Miudinhas
Tasso Franco
07/01/2010 às  20:12

INSERÇÕES POLÊMICAS NA PRÉ-CAMPANHA ELEITORAL DA BAHIA AGITAM CENÁRIOS

Conselheiro Otto Alencar deixa o TCM no próximo dia 17 e entra no PP dia 19



Foto: Fábio Cerati
Daniela Mercury e a Banda Didá no verão do Pelô, dia 15 próximo
  Miudinhas globais:

  1. A julgar pelas ações iniciais dos candidatos a governador da Bahia e deputados, a Justiça Eleitoral vai ter muito trabalho na próxima campanha. O ex-governador Paulo Souto denuncia que o governo está usando a marca fantasia "Terra de Todos Nós" nas peças oficiais do Estado, e pede providências ao MP. Quer uma retirada imediata dessa associação. 

  2. O PT, através do deputado Isaac Cunha também faz críticas sobre a atitude do presidente regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima, que vistoria e participa de inaugurações de obras do Ministério da Integração, atributo que só pode ser reservado ao ministro Geddel, o qual, é seu irmão. Esta é uma visão de Cunha, já contestada por Lúcio (vide matéria na Editoria Política)

 3. São atitudes polêmicas. O presidente Lula, quando assumiu seu primeiro mandato andou usando a marca do PT na lapela e a primeira dama determinou podar algumas plantas no Planalto com o dígito da estrela petista. Criticado pela imprensa e alertado ao bom senso, Lula acedeu e, hoje, usa a bandeirinha do Brasil na lapela, e a decoração dos jardins do palácio não contém mais estrelas.

 4. Ao bom senso Wagner também deveria aceder, até porque uma coisa é o protocolo, as marcas e dígitos oficiais, e uma outra os slogans publicitários do governo que devem ser reservados a eventos de natureza política, dissociados uns dos outros. Não cai bem Embasa, Governo da Bahia Terra de Todos Nós; nem Polícia Militar, Governo da Bahia Terra de Todos Nós; ou qualquer peça oficial.

 5. Ademais, não engrandece a democracia nem acrescenta um voto a mais na sacola eleitoral. O eleitor sabe tudo. Quem fez e quem não fez, a obra de quem é, a recuperação da estrada e assim por dia. E quando o cidadão não quer a associação de um nome político com uma obra nem adianta carimbá-lo com tal borrão. É o caso da Fonte Nova, assim conhecido e chamado, o estádio que leva o nome de Octávio Mangabeira.

  6. Tem obra que cola pela metade. É o caso da Maternidade Tsyla Balbino, mais conhecida por Tsyla, que leva o nome da esposa do ex-governador Antonio Balbino. E tem obra que é uma confusão dos pecados e até o governo erra ao nominar em endereços oficiais do CAB, a Avenida Luiz Vianna, como sendo Luiz Viana Filho. Ora, a avenida leva oficialmente o nome do pai de Luiz Viana Filho, governador Luiz Vianna, mas, ainda assim, estão nos papéis oficiais das secretarias de Estado, TJ e outros, com a marca do filho.

  7. O fato de Lúcio Vieira Lima participar de inaugurações de obras de Prefeituras com recursos do governo federal e até do governo estadual não há óbices. Qualquer cidadão tem esse direito. Em Dutra, o deputado Álvaro Gomes, PCdoB, também presente, falou durante o evento. Recentemente, o governador Wagner, levou o conselheiro Otto Alencar, como visitante, para participar de inaugurações, em Simões Filho, Alagoinhas e outras cidades.

  8. Esse é um assunto que ainda vai dar muitos panos para mangas. O Ministério da Integração tem muitas obras sendo realizadas na Bahia e que deverão ser inauguradas, em 2010, pelo ministro Geddel e prefeitos. Até onde está organizada a disputa política, o governador Wagner não será convidado para esses eventos. A questão é que não se pode criticar Geddel por direcionar recursos para a Bahia. Seria um contrasenso.     

  9. Veja, ainda, que muitos deputados estaduais e federais, além de vereadores da capital estão se utilizando de out-doors, transdoors e outros com mensagens políticas fora do período estabelecido pela legislação eleitoral. Recomenda-se, pois, prudência. As multas aplicadas pela Justiça são salgadíssimas.
                                                    **

  10. Há informes quase precisos de que o conselheiro Otto Alencar deixa o TCM dia 17 e filia-se ao PP dia 18. A partir desta data entra na campanha ao Senado na chapa Wagner.

  11. Essa história de colocar João Jorge como candidato a senador pelo PV é queimar o filme do presidente do Olodum. O PV está em briga interna por candidatura própria ao governo e a defesa de João ao Senado está sendo feita pelo grupo minoritário, 

  12. Abre o olho João para você não virar boi de piranha. O certo é você ser candidato a governador da Bahia. Aí teria uma visibilidade maior ao seu discurso político.

  13. A posse da conselheira Ridalva Figueiredo (Dadá) como nova presidente do Tribunal de Contas do Estado mostrou que o astral do governador Wagner e do senador César Borges (PR) estão em alta. Nada que autorize uma aliança. Mas, as relações são boas.

  14. Agora, melhorou muito a relação entre o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), e o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB). Até recentemente, sequer se falavam e já estão conversando até ao pé do ouvido.

