1. Em nova nota, enviada à imprensa, hoje, a "Arquidiocese de São Salvador da Bahia dirige-se a todos os DEVOTOS do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, e, de modo especial, aos associados da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, para manifestar-lhes solidariedade e reafirmar a primazia do zelo pastoral no exercício de sua função de governo, conforme previsto no Estatuto da Organização Religiosa Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim".
2. Com realismo e prudência, adotamos todas as medidas para garantir o escopo da Devoção presente no Art. 2º do mesmo Estatuto: “Perpetuar e difundir o culto ao Senhor Bom Jesus do Bomfim e à Nossa Senhora da Guia” (I); e, “desenvolver e estimular vínculos de amizade, fraternidade e socialização entre seus membros, despertando sentimentos de recíproca solidariedade” (VII).
3. Neste sentido, a Arquidiocese tomou todas as medidas necessárias para o bom desempenho dessa Devoção, com respeito aos ditames legais e morais. Assim, permanecemos abertos ao diálogo e ao bom entendimento entre as partes envolvidas, com o interesse prevalente em apurar a verdade na caridade. Na condição própria da Igreja, de mãe e educadora, que não se furta ao dever de cuidar da missão, confiamos ao Senhor do Bonfim nossos pedidos de proteção e de convivência fraterna e plena de paz.
4, Na fé em Nosso Senhor do Bonfim, Assessoria Jurídica da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, finaliza a noota.
***
5. No último final de semana, aconteceu uma homenagem ao padre Edson Menezes, o qual haviua relatado no início deste ano que estava sendo vítima de perseguição de um pequeno grupo da irmandade da igreja. Toda essa situação mobilizou parte da Irmandade da Devoção que é a favor da causa do Padre Edson.
6. ONtem, o padre Menezes celebrou uma missa e dezenas de devotos estavam presentes, dentre eles, grande parte da irmandade da igreja. No gradil que cerca a Basílica, havia faixas em apoio ao padre e membros da irmandade, com camisas brancas escritas "A Irmandade do Bonfim Somos Nós", também se reuniram no local para se solidarizar com o clérigo. O reitor, no entanto, não participou do ato.
7. A Tribuna da Bahia cita que Fernando Moreira, um dos membros da Irmandade da Devoção, fala como essas acusações começaram e explica que muitas das informações passadas pelo grupo acusador são infundadas. "Isso [as acusações] começou com um injustificável desejo de interferir nos trabalhos religiosos da Basílica, que cabem exclusivamente ao reitor, que é o Padre Edson.
8. Somos uma irmandade de quase 200 pessoas, e foi um grupo de 14 pessoas que entraram com uma ação judicial. Eles são nossos irmãos, nossos amigos. Não existe nenhum tipo de rivalidade entre nós, apenas não concordamos com a ideia deles. Eles estão atuando, de forma reprovável, com as fake news, passando informações totalmente equivocadas que não retratam a verdade", relatou.
9. Um conflito entre o antigo juiz da congregação católica, Jorge Nunes Contreras e o reitor se arrasta há um tempo. Recentemente, em uma carta aberta a Mesa Diretora da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim afirmou que foram encontrados diversos depósitos no valor de R$10 mil em conta corrente em nome da Arquidiocese.
10. Segundo a carta, alguns valores foram subscritos pelo Pe. Edson Menezes. Após essa declaração, houve grande mobilização e indignação por parte da maioria da irmandade.
11. "É muito importante essa manifestação de toda a irmandade. Estamos atravessando uma turbulência no momento, onde uma minoria, infelizmente provocou uma discórdia. Mas estamos aqui juntos para dizer que a maioria não quer discórdia, que a maioria apoia o Padre Edson Menezes, apoia as obras sociais do Bonfim, apoia a Arquidiocese e está ao lado do Cardeal Dom Sérgio da Rocha.
12. Portanto, esse domingo aqui foi para dizer que unidos à fé do Senhor do Bonfim, ao que ele representa para a Bahia, para o Brasil, jamais se abalará. Peço a Deus que essa minoria reveja os atos que praticou e que volte atrás", falou Marcelo Sacramento, vice-presidente da Tribuna da Bahia e integrante da irmandade.
*****
13. A Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106.1), veículo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, está liderando uma iniciativa especial dedicada a promover o respeito e a paz na sociedade.
14. Intitulada “Semana pelo Respeito e pela Paz”, a ação acontece até o dia 15 de outubro, e o esforço surge em resposta à crescente onda de violência urbana que afeta Salvador e o estado da Bahia, incentivando a reflexão sobre a importância do respeito mútuo e da paz em uma sociedade cada vez mais adoecida pela violência e pela intolerância.
15. Neste período, a programação das emissoras, juntamente com as matérias para os portais da rede, estão sendo especialmente elaboradas para abordar temas que reflitam as causas estruturais da violência nos diversos âmbitos atuais, avaliando a conjuntura da violência no estado, formas de cooperação social para construção de uma cultura de paz.
16. O cultivo de uma comunicação não violenta e o respeito ao próximo. Para tanto, participam cientistas sociais, atores políticos e sociais, operadores do direito, religiosos, psicólogos e comunicadores neste empenho conjunto. Como afirmou o Papa Francisco, “a paz deve ser construída. Nunca é violenta e nunca está armada”.
17. Como parte das atividades planejadas para a Semana de Promoção ao Respeito e à Paz da Rede Excelsior, na quinta-feira, 12 de outubro, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, os ouvintes terão a oportunidade de acompanhar uma cobertura dos festejos no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Imbuí, em Salvador.
18. Às 17h, será transmitida na Rede Excelsior (AM 840 e FM 106.1) a Santa Missa direto da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, presidida pelo reitor, padre Edson Menezes, que celebrará com a motivação da promoção ao respeito e construção de uma cultura de paz.
19. Segundo o coordenador de jornalismo da emissora, Genildo Lawinscky, “a semana que poderia ser transformada em símbolo da vida de todos nós, é uma grande chance para reflexão sobre estes componentes mais essenciais no seio das nossas famílias e da sociedade. A paz gera respeito e quando há respeito, todos temos paz e saúde mental. É disso que a sociedade atual mais precisa.
20. E as nossas famílias precisam, de forma urgente, se juntar a tantos quantos ainda querem salvar o futuro dos seus filhos”, disse.
O diretor de programação da Rede Excelsior, padre Gil Peixinho, reforça que “toda a programação estará chamando especialistas para discutirmos uma cultura civilizada que gere a paz nas relações entre os homens, nas relações entre as religiões, nas relações com a nossa Casa paterna, a Terra, com a natureza”, afirmou.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>