Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VACINAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC EM SALVADOR SÓ COM HORA MARCADA

Número de novos contágios no Brasil volta a crescer
12/05/2021 às 09:14
    
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.309 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.393 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (12) também registra 92 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 940.584 casos confirmados desde o início da pandemia, 904.827 já são considerados recuperados, 16.254 encontram-se ativos e 19.503 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.229.283 casos descartados e 205.449 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. 

3. Na Bahia, 48.018 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 19.503, representando uma letalidade de 2,07%. Dentre os óbitos, 55,67% ocorreram no sexo masculino e 44,33% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,75% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,01%, preta com 15,34%, amarela com 0,45%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,34% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 63,79%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,53%).

5. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                *****
6. O Brasil contabilizou nesta quarta-feira (12) mais 2.494 mortes e 76.692 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando os números totais de vítimas e contágios para 428.034 e 15.359.397, respectivamente, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

7. Os dados representam uma queda em relação ao número de óbitos contabilizado na última quarta-feira (5), quando foram 2.811 vidas perdidas, e um aumento na quantidade de contágios, já que na data anterior foram 73.295 novos diagnósticos. A média de morte dos últimos sete dias continua caindo, passando de 1.993 para 1.948, enquanto a de contágios voltou a subir - saiu de 60.831 para 61.316 infecções.

8. A taxa de letalidade, por sua vez, permanece em 2,8% a nível nacional. Já em relação aos estados, o Rio de Janeiro é o com o maior índice no país, 5,9%, seguido de Pernambuco (3,5%), Amazonas (3,4%) e São Paulo (3,4%). O Brasil é o segundo país no ranking mundial em número de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos (583.467), de acordo com a Universidade Johns Hopkins. O levantamento da instituição ainda aponta que o país liderado por Jair Bolsonaro é a terceira nação com maior quantidade de contaminados pelo coronavírus Sars-CoV-2, atrás dos EUA (32.805.201) e Índia (23.340.938).

9. Em números absolutos, São Paulo continua como o estado mais afetado pela pandemia, com mais de 102 mil mortes e 3 milhões de infectados. Na sequência aparecem Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia.

10. Hoje, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades será retomada em todo o estado no dia 17 de maio. A imunização do grupo foi paralisada na manhã de terça (11), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata da aplicação da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em grávidas, uma vez que a prescrição atual não indica o uso do imunizante em grávidas sem orientação médica.

11. A Prefeitura de Lauro de Freitas suspendeu a aplicação da vacina contra a Covid-19 para 1ª e 2ª dose. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação retorna assim que mais lotes dos imunizantes chegarem ao município. Desde o início da vacinação, 35 mil pessoas receberam a primeira dose e mais de 15 mil foram imunizadas com a 2ª dose em Lauro de Freitas. As últimas doses foram aplicadas nesta quarta-feira (12).

12. Os mais diversos sentimentos e manifestações espontâneas, após a aplicação da vacina contra a Covid-19, são registrados diariamente pelas equipes técnicas de imunização que atuam nos drives de Lauro de Freitas. Nesta quarta, dia em que se comemora o Dia Mundial do Enfermeiro, não foi diferente. 

13. Entre uma dose e outra, esses profissionais se transformam em fotógrafos a pedido de quem vai se vacinar, e registram os olhares de esperança e sorrisos espontâneos cobertos por hora pela máscara, mas nitidamente percebidos pelo semblante.

14. A enfermeira Eliane Barbosa conta que sempre pedem para registrar o momento. “As pessoas demonstram muita alegria e querem registrar isso. É um momento histórico, nunca vamos nos esquecer do que estamos vivendo agora, então vez ou outra, quando nos pedem sempre ajudamos com a fotografia. Alguns choram e se alegram, porque veem esperança de retomar as atividades normais, a vida normal”, contou após ajudar Fábio Moura, de 39 anos, a eternizar o momento. “Sou funcionário da educação e essa alegria aqui vou postar nas minhas redes sociais”, disse.

15. A aplicação da 2ª dose da CoronaVac em Salvador, nesta quinta-feira (13), vai acontecer exclusivamente para as três mil pessoas que realizaram o agendamento prévio através do site Hora Marcada. Com isso, o atendimento através de demanda espontânea nos postos seguirá suspenso até o envio de novos lotes do imunizante pelo Ministério da Saúde.

16. As vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) hoje (12), através do serviço, foram preenchidas em poucos minutos. O movimento é reflexo do alto índice das pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal na cidade – em torno de 60 mil.

17. Nesta quinta-feira (13), um evento especial promovido pela Procuradoria Geral do Município do Salvador (PGMS), junto com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e em parceria com a Fundação Visconde de Cairu, vai discutir questões alusivas ao racismo institucional. O encontro é voltado para servidores da Prefeitura e pessoas em geral interessadas no tema.

18. O seminário acontecerá a partir das 9h através do aplicativo Google Meet, e terá como convidado o doutor em Direito Processual pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Irapuã Santana. O advogado é também advogado voluntário da Educafro, consultor jurídico do Livres, colunista do jornal O Globo e procurador do município de Mauá, em São Paulo.

19. O encontro tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre o racismo e sobre o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, além de fortalecer as instituições parceiras no combate ao racismo institucional. A coordenadora do PCRI na Semur, Oilda Ferreira afirma que, embora o dia 13 de maio seja também o dia da assinatura da Lei Áurea, ocorrida em 1888, e tenha marcado oficialmente a passagem de negros e negras da condição de escravizados a libertos, isto não garantiu a efetividade de direitos à população negra. Por isso, são abordadas de forma recorrente nas qualificações do PCRI, as desigualdades étnico-raciais que persistem nos diversos campos.

20. “O movimento negro e instâncias responsáveis por articular políticas públicas de promoção da igualdade racial não comemoram o dia 13 de maio, e sim o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra”, afirmou Oilda. Serão certificados os servidores municipais e os estudantes do ensino superior pela participação, cuja inscrição será realizada através do site www. cairu. br .