Miudinhas
Tasso Franco
12/05/2022 às  08:26

A CRISE! PRODUÇÃO BAIANA DE GRÃOS TEM EXPECTATIVA DE RECORDE, DIZ SEI

Essa é a crise que dizem haver no governo Bolsonaro


    1. O quarto Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a abril de 2022, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estimou a produção de cereais, oleaginosas e leguminosas, na Bahia, em 11,16 milhões de toneladas (t), o que representa um crescimento de 6,2% na comparação com a safra 2021 – que foi o maior resultado da série histórica do levantamento para o conjunto de produtos pesquisados. 


  2. Em relação ao levantamento do mês anterior, houve uma variação positiva de 0,3 ponto percentual. As áreas plantada e colhida ficaram ambas estimadas em 3,35 milhões de hectares (ha), o que corresponde, nas projeções do IBGE, a uma expansão de 4,5% na comparação anual. Dessa forma, o rendimento médio esperado (3,32 t/ha) da lavoura de grãos no estado é 1,6% superior na mesma base de comparação. 

  3. A produção de algodão (caroço e pluma) somou 1,38 milhão de toneladas, expansão de 8,8% em relação a 2021. A área plantada com a fibra (290 mil hectares) supera em 8,3% à do ano passado, demonstrando, assim, uma maior disposição de investimento dos produtores diante da melhoria nas condições de mercado.   

  4. Novamente, os dados do IBGE para a safra de soja foram revisados para cima. A lavoura da soja poderá alcançar em torno de 7,1 milhões de toneladas, que corresponde a 4,0% acima do volume produzido em 2021. Dessa forma, a safra da oleaginosa poderá atingir volume recorde pelo terceiro ano consecutivo. A área plantada no estado está projetada em 1,79 milhão de hectares, sendo 5,3% superior ao observado em 2021. 

  5. As duas safras anuais do milho podem totalizar 2,75 milhões de toneladas em 2022, o que representa uma expansão de 10,0% na comparação anual. Com relação à área plantada, estimada em 700 mil hectares, o IBGE aponta para uma expansão de 4,5% em relação à do ano passado. A estimativa da primeira safra do cereal ficou em 2,1 milhões de toneladas, 10,5% superior à de 2021. Já o prognóstico para a segunda safra ficou em 650 mil toneladas, com crescimento de 8,3% em relação à colheita do ano anterior. 

  6. No ciclo atual, a perspectiva é de que a produção total de feijão alcance 244 mil toneladas, o que representa avanço de 28,9% na comparação com a safra de 2021. O levantamento manteve a estimativa de área de 417 mil hectares plantados, a mesma observada no ano anterior. Estima-se que a 1ª safra da leguminosa (145,6 mil toneladas) seja 41,3% superior à de 2021, bem como a 2ª safra (98,3 mil toneladas) tenha uma variação positiva de 14,1% na mesma base de comparação.

  7. Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estima produção de 5,6 milhões de toneladas, alta de 1,4% em relação à safra 2021. A estimativa da produção do cacau está projetada em 126,5 mil toneladas, o que representa uma queda de 12,8% na comparação com a do ano anterior. 

  8. Em relação à produção do café, é esperada uma colheita de 224 mil toneladas este ano, 8,2% acima da observada no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 89 mil toneladas, com variação anual positiva de 20,3%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora ou conilon tem previsão de 135 mil toneladas, alta de 1,5% na mesma base de comparação. 

  9. As estimativas para as lavouras de banana (911,3 mil toneladas), laranja (653,5 mil toneladas) e uva (60,8 mil toneladas), por sua vez, registraram, respectivamente, variações de 2,9%, 3,0% e -0,8%, em relação à safra anterior. 

