Miudinhas
Tasso Franco
02/01/2010 às
20:23
FARIA UM BEM ENORME A LULA SE FOSSE FAZER UMA VISITA AO ESTADO DO RIO
Matrículas na rede de ensino estadual começam dia 12
Foto: BJÁ |
|
Programa PAR/Caixa ajuda na construção de casas em áreas sem riscos |
Miudinhas globais:
1. Diante de uma tragédia desse porte, com 75 mortos no país com as chuvas que caem no Centro-Sul, prudente seria que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deixasse por momentos seu merecido descanso em Inema e fosse aos locais da tragédia, dar um alento, uma palavra de conforto e anunciar medidas governamentais de socorro às vitimas.
2. Evidente que esses problemas não serão resolvidos com uma visita do presidente nem medidas paleativas porque são questões estruturais, a ocupação de encostas e áreas de risco, na vizinhança onde está o chefe da Nação, o Subúrbio Ferroviário é um exemplo disso em Salvador, mas, ficaria simpático a Lula e há uma tragédia com dezenas de mortos e famílias enlutadas.
3. O ano começou com chuvas fortes de verão e isso representa um sinal de alerta não só para Rio, Minas e SP, mas também para o Nordeste. Salvador nunca sofre com esse tipo de fenômeno em sua temporada de verão. As chuvas são mais frequentes na capital baiana nos meses de abril, maio e junho. E, todo ano, repetem-se tragédias anunciadas, bem ditas, estruturais, não deste ou daquele governo.
4. A Prefeitura pouco faz porque não tem recursos para isso, salvo remendos em uma dezena de encostas aqui e acolá. O problema, porém é muito maior. Ainda hoje para embronar os bobos a cidade está repleta de placas da Operação Chuvas em locais onde passam muitos veículos e não há qualquer perigo de mortes, tipo o Vale do Canela e Avenida Garibaldi.
5. Não há mais como retirar as famílias mais pobres e que construiram suas residências nessas áreas de risco. Só no Subúrbio Ferrroviário devem ter mais de 10 mil residências nessas ribanceiras. Há, na Lagoa da Paixão, no Subúrbio de Valéria, uma cidade de papelão, de mais de 2 mil barracos, todos morando com riscos.
6. Trata-se, no âmbito geral, de um problemão. Para onde se olhe verifica-se isso, em Pirajá, na Fazenda Grande, em Nova Constituinte, Calabetão, Alto das Pombas, Tancredo Neves e outros locais. São mais de 600 assentamentos sub-normais na cidade do Salvador.
7. Alguém está preocupado com isso? Em parte. A Prefeitura tem um programa de contenção de encostas e a Conder obras esparsas. Em 2010, a Prefeitura com apoio do Ministério da Integração Nacional estará entregando 400 casas para desabrigados das chuvas do ano passado. Isso deve acontecer no final do primeiro trimestre deste ano quando começam as novas chuvas.
8. As obras de habitação do PAC Minha Casa, Minha Vida também são um reforço na capital e em vários municípios baianos, assim como o Programa PAR da Caixa Econômica Federal. Mas, a verdade é que ainda tem muito o que ser feito.
**
9. Os novos valores do Salário Mínimo e do Seguro Desemprego já estão valendo.
10. Depois da derrapada de Boris Casoy com os garis ele deveria tirar férias na Band e não retornar mais.
11. Essa vem de Carlos Medeiros, de Serrinha: - O Hospital Santana está um caos, entregue a um advogado Raimundinho de Tal. No hospital falta tudo: lençóis, água quente, sabão, aparelho para medir pressão de crianças e principalmente vergonha.
12. Falar nisso, a população de Serrinha está querendo saber quanto a Prefeitura pagou a Peninha para fazer um show na cidade. Quanto foi?
13. Pensamento Picante do Dia: - Se não tens versos de qualidade para louvar os lamentos é melhor não poetizar.
14. O artista plástico Leonel Matos é leitor diário de Miudinhas.
15. A prefeita Moema Gramacho (PT), de Lauro de Freitas, entrou 2010 a mil por hora. Essa alma quer falar na sucessão estadual.
16. O deputado Javier Alfaya (PCdoB) não poupou recursos em sua propaganda de final de ano. Dezenas de ônibus na capital levam seu transdoor.
17. O deputado estadual Luiz de Deus (DEM) fez um balanço da administração realizada pela atual gestão na educação baiana durante o exercício de 2009.
18. Sua conclusão é que a educação vai de mal a pior, pois além dos professores e coordenadores concursados serem nomeados em números insuficiente, há o problema da falta de aulas o que gerou insatisfação entre os alunos.
19. "Confesso que estou triste, minha tristeza é em função daqueles que têm um ensino da pior qualidade. Presenciamos algo nunca visto antes: estudantes protestando contra ausência de aulas".
20. O deputado citou ainda a aliança entre a atual gestão e o governo federal, aliança essa que não garantiu maiores verbas ao estado. "Durante esses 3 anos de governo, a educação recebeu pouco mais de R$ 281 milhões. um pouco mais que a gestão anterior, uma pequena diferença por conta da inflação", disse.
21. Taí gostei das madeixas de Daniela Mercury. As tranças de Rapunzel, um dos seus antigos sucesso, estão em moda.
22. A Secretaria da Educação colocou mais de 5 mil pessoas para atuar nos 605 postos de matrícula que começam a funcionar a partir do dia 12 de janeiro. No total, são 1.640 escolas distribuídas nos 417 municípios baianos, e uma estimativa de atender mais 400 mil alunos novos.
23. O cronograma da matrícula, horários de funcionamento, endereço dos postos, número de vagas disponíveis e o tempo estimado de atendimento podem ser encontrados também no endereço eletrônico
http://www.sec.ba.gov.br/matricula/
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>