Miudinhas
Tasso Franco
28/12/2021 às  12:38

GOVERNO ESTADO ABRE CONTA BANCÁRIA NO BB PARA DOAÇÕES A DESABRIGADOS

A Bahia registrou 673 casos de Síndrome Gripal (SG) com laudo positivo para Influenza A H3N2 e oito mortes ocasionadas pela doença


   1. O Governo do Estado disponibilizou uma conta bancária para recebimento de doações em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes na Bahia. Os recursos serão utilizados para compra de itens básicos, como geladeiras e fogões, e beneficiarão famílias de todas as regiões que foram impactadas pelas fortes chuvas deste mês de dezembro.


2. A conta bancária do Banco do Brasil tem como número de agência 3832-6 (setor público) e conta número 993.602-5, identificada como BA Estado Solidário. Para depósitos via PIX, os doadores devem usar o CNPJ da Sudec – Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado: 13.420.302/0001-60.

3. A Bahia registrou 673 casos de Síndrome Gripal (SG) com laudo positivo para Influenza A H3N2 e oito mortes ocasionadas pela doença. De acordo com o boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) nesta terça-feira (28), 114 casos evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de hospitalização.

4. Foram registrados 8 óbitos ocasionados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza A H3N2, o que representa uma taxa de letalidade de 7,1% entre os casos de SRAG hospitalizados. Dos óbitos, 7 ocorreram em Salvador e 1 em Laje.

5. A maior letalidade foi observada na faixa etária igual ou maior a 80 anos, com registro de 06 óbitos. Os outros dois foram nas faixas de 60 a 69 anos (01 óbito) e 70 a 79 anos (01 óbito). Apenas 01 óbito não apresenta informações acerca da presença de comorbidades.

6. O monitoramento da circulação de vírus respiratórios é realizado através da notificação dos casos de SRAG no sistema de informação SIVEP-GRIPE. “E também através de amostragem realizada por unidades sentinelas da Síndrome Gripal (SG). Para efeito de notificação, devem ser considerados os casos de SRAG hospitalizados ou os óbitos por SRAG independentemente de hospitalização”, explica o boletim.

7. Devido à instabilidade no sistema de informação do Ministério da Saúde, o acesso aos dados de notificação de casos tem sido inconsistente e descontínuo, fazendo com que as informações permaneçam sujeitas a revisão.

8. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 323 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 213 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (27) também registra 7 óbitos. Dos 1.269.192 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.240.046 já são considerados recuperados, 1.675 encontram-se ativos e 27.471 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

9. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.679.366 casos descartados e 258.168 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.666 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

10. Até o momento temos 10.679.736 pessoas vacinadas com a primeira dose, 260.515 com a dose única, 8.754.620 com a segunda dose e 1.263.083 com a dose de reforço.

11. Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta terça-feira (28), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 34.163 desabrigados e 42.929 desalojados. O total de feridos permaneceu em 358. Mais de 470 mil (471.786) pessoas foram afetadas.

12. Também foi confirmada a 21ª morte: um rapaz de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite da segunda-feira (27), e acabou se afogando. Os municípios com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).    

13. Os deputados federais baianos se reuniram na manhã desta terça-feira (28) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) para discutir intervenções de ajuda aos municípios prejudicados pelas enchentes após fortes chuvas no sul da Bahia. Além das ações de imediato para o resgate de vidas, a criação de um fundo de catástrofe entrou em pauta após a tragédia.

14. O parlamentar, Alex Santana (PDT) explica que esse aporte financeiro vai observar o teto de gastos e é possível que vire uma ação permanente para o país. “Quando for passado esse momento emergencial, vamos nos debruçar sobre esse fundo, além de seguir no auxílio das regiões da Bahia com a reconstrução de pontes, recriação de casas ou bairros, além de estradas vicinais que vão entrar como obras prioritárias no orçamento da Casa”.

15. Até o momento, mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas e outros 16 mil indivíduos estão desalojados em decorrência dos temporais das últimas semanas no sul da Bahia. Ao menos, 18 pessoas morreram desde o início das fortes chuvas.

16. Santana peticionou na Câmara Federal a flexibilização do aporte financeiro dos recursos advindos das emendas de bancada com o objetivo de auxiliar os 66 municípios da Bahia que se encontram em situação de emergência por conta das fortes chuvas.

17. “Estamos no final do exercício, portanto, num período onde normalmente não temos espaço para liberar recursos das emendas parlamentares de bancada. Mas diante da emergência da situação no interior baiano, solicitei ao presidente da Câmara essa flexibilização para que possamos encaminhar recursos que minimizarão os transtornos causados pela chuva e auxiliarão às famílias prejudicadas por essa catástrofe natural”, justificou Alex Santana.

18. Em ação conjunta com os shoppings de Salvador e Lauro de Freitas promovida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o projeto busca unir forças com aqueles que querem ajudar de alguma forma as milhares de famílias atingidas pelas fortes chuvas. O ponto de arrecadação de doações fica no Estacionamento G0 (próximo ao GBarbosa) e, em apenas três dias, já foram arrecadadas e entregues mais de 3 toneladas de alimentos.

19. “O Sul da Bahia precisa de ajuda e nós acreditamos na força da união e da solidariedade. Por isso, estamos fazendo parte da campanha de arrecadação e hoje realizamos a primeira entrega de donativos para as famílias vítimas das chuvas. Nós nos encarregaremos de entregar a sua doação”, afirma o gerente de marketing do Shopping Bela Vista, Ticiano Cortizo.

20. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas, cobertores e agasalhos em bom estado de conservação. As doações serão entregues ao Corpo de Bombeiros, que levará até as cidades mais atingidas.

21. Quer contribuir? Você pode deixar sua doação em bom estado de conservação no Estacionamento G0 (próximo ao GBarbosa) do Shopping Bela Vista. Juntos, vamos fazer a diferença!


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>