Miudinhas
Tasso Franco
24/02/2010 às  21:09

JOVENS E CLASSE C NÃO ESTÃO SINTONIZADOS APENAS DA TECLA VIOLÊNCIA

Presidente da Câmara de Salvador quer projeto de Cargos e Salários da SMS


Foto: BJÁ
Estacionamento imprensa na ALBA ocupado por carros até de Uberlândia, MG
 Miudinhas globais:

  1. Uma pesquisa recente do DataFolha mostra que somente 1% dos jovens brasileiros está preocupada com as questões relacionadas com a violência. Pela ordem, o que desejam esses jovens é uma boa educação, a segurança de um diploma universitário de preferência, emprego e habitação.

  2. Esse contingente entre o ensino médio, na faixa entre 14 e 17 anos, e os universitários, entre 18 e 24 anos, incluindo o pessoal em cursos técnicos, dessassistidos e outros chega a algo em torno de 54 milhões de almas.

  3. Número considerável. Daí a preocupação da ministra Dilma em relacioná-los em sua fala na pré-indicação de seu nome como candidata a presidente da República (Vide discurso da ministra Dilma na íntegra na Editoria de Política deste site), o governo Lula está antenado com a expansão das escolas técnicas, o mesmo fazendo José Serra, em São Paulo, e assim por diante.
 
  4. O Programa Minha Casa, Minha Vida entra nesse contexto e a divulgação sistemática da geração de empregos no governo Lula, idem-idem. Veja que, em algumas regiões do estado estão faltando tijolos devido a demanda e mão-de-obra qualificada em pedreiros e carpinteiros.
 
  5. Wagner segue nessa ponga e deu o maior destaque abrindo sua fala na Assembleia Legislativa, na reabertura dos trabalhos daquela Casa, recentemente, a geração de 14.000 novos empregos com carteira assinada no Estado, somente em janeiro último, e um acumulado de 170.000 nos seus três anos de governo.

  6. Além do que, também fala muito nos programas habitacionais e não se furta a ir ao interior inaugurar lotes de 50 a 70 casas, os quais, somados dão um número expressivo no total. Nem também faz corpo mole (usa a expressão comer sal e poeira) para inaugurar um chafariz do Água para Todos num distrito municipal.

  7. Faço esses comentários porque a oposição a gner, tanto Paulo Souto; quanto Geddel Vieira Lima, este menos do que o outro, têm centralizado suas baterias contra o governo Wagner na área da Segurança Pública, a crescente onda de violência que tomou conta do Estado nos últimos tempos fruto de uma série de fatores estruturais e da pobreza em oportunidades de negócios que é a Bahia, com seu território em vasta área da pobreza do semi-árido brasis.

  8. Ora, faz sentido essas críticas, mas, estão se tornando uma espécie de tecla única dissociada dessa realidade dos jovens e também da nova classe média C que se instalou no país, a partir da globalização, estabilidade econômica Itamar/FHC/Lula, e que também está focada nessa mesma direção dos jovens, de uma aspiração na melhor qualidade de vida, ascensão social, empreendedorismo e por aí vai.

  9. Daí que, na perspectiva da contemporaneidade, me parece que o governador (até porque pode executar obras e serviços) está melhor situado do que os seus concorrentes. Pode ser que essa tecla em do-ré-mi da violência funcione, mas, tenhos minhas dúvidas.

  10. Outra coisa: criticar o gasto com a propaganda governamental é uma bobagem porque se trata de uma rubrica, assim como são as verbas para saúde, educação, segurança, etc, e, desde que me entendo como jornalista (lá se vão mais de 40 anos) todo governo é igual em matéria desse tipo de gasto.
                                                     **

  11. A instalação do Conselho da Cidade de Salvador foi defendida nesta quarta, 24, na tribuna da Câmara Municipal, pelo vereador Gilmar Santiago (PT), líder da Oposição na Casa. "O Conselho não substitui o parlamento, mas é um instrumento importante para democratizar a gestão pública com a participação da sociedade organizada", explicou.

  12. O Conselho da Cidade foi criado no início de 2008 por exigência do Estatuto da Cidade, instância de diálogo entre o poder municipal e a sociedade, e nunca foi instalado pelo prefeito.

  13. Santiago elogiou a iniciativa do governador Jaques Wagner, que implantou recentemente o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, do qual participam representações de vários segmentos sociais. Lembrou que este é um espaço de debate acerca de projetos estruturantes.

  14. Saldo da greve sem sentido da APLB/PCdoB na rede municipal de ensino de Salvador: 140 mil crianças prejudicadas. Bela contribuição à edução da gente pobre de Salvador.

  15. Sabem porque a Grécia pipocou: o governo contratou 75 mil novos funcionários públicos, expandiu gastos e manipulou estatísticas. Quem avisa meu amigo é.

