Miudinhas
Tasso Franco
16/02/2010 às  19:27

GOVERNO DO ESTADO TOMA CONTA DO CARNAVAL FESTA QUE ERA DA PREFEITURA

Alguns números oficiais do Carnaval de Salvador


Foto: Arisson Marinho
Wagner e sua equipe bem afinada atuando com competência no Carnaval
  Miudinhas globais:

  1. Pelo segundo ano consecutivo o governo do Estado toma conta do Carnaval de Salvador e suas ações têm muito mais visibilidade do que as da Prefeitura, em tese, a dona da festa. Wagner organizou de tal forma sua equipe, sem dissidências, sem ciumeira, circulou com desenvoltura, trouxe à cidade sua candidata a presidência da República e aproximou-se ainda mais dos grupos que necessitam de ajuda oficial, os blocos que têm menor capacidade de atrair patrocinadores.

  2. A Prefeitura se perdeu embora o prefeito tenha designado o vice-prefeito, Edvaldo Brito, para coordenar a festa, ao que se diz para dar-lhe visibilidade visando o mundo da política, o presidente da Saltur foi para um lado; a SESP para o outro e as queixas no camarote dos vereadores da capital foram quase unânimes em atestar essa deconexão fazendo com que pedissem até a cabeça de Tinoco, da Saltur.

  3. A abertura do Carnaval foi um fiasco, desorganização geral, o rei momo Pepeu Gomes sequer teve um prometido trio pra tocar e desapareceu da festa, ao contrário de Gerônimo e Clarindo Silva, em 2009 e 2008, o prefeito levou vaias ao subir num trio, no circuito da Barra frequentes atrasos e desordem nas filas dos trios, com artistas fazendo shows de até 40 minutos parado em frente a camarotes, enfim, muita coisa para acertar.

  4. É claro que muita coisa da Prefeitura funcionou bem, especialmente a limpeza das ruas e parte do trânsito, iluminação e assistência de primeiros atendimentos médicos. Mas, em relação a estrutura montada pelo estado levou 1x0 feio parecendo até que a organização estatal é prioritária na festa. E foi mesmo.
                                                         **

  5.  Alguns números:  A Limpurb já recolheu 1.460 toneladas de lixo no circuito do carnaval de quinta-feira até a tarde de ontem, com acréscimo de 280 toneladas em comparação ao mesmo periodo no carnaval do ano passado. A previsão é de coletar 1.600 toneladas até o inicio da manhã dessa quarta-feira.
  6. Na lavagem das áreas do circuito foram consumidos até a madrugada de hoje, 4.088m3 de água, 6.190 litros de aromatizante e 5.290 litros de detergente.


  7. Pelo menos 50 blimps (balões de publicidade) foram retirados dos circuitos, por não terem o alvará de publicidade emitido pela Sucom. Conforme o Decreto nº 20.505/08 (Decreto do Carnaval), o licenciamento de publicidade ao longo dos circuitos da festa é realizado pela Sucom, que desde 1º de fevereiro até a última quarta-feira (11) atendeu as requisições com o intuito de facilitar a concessão dos alvarás desses equipamentos.

  8. Das 8h de segunda-feira (15) às 8h desta terça-feira (16) de Carnaval, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar realizou um total de 95 atendimentos no estado.
Do total, 84 foram na capital - 70 nos circuitos Batatinha, Dodô e Osmar e 14 fora dos circuitos - e 11 no interior.
  9. Embriaguez, princípio de afogamento, ferimentos e desmaios foram as principais ocorrências registradas na festa. Fora do circuito, ocorreram incêndio em vegetação, atropelo e colisão de veículos.


  10. Segundo a SSP o total de ocorrências policiais realizadas até as 7h desta terça-feira foi de 1.027, contra 1.086 na folia de 2009. O Circuito Dodô (Barra/Ondina) é o que concentra a maior parte dos registros, 818, seguido do Circuito Osmar (Centro) com 182 e do Circuito Batatinha (Centro Histórico), com 27. 

   11. Entre as ocorrências em todo o período carnavalesco predominam os furtos (768), vindo depois as lesões corporais (156), roubos (86) e rixas (16). As ações policiais resultaram ainda na detenção de 123 usuários de drogas e 15 prisões por tráfico, a maioria no Circuito Dodô (Orla).
 
  12. Mais de 30 mil turistas solicitaram informações dos guias e monitores desde as 19h de quinta-feira (11), primeiro dia do Carnaval 2010, até as 23h desta segunda-feira (15). Desse total, 3.794 visitantes são do exterior e 26.584 brasileiros de diversos estados, e municípios baianos.
 
  13. Nesse mesmo período, o serviço de call center do Disque Bahia Turismo atendeu 1.634 ligações de visitantes que pediam informações sobre a programação da folia, transporte e serviços.
 
   14. A vereadora Vânia Galvão, 2ª secretária da Câmara, não gostou do serviço de táxi durante o Carnaval. Os taxistas se recusam a fazer corridas com percurso, na avaliação deles, curto, denuncia a vereadora. Além disso, muitos cobram além do valor aferido no taxímetro. Este é mais um item para ser avaliado depois do Carnaval, "afinal nós queremos uma festa que deixe todos felizes", completou Vânia.

  15. Nesta quinta-feira, 18, às 10 horas, começa o ano político com a reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, às 10h.

  16. Na esquina do samba que a Globo montou para receber sambistas cariocas serviu-se uvas e água. Dois produtos que não combinam com a galera do samba.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>