A Boa Mesa
Dom Franquito
03/01/2022 às  14:48

D. FRANQUITO SABOREIA RISOTTO MAGRET TARTUFINA LA TAGLIATELLA VALENCIA

Estação do VLT/Metrô do Estádio Levanti


    Em Valencia, Espanha, há dois times de futebol principais: o Valencia Club de Futeból e o Levante Union Deportiva este último com excelente estádio e praça de Esportes no bairro Benimaclet, área nordeste da cidade, onde próximo dele encontra-se o Centro Comercial Arena Multiespácio, na calle Santa Genovena Torres, com lojas de grife para atendimento de público classe A. Há, nas proximidades, uma estação do VLT/Metrô chamada Estádio Levanti.


   Logo na entrada desse centro comercial no primeiro piso se encontra o restaurante de comida italiana La Tagliatella, uma belíssíma casa bem decorada com candelabros e motivos da Itália - mapas, fotos, bandeiras, estatuetas -  um dos inúmeros deste gênero gastronômico da cidade que possui algo em torno de 2.000 restaurantes, dos quais 600 são pizzarias e pastas e macarrones da Itália.

   Onde se vai depara-se com um deles, sempre de boa qualidade, e no Arena - na verdade um shopping - há dois italianos. Por curiosidade, seguindo a cultura espanhola, mesmo com o Arena lotado de clientes - no momento pratica-se as rebajas (liquidações) do período festivo do final do ano com descontos de até 60% nas lojas - os restaurantes abrem do meio dia até às 17h e das 20h às 23h. 

   No espaço entre 17h e 20h ficam fechados e yo e la señora Bião e mais mi nieta Luna Rosa, Agapito - dios del amor - e mi nora Vitoria Giovanini demos um jeito de ficar na fila de espera, yo e la Jesus bebericando um chope no 100 Montaditos que é um bar de tapas disputadíssimo e los outros três no KFC a petiscar frango empanado e coca-cola.
 
  Eis que o sino tocou na capela a abriu-se a porta do Tagliatella e mi nieta Luna, a qual já se tornou espanhola adiantou o passou e estava a mostrar ao atendente sua identificação e o certificado de que estava vacinada contra a Covid. Atualmente, na Espanha, para frequentar a parte interna dos restaurantes é obrigatório o QR Code digital da vacinação. 
   
   Nos acomodamos, então, num cantinho precioso do Tagiatella ao lado de um mapa em alto relevo da Itália e, de entrada, abraçamos uma cesta de pane della tagiatella e la señora Bião de Jesus solicitou ao gentil garçon uma botella do Azpilicueta origem tinto tempranillo da Rioja.
   
   Coube a mi señora provar el tinto e mi nieta disse a palavras em susurro que já bebera coisa melhor. Mas, paciência, nem sempre se pode saborear um toscana Brunello. O importante, disse eu, é a alegria e o prazer de estarmos juntos brindando a vida enquanto é possível.
    
    Yo, que aparentemente estava a comandar a mesa, solicitei de principal um prato típico do Piemonte el risotto magret tartufina encontrado na famosa feira da trufa, em Alba, com pato e trufa negra; la Bião pediu una calzone toscano; Vitória foi de rigatoni + vera napolitana outro clássico da cozinha italiana e Agapito una pizza al parmiggiano.
    
    Entonces perguntei a mi nieta se ella iria somente espiar. - Claro que no mi abuelo vou saborear as bordas da parmiggiano, respondeu. Esperta essa miss.
    
    A casa foi enchendo de clientes, pero, no muitos. Estivemos bem a vontade. Yo, que adoro azeitonas verdes me fartei delas uma cortesia da casa.
    
    Diria que o magret com trufas negras é um prato fuerte, delicioso, mas de quantidade larga para quem já havia provado el chope do 100 Montaditos com batatas fritas. Prato que se deve comer - como se diz no popular - pelas beiradas, bem devagar. O sabor é fantástico. 
    
    Todos nós gostamos muito dos pratos servidos no Tagiatella e ainda levamos para casa parte do vera napolitana. 
    
    E, nos despedimos de bom coração para coger o VLT na estação Levanti (escrito com i, em valenciano). Até chegar em casa. na calle Barcelona, Moncada, ainda pegamos o ultimo metrô da noite em Empalme. 
    
   No caminho de casa, ao passar no Sultan, um bar do bairro onde reside Agapito, la señora Bião soletrou em meu ouvido: - Não deixo Valencia sem passar para um trago nesse Sultan.
---------------------------------------------------
Restaurante La Tagliatella
C.C. Arena, calle St. Genoveva Torres, 21
Telefone 963456596
Vino Azpilicueta 14,20 euros
Magret tartufina 16.30 euros
Rigatoni + Vera Napolitana 15.70 euros
Calzone Toscano 13.95 euros]
Pizza parmiggiano 13,35 euros
Coca Cola 3.15 euros
Água 2.15 euros
IVA 10%
Cartão Via internacional
Estação de Metrô Estádio Levanti
Classificação 4 DONS


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>