Esportes
Zé de Jesus Barrêto
09/12/2009 às  18:11

LIÇÕES PARA BAHIA E VITÓRIA NO CAMPEONATO 2010

Os clubes precisam de planejamento para dar bons resultados em 2010


Gazeta Press
Cenas lamentáveis no estádio do Coritiba, um dos adversários do Bahia, em 2010
 
Tá bom, rubronegros, valeu cariocas globais !!!

O Flamengo, o mengão (ou mingau) é o campeão do brasileirão 2009, ninguém discute.


Mas, convenhamos... que conquistazinha chué!  Em cima do time júnior do Grêmio, no jogo final, e jogando uma bolinha de gude.

De bom, mesmo, somente os passes do gringo Petkovic, arrastando-se em campo. Adriano pesadão e com o calcanhar (de aquiles?) queimado, sem ver bola, de olho na cerveja da festa, e o resto a correr, correr...  

Ah! Parabéns para o ‘interino' Andrade que, na sua competente simplicidade, conseguiu armar uma equipe.


*

No final, o time que mais jogou bola foi o Fluminense, quase desclassificado. Engrenou tarde, com Fred e Conca.


*

A grande decepção foi o Palmeiras, que passou mais da metade do campeonato na ponta da tabela e desandou no final. O bolo de Muricy, o treinador, solou.


*

Rebaixados para a segundona: o Sport e o Náutico, de Pernambuco; o Santo André de São Paulo, e o Coritiba.

Todos companheiros do Bahêa em 2010, na série B.   O bicho vai pegar!


*

Assustadoras foram as cenas dos torcedores-vândalos em Curitiba, invadindo o campo, trocando porrada com a polícia, quebrando o estádio e parte da bela e ...

‘civilizada' cidade.   


Se O ESTADO não conseguir conter/evitar essa fúria estúpida desse tipo de torcedor-marginal... estamos no caos absoluto.

Assim nos preparamos para a Copa 2014?

Todos somos culpados por aquelas cenas de barbárie. A turba é burra. Os rebanhos são irracionais, apenas seguem...

A grande imprensa esportiva é também, e muito, culpada por tais comportamentos. Acirrando ânimos, buscando culpados por derrotas, instigando torcedores, condenando uns e outros. Vemos isso também por aqui, na nossa Bahia.


Ora, o futebol é um esporte. Apaixonante, é verdade, mas um esporte. Um jogo. Uns vencem, outros perdem.  Sò um é campeão, apenas um. 

Daí os outros, todos, sentem-se derrotados... e têm de partir pro pau?   

É uma guerra insana!


Na vida, também, perde-se e ganha-se.  É do jogo da vida. 

Saber perder com dignidade é uma virtude, necessária à sobrevivência.

Ganhar é o objetivo, óbvio, mas o que será do mundo se todos aqueles que, em determinado momento, não conseguirem a vitória, saírem por aí destruindo tudo em volta?

*


Triste sociedade de ‘vencedores' essa em que vivemos.

Tenho medo, juro!


*


O Vitória...

quase dá vexame no Barradão, enfrentando o time reserva do Goiás.

Conseguiu um chorado empate, a duras penas.

Que fique o exemplo para o ano de 2010.

O rubronegro baiano tem sido assim: arranca na frente e, lá adiante, quando mais precisa de fôlego e energia, empaca.

Cavalinho paraguaio.


*

Ah, o Bahêa !  Continua o mesmo. Não se sabe o treinador para a próxima temporada.


O elenco precisa de, no mínimo, dois craques, dois jogadores decisivos, para que possa tentar, ao menos, os dois objetivos maiores: conquistar o título baiano (quando foi o último?) e subir para a primeirona.


Precisa de um meia tipo Geraldo (Ceará), um Kléberson (Flamengo), um Romerito (Goiás), um Marcelinho Paraíba (Coritiba), um Ricardinho (Atlético MG) - que  lidere, arrume, decida.  E um centroavante tipo Obina.    Tem ‘bucha' pra isso?


*


A Copa da África está em cima, é o grande assunto.

A chave do Brasil (Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal) é quente !


Da Coréia nada se sabe, além da óbvia constatação de que os coreanos do norte e do sul correm como uns loucos em campo os 90 minutos. Isso atrapalha muito, dificulta quem sabe jogar. É o jogo de estréia dos comandados de Dunga.


Considero o time de Costa do Marfim ainda mais perigoso do que o Portugal de Cristiano Ronaldo, Liedson, Deco e Pepe, esses três últimos brasileiros.


Explico: São os melhores da África, vão lutar como nunca para classificar e estar entre os finalistas da Copa Africana. E o time tem alguns craques de bola que jogam nos melhores clubes europeus: o atacante Drogba, um dos mais eficientes finalizadores do mundo, que atua no Chelsea; o zagueiro Kolo Touré, do Manchester City; o mano Yayá Touré, meia do Barcelona; e ainda o atacante Kalou, no Chelsea.

Não só correm muito, como sabem jogar bola e são bem entrosados - atuam juntos no escrete marfinense desde as divisões sub-20.

Portanto, teremos emoções fortes à vista.


E mais. Todos sabem muito bem como joga o Brasil, ninguém vai se abrir ... e querem tirar uma ‘casquinha' do time de Kaká e companhia.



*

Entendo que o time de Dunga  tem definidos: o goleirão Júlio Cesar, os laterais Maicon e Daniel Alves ( a escolher), o zagueiro capitão Lúcio, o zagueiro Tiago Silva que está arrebentando no Milan, o frente de zaga Felipe Melo, o meia Kaká, os atacanters Luis Fabiano e Nilmar... e mais Robinho, se voltar a jogar bola.  Ronaldinho Gaúcho tem feito força pra voltar a mostrar seu futebol no Milan, ao lado de Pato.  Aparecerá alguém para o lugar de Gilberto Silva, já em fim de carreira e arrastando lata? E na lateral esquerda, quem vai?


Dunga vai no mesmo esquema, esperando o erro do adversário para contragolpear?

Só isso e as tais ‘bolas paradas'?  É muito pouco para sonhar em vencer uma Copa.


*

Aliás, esse conceito de ‘bolaparada' é estúpido. Bola parada não caminha em direção do gol.  né?


*

E a ‘nova' Fonte Nova sai do ‘papé'?

Pergunta pra 2010.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>