Miudinhas
Tasso Franco
08/12/2023 às
10:06
ELEVADOR LACERDA 150 ANOS; BAHIAJÁ 17 ANOS;. AMBOS EM COMEMORAÇÕES
Parabéns aos aniversariantes do dia e a NS da Conceição da Praia
1. O Elevador Lacerda completa nesta sexta-feira (8) 150 anos de serviço, ligando a Cidade Alta à Baixa. Um dos mais famosos cartões postais de Salvador, o equipamento é o primeiro elevador urbano do mundo e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006. O BahiaJá completa 17 anos nesta sexta, 8. É um dos mais antigos da Bahia.
2. Nomeado em homenagem ao engenheiro baiano Antônio de Lacerda - idealizador e construtor do monumento -, o elevador foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873, e desde então, tem sido um dos principais cartões-postais da cidade. A estrutura, com suas duas torres gêmeas e quatro elevadores, conecta a Cidade Alta à Cidade Baixa, atravessando a Baía de Todos os Santos.
3. O equipamento era o mais alto de todos quando começou a funcionar, com 63 metros de altura. Depois de muitas reformas e de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006, atualmente a estrutura do Elevador Lacerda tem 72 metros de altura, duas torres e já chegou a transportar 33.850 pessoas num único dia, recorde atingido em 16 de janeiro de 2019.
4. Ao longo dos anos, o Elevador Lacerda evoluiu de uma simples solução de transporte para um dos principais pontos turísticos da cidade. Milhares de turistas visitam o equipamento todos os anos para apreciar a vista panorâmica que ele oferece da Baía de Todos os Santos e do Porto de Salvador e ir ao Mercado Modelo.
5. O Elevador Lacerda foi criado para solucionar um problema existente de desnível na cidade. No início do século XVII, o uso de guindastes era a única solução para o transporte de cargas em Salvador. As pessoas precisavam se locomover usando longas escadarias e ladeiras íngremes, o que dificultava muito o dia a dia da população. Desde então, além de ajudar os moradores, ele tornou-se um cartão postal e uma atração turística.
6. Foi nesse contexto que a visão do engenheiro Antônio de Lacerda surgiu. O Elevador Lacerda, cuja construção começou em 1869 e foi concluída em 1873, foi uma realização notável de engenharia. Era uma máquina movida a vapor, que inicialmente utilizava cabos de aço e contrapesos para elevar as gôndolas, proporcionando uma maneira rápida e eficiente de superar as diferenças de nível entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
7. Na época da criação do monumento, Antonio Lacerda estava à frente da Companhia de Transportes Urbanos e em parceria com o irmão mais novo, Augusto Frederico de Lacerda, iniciou a empreitada da construção do equipamento. No período, parte da sociedade chegou a duvidar da viabilidade do equipamento, conforme registro feito pelo próprio Lacerda:
8. “Sendo o Elevador Hidráulico uma invenção nova tentada no país, e o seu projeto o mais gigantesco em relação mesmo aos Lifts e Hoisting Machines existentes na Europa, pela altura de sua torre e extensão do seu túnel através da rocha viva, eu bem sabia que a empresa havia de encontrar obstáculos perante a indústria acanhada e rotineira da província, por falta de conhecimentos teóricos e práticos de uns, pela dúvida e incerteza de outros, e, finalmente, pela descrença de muitos, que longe de auxiliá-la com seus capitais e influência, consideravam e propagavam ser ele uma utopia!”.
9. A construção durou quatro anos e foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1873, quando também se celebra o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Inicialmente, o monumento foi batizado de Elevador Hidráulico da Conceição, mas em 1894 foi rebatizado para o nome conhecido até hoje.
10. O Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia, num percurso de trinta segundos de duração.
11. Ao longo das décadas, o Elevador Lacerda passou por algumas mudanças. Em 1930, foi eletrificado, substituindo o antigo sistema a vapor. Posteriormente, em 1960, o elevador passou por uma modernização significativa, com a construção de novos elevadores, mas preservando sua estrutura original. Essas mudanças não apenas tornaram o elevador mais eficiente, mas também garantiram sua continuidade como um monumento histórico.