  15. O Natal passou e os quadros com temas natalinos da artista plástica Lene Cunha, que enfeitaram o Espaço Boulevard da Perini no mês de dezembro, vão dar lugar às paisagens de barcos e pássaros de Ana Cruz.

  16. A artista, que pinta através da técnica da espátula, começa a exposição hoje, 07 de janeiro, no Circuito de Artes Perini, na loja da Graça, com exibição de 18 telas nos temas marinha e pássaros.

  17. Produções artísticas atuais, com criações em vídeo, instalação e fotografias, ficam em cartaz até o dia 17 de janeiro na exposição Luanda I Smooth and Rave 1 - Luanda Suave e Frenética 1, montada na Galeria Solar Ferrão, no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho).

  18. Além de marcar o início dos eventos prévios da II Trienal de Luanda no Brasil - através dos trabalhos de três artistas africanos: Ihosvanny, Cláudia Veiga, Kiluanji e Yonamine -, a mostra reúne 13 obras com o objetivo de desconstruir uma percepção exótica a respeito da África.   
  19. A segunda edição do concurso cultural iBahia Garage Band já tem os nomes das cinco bandas finalistas. Nesta edição, que teve início no dia 1º de dezembro, os números  foram expressivos: 250 inscritos, 80 mil páginas vistas e um total de 203 mil votos. As bandas mais votadas pela internet foram Inflerte,  Maglore, Megaquina, Carla Leal e Polly 07.


  20. A campeã será a primeira banda a se apresentar no sábado, dia 23, na Concha Acústica Faculdade Maurício de Nassau do Festival de Verão, na Bahia. Através dessa iniciativa, o iBahia.com abriu uma janela para as bandas  iniciantes de reggae, rock, pop e  rap de Salvador e região metropolitana, que há muito batalham pela oportunidade de tocar em um evento de música do porte do Festival.


  21. Mais de 200 fotografias e cerca de 60 curtas metragens foram produzidos pelos 86 participantes das oficinas de capacitação em audiovisual gratuitas oferecidas pelo Festival Claro Curtas.

  22. As oficinas aconteceram em quatro cidades da Bahia - Salvador, Cachoeira, Vitória da Conquista e Porto Seguro e foram ministradas por Philippe Barcinski, da Escola São Paulo e diretor do filme "Não por acaso", estrelado por Rodrigo Santoro, e pelo documentarista e professor especialista em vídeos digitais Marco Del Fiol.
 
  23. Eles apresentaram aos participantes, que tiveram sua primeira oportunidade de experimentação em audiovisual, tópicos como fotografia, linguagem, roteiro, produção, gravação e edição. Os resultados práticos estão disponíveis no Flickr oficial do Claro Curtas (http://www.flickr.com/photos/claro-curtas) e no YouTube (http://www.youtube.com/user/dacasaredonda).


  24. Essa é de Jeremias Silva: O leitor André Eloy é vereador do nosso PMDB na cidade de Cruz das Almas. Reeleito e com maior votação da cidade, André Eloy também é instrumentador cirúrgico. Tenho o prazer também de ter o amigo André Eloy compartilhando o espaço democrático do twitter, ao qual me enveredei os últimos dias. Como leitor assiduo da Colunas Miudinhas, observe e sinto-e no dever de informar ao amigo.

  25. O Tivoli Hotels & Resorts fará na Bahia o lançamento de seu primeiro condomínio residencial turístico do Brasil. O Tivoli Ecoresidences Praia do Forte é um condomínio horizontal voltado ao público de alta renda, integrado ao complexo do Tivoli Ecoresort Praia do Forte. O projeto combina uma proposta arquitetônica inovadora com a completa infra-estrutura de lazer e o serviço cinco estrelas do hotel.

  26. Pensamento Picante do Dia: Não tinha onde cair morto e comprou uma mansão. Que camarada espertalhão!

  27. O reitor da UFBA, Naomar Almeida, é leitor de Miudinhas.

  28. Durante a visita ao Rio de Janeiro hoje (7), o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, destinou R$ 130 milhões a para a recuperação dos danos causados pelas chuvas em Angra dos Reis, nos municípios da Baixada Fluminense e em outras áreas atingidas pelas chuvas. Os recursos emergenciais foram liberados depois de que o ministro e o governador carioca, Sérgio Cabral, vistoriaram os estragos em helicóptero.

  29. "Há outros recursos para prevenção. Mas neste caso, como as verbas não são emergenciais, precisamos da agilidade das prefeituras e dos estados na apresentação dos projetos", diz Geddel.

  30. Da senhora Nair Santos: traficantes impõem terror no Laura Catarina e Baixa do Luis Anselmo depois da morte de Chaplin. A PM está esperando morrer mais alguém?

  31. No próximo dia 15 de janeiro, no Largo Tereza Batista, às 20h, terá início o projeto Vem pra Didá, Vem pro Pelô, em que diversas cantoras dividirão o palco com o grupo de percussão feminino mais famoso do país. A iniciativa faz parte da programação Tô no Pelô, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com apoio do Programa Pelourinho Cultural. 

  32. Daniela Mercury, subirá ao palco do Pelô. Os ingressos custarão R$ 5.
O Vem pra Didá, Vem pro Pelô continuará nos dias 22 e 29 de janeiro e contará com as participações das cantoras Márcia Short e Nara Costa, respectivamente. As apresentações acontecerão sempre às 20h, no Largo Tereza Batista.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>