  16. Agora vai! A candidatura da deputada estadual Maria Luiza (PSC) a deputada federal recebeu o apoio do presidente do PTC, Dinailton Pinto.

  17. O ex-governador Paulo Souto andou pelos corredores da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira. Deu uma entrevista com declarações firmes contra o governo Wagner na TV Alba.

  18. No aniversário de 78 anos do direito do voto feminino, as mulheres foram homenageadas nesta quarta, na Câmara Municipal, com a vereadora Vânia Galvão assumindo a presidência interina na sessão ordinária. Marta Rodrigues, Aladilce Souza e Olivia Santana discursaram ressaltando a importância das conquistas democráticas no Brasil.

  19. As vereadoras foram unânimes em afirmar que os próximos pleitos deverão aumentar a representatividade feminina e que a eleição de uma mulher para presidente da República contribuiria significativamente para melhorar a situação. Dilma na cabeça e no coração das petistas!

  20. O vereador Moisés Rocha quer que o secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira, responda duramente ao Partido Democratas que, segundo ele, "vem tentando acabar com as políticas afirmativas de cotas". O petista ainda ironizou a legenda do Democratas. 

  21. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches (PMDB), fez um apelo nesta quarta-feira (24) para que os secretários da Saúde, José Carlos Brito; de Planejamento, Tecnologia e Gestão, Sérgio Brito; e da Casa Civil, João Cavalcanti, encaminhem para apreciação do Legislativo o projeto que reestrutura o Plano de Cargos e Salários dos servidores que trabalham na Secretaria de Saúde do município.


  22. Em discurso no plenário, Alan Sanches disse que a categoria estava sendo penalizada com a demora no envio do projeto. "Essa é uma antiga reivindicação do funcionalismo. Eles não podem mais ser prejudicados dessa forma", disse.

O presidente aproveitou para pedir que o líder do governo, vereador Pedro Godinho (PMDB), levasse o apelo para o Executivo.

  23. Depois de toda essa bandalheira em Brasília, corrupção, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, lama e mais lama, diz-se que Joaquim Roriz, a fonte do poder que gerou Arruda e outros mais, é o mais cotado para ser governador pelas eleições diretas de outubro próximo.

  24. Santo pai! É caveira de burro das grandes enterrada na Capital Federal. Só chamando um antigo pai de santo que tinha em Serrinha chamado Massu. O "home" fazia milagres. O problema é que o nobre Massu já morreu.

  25. Essa foi do deputado Yulo Oiticica na ALBA: "A aproximação do senador César Borges a candidatura de reeleição do governador Jaques Wagner provoca uma corrida desenfreada da oposição para conter a anunciada demandada de prefeitos e lideranças ao redor da candidatura do DEM.
 
  26. Em tom sério, o deputado estadual Yulo Oiticica ouviu atento no plenário da Assembléia o comentário preocupado do democrata Paulo Azi em relação ao diálogo entre o senador do PR e os partidos que compõem a base aliada a candidatura Wagner.
  27. "Nesta tarde percebi que o deputado Paulo Azi sentiu saudades do tempo do chicote, que nem um deputado, nem um prefeito, poderiam conversar com um petista sem o medo de serem escamoteados", rebateu o parlamentar petista, após completar ironicamente ao citar frase do deputado federal ACM Neto:

  28. "Se até o Cesar Borges abandonou o carlismo, porque outros não podem?". Para o petista, a oposição dá um tiro no pé ao criticar justamente o que o governador tem de melhor: o espírito democrático e republicano.

  29. Falou que Wagner constituiu a "República Baiana".

  30. O programa Água Pra Todos na Capital miou. Tá faltando o líquido em vários bairros, especialmente nos habitados pelos pobres.

  31. Do deputado Clóvis Ferraz: - A população não engole um governador que só fica falando no passado.

  32. Em determinado momento da sessão da ALBA, nesta quarta, dos 63 deputados da Casa só tinham 7 no plenário.

  33. O deputado Heraldo Rocha, líder da Oposição, disse que recebeu o telefonema de um paciente amigo seu de Valença que procurou uma vaga no recém-inaugurado Hospital de Santo Antonio de Jesus, mas, este não foi atendido porque não tinha médico.

  34. a Inglaterra tremeu sobre as observações de Lula e as Ilhas Malvinas.

  35. O Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa precisa reivindicar junto à Casa a área de estacionamento que estava reserva à imprensa, aos jornalistas e veículos de comunicação que "cobrem" a ALBA, trabalham no dia-a-dia. Está havendo uma invasão do espaço de carros de toda natureza. Nesta quarta, duas caminhonetas de Lauro de Freitas e até o carro de Uberlândia, MG.

  36. O espaço foi literamente invadido e os jornalistas estão sendo prejudicados.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>