A Boa Mesa
Dom Franquito
03/09/2010 às
18:02
BODE DE ENSOPADO DA CÉLIA, EM LENÇÓIS, É TAMBÉM PATRIMÔNIO LOCAL
Restaurante O Bode, Praça Horário de Matos, 849, Lençóis, Bahia
Foto: BJÁ |
|
|
O bode é tão antigo na Chapada Diamantina quanto o diamante. Centros produtores, Ipirá é logo ali e Feira de Santana está a um passo à frente. Mas, o bodinho servido por Célia, em Lençóis, bem no coração da cidade, na Praça Horácio de Matos, vem de Bom Jesus da Lapa.
- Porque isso Célia? Questiono a jovem senhora querendo saber se trata de algum espécime sagrado.
- Ah! Meu querido: tenho 17 anos vendendo bode em Lençóis, eu e outros tantos nesta região e até na capital, daí que o bode virou mercadoria rara - diz-me apontando para um ensopado de bode fumegante.
- Pelo visto, temos um desses raros na panela - provoquei a senhora olhando para seu fogão mostruário.
- Sem dúvida. Do bom: bode de ensopado com pirão do caldo do bode, feijão tropeiro, arroz, cebola e pimenta - devolveu-me a provocação.
- Um bodinho grelhado também seria uma boa pedida - participa da conversa a senhora Bião de Jesus, minha inseparável companheira, hoje, passando um momento light em sua dieta. Chic como tal, queria algo mais ao seu estilo.
- É. Não temos. Esse não faz mais. Cansei. Dava muito trabalho e cada cliente queria numa têmpera - sentenciou Célia indicando uma mesa de fundo, à beira rio, para sentarmos e ficarmos à vontade.
- Ao bode de ensopado, pois, solicitei que antes fosse servida uma daquelas que desce redondo - falei caminhando em direção à mesa.
Assim que sentamos, o garçom nos trouxe a apetitosa. Suados depois de uma caminhada pelas ruas de Lençóis desceu redondíssima. Nem notei que acabou tão rápido e o garçom já nos apresentou um segundo exemplar.
O Bode é um restaurante no modelo decoração prata da casa. Rústico. Panelas de barros nas prateleiras, abanicos de pindoba para dias de calor, caqueiros, trançados de madeira, tudo muito natural à vista e gozo dos fregueses.
E com uma tradição de quase 20 anos só servindo bodes. Hoje, Célia diversifica um pouco os pratos para consumo. Mas, a jóia da coroa continua sendo sua excelência o bode.
Para quem gosta do petisco, como eu, um bode de ensopado com pirão de caldo do bode, cebolinha cortada, feijão tropeiro, arroz branco e pimenta caseira não tem igual.
Aquelas costeletinhas do tal usando as mãos para levá-las à boca são boas demais. São como as águas das nascentes dos rios da Chapada. ------------------------------------------------Restaurante O BodePraça Horácio de Matos, 849Lençóis, Chapada Diamantina, BahiaFone 75. 3334.1600Preço médio do prato R$25,00
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>