****
12. Esta sexta-feira (8), terceiro e último dia da VI Conferência de Cultura da Bahia, começa com a eleição de delegados e delegadas que representarão o estado na Conferência Nacional de Cultura em março de 2024.
13. Após dois dias de discussões e construção coletiva sobre as perspectivas da política cultural baiana para os próximos anos, a conferência terá uma plenária para eleger a delegação que vai representar o estado na etapa nacional em março de 2024, em Brasília. Ao todo, 60 pessoas integram a delegação.
14. Depois da eleição da delegação, a partir das 14h, acontece a segunda plenária do dia, para a votação das propostas dos eixos temáticos, discutidas e formuladas pelos grupos nas atividades da tarde da última quinta-feira (7). Nesse momento, serão definidas as propostas de cada eixo que também serão levadas para a Conferência Nacional de Cultura.
15. Concomitantemente às plenárias, estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana, que sedia a conferência, participam de uma oficina de circo, pela manhã, e de uma oficina de turbantes, à tarde. No horário de almoço, haverá diversas intervenções artísticas.
16. O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou, por unanimidade, em sua 78ª reunião ordinária, realizada quinta-feira, 7 de dezembro de 2023, o relatório circunstanciado do resultado final do pleito que reelegeu o reitor Alessandro Fernandes e o vice-reitor Maurício Moreau para novo mandato (2024-2028).
17. A eleição foi realizada no dia 28 de novembro último. Agora, o relatório será encaminhado ao governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para homologação e definição da data da posse.
18. O reitor Alessandro Fernandes agradeceu a cada membro da comissão eleitoral pelo trabalho e à comunidade acadêmica pela confiança na gestão. Ele frisou que “a Uesc muda a vida da gente. Trabalhar aqui é um privilégio. Nós lutamos por uma série de questões, mas ainda assim é um privilégio. Ser estudante da Uesc também é um privilégio, andar pelos corredores dessa Universidade e ver a nossa diversidade, sem discrições, nos dá orgulho.”
19. “Nesses quase 30 anos, da minha vida, nesta instituição, aprendi que a Uesc é maior do que cada um de nós. Aqui eu estudei, conheci a mãe da minha filha que hoje é estudante dessa instituição. Na Universidade Estadual de Santa Cruz eu escrevi a parte mais importante da minha vida,” acrescentou o reitor.
20. Os conselheiros parabenizaram o reitor e o vice-reitor reeleitos. O diretor do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, George Rego Albuquerque, destacou a importância do momento para o fortalecimento da autonomia da Universidade. Representando a categoria de técnicos e analistas, o conselheiro Alencar Junior ressaltou que dos 79% que compareceram à votação, 88% aprovaram a atual gestão.
21. O conselheiro Shauan Keven Fontes, representante dos discentes, frisou que o processo eleitoral na Uesc é pedagógico, “foi um momento de grandes desafios para todos, mas, principalmente, para nós discentes. Por sua vez, o conselheiro e pró-reitor de Extensão, Cristiano Bahia, elogiou a construção do processo que resultou na unidade da comunidade acadêmica em torno de uma única chapa, evitando divisões prejudiciais à instituição.
22. A conselheira Lívia Coelho, diretora do Departamento de Ciências da Educação, salientou a transparência do trabalho da comissão eleitoral e sugeriu a necessidade de revisão do regimento para que o pleito possa ocorrer durante o mês de outubro, e não em novembro, através de processo eletrônico.
23. A história de Maria Quitéria de Jesus, militar baiana ícone da Independência da Bahia, foi contada para centenas de crianças de Jaguarari (BA). O projeto de contação de histórias ‘Meninas valentes, sim senhora!’ realizou uma temporada por escolas públicas do município, entre os dias 05 e 08 de dezembro.
24. Quem tb faz aniversário hoje é o jornalista Paulo Bina, 68 anos. Bravo.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>