Miudinhas
Tasso Franco
14/01/2010 às  20:15

TODOS QUEREM PAZ PARA A BAHIA EM ANO ELEITORAL ÔNISÁ URÊ SAÚ AXÉ

Os candidatos a governador testaram popularidade na Festa do Bonfim


Foto: DIV
Culto ecumênio no adro Conceição com o vice-Edvaldo, representando o candomblé
  Miudinhas globais:

 

   1. Viva o Senhor do Bonfim, Deus vos abençoe e vos guarde, tenham todos uma boa caminhada, um 2010 de paz e tranquilidade! Ônisá urê saú axé!". Na porta da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, saudações em Português e Yorubá encerraram o ato ecumênico que deu início à procissão da lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira.
 

   2. Juntos, um padre e um Babalorixá falaram para católicos e povo de santo, que lado a lado saíram para os oito quilômetros de caminhada até a Colina Sagrada. Um único ato de penitência, que ao mesmo tempo reverencia Senhor do Bonfim e Oxalá. Uma tradição de 256 anos, que une catolicismo e candomblé e que mais uma vez atraiu milhares de fiéis.


  3. Em ano eleitoral, o governador Jaques Wagner, o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e do ex-governador Paulo Souto (DEM), candidatos a governador, disseram que pediam paz para a Bahia ao Senhor do Bonfim e orações às vitimas do Haiti. Wagner diz que o governo faz todo o possível para melhorar a Segurança Pública e ressaltou que essa é uma missão de todos. 

  4. "A Bahia está muito violenta" e "Pedi paz para o povo do Haiti e da Bahia, que precisa melhorar a saúde", disseram Geddel e Paulo Souto. Com base em pesquisas, esse também foi o teor das frases impressas nas camisas dos pemedebistas, que diziam "A Bahia merece ter paz".

  5. O governador e o prefeito, que não participaram diretamente do ato ecumênico na igreja da Conceição da Praia, presente o vice-prefeito Edvaldo Brito, reclamaram da dimensão política que a festa ganhou, mas, o que mais fizeram foi política. 

  6. O governo do Estado, como aconteceu ano passado, aproveitou o cortejo para fazer propaganda de seus projetos. O prefeito João Henrique também criticou o tom político do evento. "Fico triste e não concordo quando os partidos usam a festa para pagar pessoas e para agredir outros políticos", disse, se referindo às vaias e confusão que aconteceram no início do seu cortejo, quando seguranças ameaçaram a imprensa e houve empurra-empurra.

  7. Esse foi o segundo ano consecutivo que seguranças do prefeito se envolvem em confusão na festa. No ano passado, um jovem foi agredido após protestar.


 8. O vice-prefeito Edvaldo Brito voltou a participar da Lavagem do Bonfim, dessa vez com um motivo mais do que especial: o jurista e professor Edvaldo Brito é o juiz dos festejos deste ano, o maior homenageado na festa, escolhido pela "Devoção do Senhor Bom Jesus do Bomfim", que a cada ano faz a indicação entre personalidades carismáticas representativas da sociedade.


  9. Ao meio-dia o vice-prefeito estava na Colina Sagrada, assistindo ao cônego Edson Menezes abençoar a multidão e exibir a imagem do Senhor do Bonfim, o que levou o povo ao delírio. Edvaldo Brito voltou a participar da lavagem depois de 31 anos. A última vez que o fez foi em 1979, quando era o prefeito da cidade do Salvador.


  10. "Esta festa é magnífica, a prova da religiosidade do povo baiano, pois na doutrina cristã é tudo irmão entre si, filho de Cristo", declarou o vice-prefeito, que no próximo sábado participa da novena na Igreja do Bonfim e no domingo tem uma vasta programação: às 10h missa solene presidida por Dom Geraldo Magella, às 17h Procissão dos Três Pedidos, saindo da praça Irmã Dulce, e em seguida a missa campal com pregação de Monsenhor Gaspar Sadoc, encerrando a festa do Bonfim.


  11. Os vereadores da Câmara Municipal do Salvador compareceram significativamente aos festejos do Senhor do Bonfim, na quinta-feira (14). Discussões políticas à parte, o presidente da Casa Legislativa, Alan Sanches (PMDB), destacou a importância da comemoração para o povo baiano.