  10. O levantamento ainda indica uma produção de 856,3 mil toneladas de mandioca, 0,6% inferior à de 2021. A produção de batata-inglesa, estimada em 354 mil toneladas, apresenta recuo de 8,5%; e a do tomate, estimada em 178 mil toneladas, aponta queda de 14,5% na comparação com o ano passado.
                                                                                               ******
  11. “Dizer que cuida de gente na propaganda é fácil. Quero ver na prática, zerando impostos em prol da população”, diz o pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), comparando o governador Rui Costa, que até hoje não aliviou o ICMS sobre os combustíveis, com o presidente Bolsonaro que, depois de reduzir IPI, zerar os tributos federais sobre óleo diesel e gasolina, suspendeu a cobrança do Imposto de Importação sobre produtos alimentícios.

  12. “O trigo e a farinha de trigo estão isentos de imposto de importação para que o pão nosso de cada dia chegue à mesa do povo brasileiro mais barato. A medida foi anunciada ontem pelo Ministério da Economia e prevê isenção também para carne de boi desossada, carne de frango, milhos em grãos, bolachas e biscoitos”, informa Roma.

  13. Para o pré-candidato bolsonarista, a ação do governo federal vai ampliar a oferta desses produtos, com a entrada de importados, e forçar a baixa de preços, causando a queda da inflação dos alimentos. “Será que o governo do PT na Bahia vai tomar alguma medida para reduzir o ICMS também? Até hoje esperamos a redução do ICMS para reduzir o preço do combustível em nosso estado”.

  14. Com o objetivo de promover vínculo entre educação e comunidade, que o UniRuy Wyden, em parceria com a Polícia Militar da Bahia, realiza nesta sexta, dia 13, em comemoração aos 40 anos do Bairro da Paz, a primeira edição do Ação Global. A iniciativa, que vai envolver cerca de 10 cursos da instituição de ensino, como Enfermagem, Direito, Psicologia, Fisioterapia, Administração, entre outros, visa auxiliar as necessidades dos moradores locais por meio de serviços gratuitos que ocorrerão das 13h às 17h.

  15. “Contribuir com uma comunidade tão rica em desenvolvimento, que faz uma grande diferença na cidade, tem um sabor ainda mais especial para o UniRuy, pois potencializamos nossa missão como instituição de ensino superior quando unimos ensino prático e inovador com responsabilidade social. Essa parceria, que já vem de tantos anos com o bairro da Paz, apenas se fortalece cada vez mais em projetos tão significativos como esse”, celebra Rodrigo Vecchi, reitor do Centro Universitário.

  16. A ação, gratuita e aberta ao público, terá uma programação especial para os moradores do Bairro da Paz, disponibilizando orientação e avaliação em saúde bucal, aplicação de flúor por meio dos alunos e professores de Odontologia do UniRuy, oficina de planejamento financeiro familiar, orientação e avaliação fisioterapêutica, consultoria em pequenas reformas, orientação trabalhista e civil, palestra “Psicoeducação em Saúde Mental, será que estou adoecendo?” com abordagem dos mitos e verdade sobre saúde mental, orientação sobre prevenção e cuidados acerca do acidente vascular encefálico, o AVC, além de aferição de pressão arterial e glicemia.

  17. O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de Lauro de Freitas, para o exercício do ano de 2023, foi apresentado pela Secretaria Municipal da Fazenda durante audiência pública online, nesta quinta-feira (12). Na proposta, a Sefaz explicou as metas e prioridades da gestão, além da previsão de receitas. O documento será encaminhado à Câmara até o dia 15 deste mês, para análise e aprovação dos vereadores.

  18. De acordo com o secretário da Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, a LDO organiza as metas e prioridades com base no Plano Plurianual (PPA), para orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). “A Lei de Diretrizes Orçamentárias permite que tenhamos uma visão antecipada, dentro de uma lógica, de como estará o cenário econômico dos próximos anos e seus principais indicadores que vão impactar no orçamento da gestão”, ressaltou.

  19. Na LDO, a metodologia da projeção de receita é estimada com base nas variáveis do Produto Interno Bruto (PIB), do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) e da taxa de juros básica da economia (Selic), bem como a análise da execução das receitas dos dois últimos anos. Já as metas e prioridades são definidas pelas repartições públicas da administração municipal, entre as áreas de Saúde, Educação, Social, Cultura e outras.

  20. A gasolina em Paris custa 2.18 euros o livtro, a quem interessar possa.
 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>