Miudinhas
Tasso Franco
27/11/2024 às  15:38

ÁREAS DE SALVADOR VIRAM MAR COM 322.3 mm DE CHUVAS E ALERTA MÁXIMO

Recomenda-se, para quem pode, não sair de casa nesse momento, salvo quem reside em áreas de risco


  1. Como consequência da frente fria que atinge Salvador desde a noite do último sábado (23), a cidade registrou o maior volume de chuvas para novembro desde 1963. Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal), com base na estação meteorológica localizada em Ondina, já foram registrados 322,3mm até esta quarta-feira (27), quando a média histórica para o mês é de 108,22mm.

   2. Além disto, foram registrados volumes de chuva ainda maiores nas seguintes localidades:  San Martin (463,0mm); Retiro (445,4mm); Marechal Rondon (440,0mm); Boa Vista de São Caetano (439,8mm); Pau Miúdo (438,2mm); Mata Escura (433,0mm); Bom Juá (430,8mm); Uruguai (427,8mm); Saramandaia (418,6mm) e Calçada (415,4mm).

   3. Os maiores acumulados foram registrados nas últimas 48h, entre terça-feira (26) e quarta-feira (27), nas seguintes localidades: Marechal Rondon (265,4mm); San Martin (258,6mm); Bom Juá (254,8mm); Boa Vista do São Caetano (254,6mm); Saramandaia (250,2mm); Mata Escura (249,2mm); Retiro (245,2mm); Pau Miúdo (237,4mm); Uruguai (232,8mm) e Calçada (231,2mm).

   4. Acionamento de sirene - O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) foi iniciado ao longo do período de atuação da frente, sendo enviados SMS com alertas de intensidade de chuvas, mudança de nível e alertas de acionamento de sirene.

   5. Nos dias 26 e 27 de novembro de 2024 foram acionadas as sirenes que fazem parte do sistema de alerta e alarme da defesa civil de Salvador nas localidades: Bom Juá; Calabetão; Vila Picasso; Voluntários da Pátria, Baixa do Cacau, Mamede, Irmã Dulce, Bosque Real, Olaria, Moscou, Creche e Mangabeira.

   6. Plantão - A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

   7. A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.
  
   8. As chuvas intensas que atingem Salvador nos últimos dias acenderam o alerta para as comunidades em áreas de risco, que contam com o sistema de sirenes operado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). O mecanismo é acionado em situações de emergência, como quando o acumulado de chuvas alcança 150mm em 72 horas. Essa medida visa proteger os moradores, direcionando-os para abrigos seguros organizados pela Prefeitura.

   9. Na terça-feira (26), diante do volume expressivo de chuvas que superou 200mm em apenas 72 horas, as sirenes foram acionadas em 12 das 14 áreas monitoradas pela Codesal. Os moradores foram acolhidos em escolas municipais, que servem de abrigos temporários, com suporte das secretarias de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e da Educação (Smed).

   10. Nos abrigos, as famílias recebem refeições balanceadas, atendimento social e orientações para o retorno às residências, condicionado à avaliação técnica dos imóveis. Caso não seja possível retornar, os afetados podem ser encaminhados ao Auxílio Aluguel.

   13. O diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, reforça a importância de observar sinais de risco, como rachaduras, inclinação de vegetação ou deslizamentos. "Afaste-se imediatamente e entre em contato pelo 199. Nossas equipes estão prontas para garantir a segurança de todos", enfatiza.

   14. As 14 áreas de risco com sirenes mapeadas em Salvador incluem as localidades Baixa do Cacau (São Caetano), Bom Juá, Vila Picasso (Capelinha de São Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato), Calabetão, Bosque Real e Olaria (Sete de Abril), Irmã Dulce (Cajazeiras VII), Moscou e Creche (Castelo Branco), Mangabeira (Cajazeiras VIII) e Mamede (Alto da Terezinha). Apenas Barão e Vila da Barra (Liberdade) não tiveram os equipamentos acionados nesta semana.

   15. Nessas regiões, a Codesal realiza inspeções periódicas e capacita os moradores por meio de simulados de evacuação, para que saibam agir em emergências. Os interessados podem se inscrever para os treinamentos pelo site www.codesal.salvador.ba.gov.br.

   16. Número – O mês de novembro já registra volumes de chuva muito acima da média histórica de 108mm, com algumas áreas ultrapassando 319mm – de cordo com a Codesal, é o novembro mais chuvoso da cidade em 61 anos. Esse excesso deixa o solo encharcado e aumenta o risco de deslizamentos de terra e outros acidentes. Desde a última terça-feira, foram mais de 200 solicitações de emergência atendidas por engenheiros civis e arquitetos da Codesal.

   17. Além disso, a Codesal disponibiliza um serviço gratuito de alerta via SMS, permitindo que os cidadãos enviem o CEP de suas residências para o número 40199. Assim, podem acompanhar as condições climáticas e as recomendações de segurança em tempo real.
                                                                                  ****
   18. A mobilização da campanha Feminicídio Zero no Carnaval da Bahia foi discutida, nesta quarta-feira (27), durante encontro da secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, e as ministras Cida Gonçalves, das Mulheres, e Margareth Menezes, da Cultura, em Brasília. A perspectiva é potencializar as ações da campanha durante esta que é a maior festa popular do planeta. 

  19. O encontro aconteceu no gabinete da ministra Margareth Menezes. A secretária Neusa Cadore destacou a importância desta agenda. “Para nós, é uma honra sermos recebidas com tanta atenção e cuidado pelas ministras Cida e Margareth, para discutirmos uma agenda tão necessária e estratégica para o nosso estado e para o nosso país. 

  20. Entendemos a necessidade de mobilizarmos todos os agentes envolvidos nessa grande festa e, também, a sociedade, em torno da prevenção e enfretamento às violências contra as mulheres. O Carnaval é, sem dúvida, uma grande vitrine para amplificar esse clamor pelo feminicídio zero”, afirmou. 

  21. A ministra Margareth, que é cantora e puxadora de trio elétrico, ficou entusiasmada com as discussões e destacou o poder de sensibilização da arte nas suas distintas linguagens. “O Carnaval pode ser um grande palco de transformação. A cultura, com seu poder de mobilização, é uma aliada fundamental na luta pelo fim do feminicídio.

  22.  A música e a arte, que caracterizam essa festa popular, têm o poder de sensibilizar, educar e engajar nossa sociedade em uma causa urgente: dizer não à violência contra as mulheres. Juntos, através da nossa cultura, podemos fazer do Carnaval um grito de resistência e de esperança, pelo respeito, pela dignidade e pela vida de todas as mulheres”, afirmou.

  23. A ministra Cida Gonçalves também falou sobre o Carnaval como um momento único para visibilizar a campanha e promover a sensibilização pelo fim da violência contra as mulheres.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>