  12. "Além de estar como presidente da Câmara Municipal, estou como cidadão desta cidade. A festa do Senhor do Bonfim marca o início das comemorações em Salvador. Encontramos colegas de diversos partidos neste dia de confraternização para a população da Bahia", declarou Alan Sanches.


   13. Todos os vereadores presentes no cortejo ressaltaram a importância de um convívio mais harmonioso e pacífico entre os povos. Alfredo Mangueira (PMDB) enfatizou a importância de Senhor do Bonfim para os baianos e demonstrou confiança em um ano cheio de realizações. "Com fé no protetor de nossa cidade, tenho certeza de que 2010 será um ano de muita paz e muita felicidade em Salvador", afirmou.


   14. O desastre natural que devastou o Haiti não foi esquecido. Para Olívia Santana (PCdoB), "este ano, os baianos têm que vibrar pelo povo haitiano que está sofrendo". Ela também valorizou as comemorações do Bonfim e lembrou que "é um dia que não é feriado, mas que o povo vai às ruas em peso para celebrar a paz".


   15. Paulo Câmara (PSDB) também preferiu focar no culto ao Senhor do Bonfim e deixar momentaneamente as discussões políticas de lado, durante os festejos. "É uma comemoração muito importante para todos os baianos. É o momento ideal para pedirmos paz e lutarmos pelo fim da violência".


  16. Para o vereador Alcindo Anunciação (PSL) este é um "momento que as pessoas têm para ir às ruas, orar, brincar e manifestar seus pensamentos. Considero a Festa do Bonfim uma das mais admiráveis do nosso calendário".
   17.A tradição da caminhada e a fé dos baianos foram reforçadas no discurso da vereadora Marta Rodrigues (PT). "Num festejo como este temos a noção da receptividade do povo soteropolitano. Desejo que em 2010 Senhor do Bonfim nos ilumine e de muita luz para a população da Bahia".


   18. Sandoval Guimarães (PMDB) pediu proteção ao Senhor do Bonfim e o fim da violência na Bahia. "Buscamos levar a mensagem de paz aos corações dos baianos, que sofrem diariamente com a tragédia urbana. Para ele, a festa é uma mistura de fé e comemoração".


   19. "Quem tem fé vai a pé", disse Pedro Godinho (PMDB), antes de encarar o trajeto de 8 km da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.


   19. A vereadora Léo Kret (PR) também marcou presença na festa em devoção a Oxalá. "Hoje é dia de encontrar o povão", declarou a vereadora, em meio aos abraços e cumprimentos da população, que a recebeu com muita euforia.


   20. Alberto Braga (PSC) definiu a celebração como uma forma de mostrar a união entre os povos. "Aqui tem pessoas de diversos municípios, estados e até de outros países. Esta é uma festa que retrata a união do nosso Estado, do povo baiano. Alberto Braga também lembrou dos desastres no Haiti e Angra dos Reis. "Peço a Deus que olhe com carinho para as famílias que sofreram e estão sofrendo com as catástrofes do Haiti e Angra dos Reis".


  21. Joceval Rodrigues (PPS) compareceu e pediu ao Senhor do Bonfim que leve conforto para os familiares de Zilda Arns, umas das vitimas da tragédia no Haiti. O vereador falou que ela foi um grande exemplo de luta pela paz e fraternidade.


  22. A vereadora Vânia Galvão (PT) também ressaltou que os festejos são importantes porque, além dos baianos exercerem a sua fé, é um momento em que eles podem cobrar, de perto, melhorias para as suas comunidades.


  23. Com discursos parecidos, Paulo Magalhães Júnior (PSC) e Carlos Muniz (PTN) disseram que "é o momento de pedir paz ao Senhor do Bonfim e renovar a fé". Muniz ainda lembrou da tradição da festa e destacou a forte presença popular na lavagem.


  24. Nesta sexta-feira (15), às 9h, no município de Encruzilhada (a 644 km de Salvador), o governador Jaques Wagner inaugura cinco (5) unidades do Programa Saúde da Família (PSF) ao lado da prefeita Ivani Santos (PTB), após um investimento de aproximadamente R$ 500 mil, recursos empregados na construção e aquisição de equipamentos.


  25. As unidades seguem um padrão, que conta com hall de espera, administração, sala de reunião, farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários. 

   26. . As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde. Depois de Encruzilhada, o governador baiano continua a jornada no território de Vitória da Conquista até o município de Ribeirão do Largo.

  


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>