Salvador ofertará testes rápidos do tipo antígeno para a detecção da Covid-19, bem como implantará uma sala de vacinação a fim de imunizar baianos e turistas que circulam o aeroporto da capital baiana.

24. A iniciativa de testagem faz parte de um projeto piloto, no qual pretende alcançar até 10% dos passageiros dos voos nacionais que desembarcam no aeroporto de Salvador e, num momento posterior, os passageiros dos voos internacionais. A sala de vacinação funcionará das 8h às 18h, enquanto a testagem ocorrerá das 10h às 16h.

25. De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, “o teste de antígeno é mais rápido e com precisão similar ao teste molecular do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus. Ele tem como vantagem a detecção da doença em sua fase aguda, além da velocidade para obtenção do resultado, estimada em 20 minutos”, explica a secretária.