Esportes
Zé de Jesus Barrêto
16/08/2009 às  20:13

BAHIA ESTÁ IGUAL A NORMINHA "VOCÊ NÃO VALE NADA MAIS EM GOSTO DE VOCÊ"

Comentário sobre





 

Norminha de Caminho das Índias, grande sucesso da Rede Globo
   Os torcedores rivais da dupla BaVi não têm como ‘curtir', um o outro, nesse começo de semana.  Ambos perderam seus jogos fora de casa; torcidas indignadas.

   O Vitória entregou o jogo no Serra Dourada, em Goiânia, levando um gol bobo de cabeça aos 47', já nos acréscimos, depois de dominar a partida durante todo o segundo tempo, quando atuou com um jogador a mais em campo, e perder boas oportunidades de golear e vencer bem.


  O início do jogo foi muito marcado e sem grandes emoções. O rubronegro baiano tentava, arriscava mais, mas as defesas prevaleciam. Aos 26', o lateral Leandro deu bobeira, faltou cobertura e o atacante Felipe Menezes acertou um forte chute enviesado, fazendo 1 x0. 


  Aos 30', o veterano Iarley deixou Apodi deitado e serviu: 2 x 0, gol de Fernando.


  O alento veio com um golaço de Leandro Domingues, numa jogada de craque pelo meio da área e um balãozinho do goleiro:  2 x 1. Para melhorar, antes de encerrar o primeiro tempo, o árbitro expulsou o meia defensivo goiano Ramalho.


  No segundo tempo, com um jogador a mais e a entrada de Carlos Alberto no meio campo e, sobretudo, a de Neto Berola no ataque, o Vitória tomou as rédeas da partida mas perdeu várias chances de gol.  O empate veio aos 14', numa bela jogada individual de Berola, arrematando de fora da área.  Então, apareceu o veterano goleiro Harley.


  Um minuto antes de o árbitro apitar o final, a defesa deu bobeira numa bola alçada de longe pelo alto para dentro da área, apareceu de surpresa o defensor Julio César e meteu a cabeça:  3 x 2, selando o resultado adverso para os baianos.


  Agora em 11 º lugar, distanciando-se cada vez mais dos quatro primeiros, o ‘leão' rubronegro pega o Atlético Paranaense no Barradão, no meio da semana, com quatro desfalques - inclusive do meia Leandro Domingues, o craque do time, que foi expulso no final da partida em Goiás.

*

Ora vejam: Carpegianni caiu e Ricardo Silva assumiu o time interinamente e, mais uma vez, saiu-se bem. Venceu o Coritiba no meio da semana, no Barradão, pela Copa Sulamericana.  Aí, apressaram-se em trazer de volta o paulista Vagner Mancini, que já estreou perdendo.  Parece que o mais barato e mais simples é mais eficiente. Mas no futebol... conta o nome, o currículo, a pedida do treinador.

*

E o Sport do Recife ? 

‘Da Libertadores para a Segunda Divisão', estampava a faixa do torcedor na Ilha do Retiro, aturdido.  O Sport é o lanterninha da primeirona, com pinta de candidato forte à Série B. Na tarde de domingo perdeu para o São Paulo, 2 x 1, com um gol paulista aos 47' do segundo tempo, desempatando.  O mais grave: durante a maior parte da segunda etapa o tricolor do Sul atuou com apenas 9 atletas em campo (dois expulsos).


Pergunta-se: foi a saída do vitorioso Nelsinho Batista ou a passagem do agitado Leão que ‘despentelhou' o Leão da Ilha, supercampeão pernambucano?


*

Coladinho no Sport, na rabeira da tabela de classificação, está o Fluminense do Rio, que levou 3 x 1 no Maracanã, do Coritiba, com show de bola do veterano Marcelinho Paraíba. 


O Mengão caiu de quatro para o Grêmio, no Rio Grande do Sul e o Corinthians liquidou o Atlético(MG), 2 x0, no Pacaembu, com Ronalducho assistindo de camarote.


*

Palmeiras é o líder, Goiás o vice, seguidos de Internacional e São Paulo.

Esse é o quadro exatamente na metade da competição.


**        

Já no sábado, em Campinas, o novo time de Sergio Guedes jogou sua melhor partida dos últimos meses, mas não o suficiente para vencer o Guarani (SP), vice-líder da

Série B. Guarani 2 x 1 Bahia. O tricolor baiano continua a dois pontos da temida zona de rebaixamento.


A péssima arbitragem do cearense Francisco Assis Almeida Filho influiu no placar.

O jogo rolava equilibrado, disputado, quando por volta dos 35' só ele viu pênalti num agarra-agarra dentro da área tricolor, fora da disputa pela bola. 1 x 0.

Aos 43' Nadson perdeu, de cara.


Logo no início da segunda etapa o goleirão Marcelo aceitou uma cobrança de falta lá de looonge!  2 x 0.


A resposta veio aos 9', depois de uma roubada de bola de Juninho, deixando Nadson de frente : 2 x 1.   


Aos 12' o meia Juliano, de falta, acertou o travessão, com o goleiro bugre vencido.

Por volta dos 20' o árbitro deixou de marcar pênalti claro do zagueiro do Guarani no atacante Lima, num puxão e empurrão na frente da pequena área. Mas, logo depois, assinalou novo pênalti contra o Bahia, que Marcelo defendeu.


Perdidão também no aspecto disciplinar, o árbitro expulsou Leandro, do Bahia, no momento da penalidade e, mais adiante, dois atletas do time campineiro, por entradas violentas.


O tricolor baiano partiu para o ataque e marcou um gol legal, aos 43', numa boa jogada de Nadson complementada por Lima. A arbitragem viu mas a TV mostrou que não houve impedimento no lance.


Torcedores, jogadores, diretores do clube e da FBF mostraram-se irritados com a arbitragem...     ‘caseira', tipo "afoita para soprar o apito em favor do time da casa e muita má vontade com o time visitante'.


Mas não há tempo para choro: terça-feira à noite, em Pituaçu, o Bahia enfrenta o líder da competição, o Atlético de Goiás que tem  o manjado Mauro Fernandes como treinador, Márcio (goleiro) e Elias (meia) ex-atletas do Bahia e mais o centroavante Brazão, artilheiro do Flu de Feira no campeonato baiano.  Um time perigoso e bem arrumadinho.


De quebra, o novo treinador Sergio Guedes não poderá repetir a mesma escalação de sábado, como deveria. Por suspensão, ficam de fora os meiocampistas Leandro e Elton, sérios desfalques, e o zagueiro Vinícius.

É vencer ou vencer!

*

A torcida, em Pituaçu, canta: "Você não vale nada, mas eu gosto de você!"


Os rubronegros gozam: ‘Time de corno!'


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>