A Boa Mesa
Dom Franquito
18/12/2015 às
19:58
DOM FRANQUITO conhece a comidinha frugal do Cenaro, em Viena
O bairro é um dos mais bonitos de Viena por sua inovação e arquitetura
Viena (Wien em alemão), capital da Áustria, 1.8 milhão de habitantes, foi durante séculos a capital imperial da Casa de Habsburgo e cabeça do Sacro Império Romano-Germânico, depois Império Austríaco, além de ter sido uma das principais cidades da Áustria-Hungria, como um centro cultural e político da Europa
Hoje é cidade integrante de um dos nove estados austríacos e sede de 20 organizações internacionais, entre elas, a OPEP (Petróleo), ONU, AIEA (Energia Atômica), OSCE (Cooperação Européia).
Daí vê-se a dimensão e importância desta cidade com alta qualidade de vida.
Um dos pontos turísticos de Viena é o gasômetro. Em 1896, os vienesnes decidiram investir em gás em grande escala e empresas de energia elétricas para fornecer aos habitantes gás de carvão para fogões, fornos e luzes de rua.
Anteriormente o gás era fornecido pela Inter Continental Gas Association (ICGA). Uma vez que os contratos com o ICGA expiraram, a cidade decidiu construir quatro imensos tanques chamados gasómetros, no distrito de Simmering.
Os tanques foram acondicionados por uma fachada em tijolo, cada uma com aproximadamente 70 metros de altura e 60 metros de diâmetro e capacidade de armazenamento de mais de 90.000 metros cúbicos. Na época, eles eram os maiores da Europa.
Com a substituição do gás de carvão pelo gás natural, os gasómetros foram desativados em 1984.
Devido ao seu valor arquitectónico e histórico, os gasómetros não foram demolidos, antes classificados como património.
Viena empreendeu uma remodelação e revitalização dos monumentos protegidos e em 1995 pediu idéias para o novo uso das estruturas.
Quatro arquitetos Jean Nouvel, Coop Himmelblau, Manfred Wehdorn e Wilhelm Holzbauer sugeriram transformá-los em complexos residenciais.
Entre 1999 e 2001, os gasómetros foram eviscerados, deixando apenas o exterior de tijolo e partes do telhado. Cada Gasômetro foi então dividido em várias zonas para a vida (apartamentos na parte superior), trabalho (escritórios nos andares médios) e de entretenimento e compras (shoppings em térreos).
Hoje, há salão de música, cinema, dormitório estudantil, arquivo municipal e cenro comercial. Há vida, movimento. O Gasômetro abriga 1600 inquilinos em 800 apartamentos, bem como 250 estudantes em 70 apartamentos para estudantes.
Os gasómetros são ua aldeia - uma cidade dentro de uma cidade. Formou-se também uma comunidade ativa de internet virtual (Comunidade do Gasômetro).
Numerosas teses e Dissertações em psicologia, planejamento urbano, jornalismo e arquitetura foram escritas sobre este fenômeno.
Visitar as torres Gasômetro é uma excelente pedida e você pode comer lá.
Foi assim que yo e la señora Bião depois de andarmos pelo bairro do Gasómetro (pode ser dito assim) fomos parar no Cenaro Restaurante e Bistro um lugar agradável e com vista para os apartamentos funcionais.
O Cenaro tem preços baratos e atendimento super rápido. Fazia muito frio e ficamos na parte interna do bistrô. Optei por um hübnerbrustsalat (peito de frango com salada ao estilo mediterrâneo) e a señora Bião por um special cordon blue - sanduiche a base de frango e champingnon.
E para beber cups of wine da familia Zweigelt vinho de uma variedade de videiras cultivadas somente na Áustria.
O restaurante é funcional, prático, agradável com áreas internas para fumantes e não fumantes e uma área externa no jardim.
Como estava frio preferimos nos concentrar na parte do salão e provar da comidinha frugal, rápida, aveludada.
----------------------------------------------------
Cenaro Restaurante e Bistrô
Guglgasse 7-9
1030 - Viena, Áustria
Tel.: 01 9712222
ax:. 43 + 1/971 22 99
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta 08 24h
Sábados, domingos e feriados fechado
Hühnerbrustsalat 8.9 euros
Spezial Cordon 10.9 euros
Taças do vinho Zweigelt 1.9 europs
MwSt (imposto) 20% sobre total da conta
Aceita cartões internacionais
office@cenaro.at
Classificação 3 DONS
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>