Miudinhas
Tasso Franco
08/12/2009 às
21:20
ORÇAMENTO 2010 ENTRA NA RETA DE CHEGADA PARA VOTAÇÃO NA ASSEMBLEIA
Ibope revela que o presidente Lula vai muito bem. Seu governo, nem tanto.
Foto: BJÁ |
|
Passarela entre A Tarde e a Casa do Comércio: onde é mesmo que o pedestre passa? |
Miudinhas globais:
1. A Assembleia Legislativa retoma os trabalhos nesta tarde de quarta-feira, 9, penúltima semana da atual legislatura para apreciar alguns projetos do Executivo e votar o Orçamento 2010. Ao que tudo indica, pelas últimas sessões, não haverá acordo entre a base do governo e a Oposição. O líder do governo, deputado Waldenor Pereira (PT) está fortalecido desde que conseguiu harmonia e decisão da sua base.
2. O assunto mais preocupante do governo continua sendo a segurança pública. Com a sequencial mortes de policiais (20 PMs neste ano) o clima é bastante tenso na Corporação e as associações estão exigindo do governo o cumprimento de acordos realizados com a Secretaria de Relações Institucionais, os quais, não estariam sendo cumpridos. O deputado capitão Tadeu (PSB) deve voltar a carga em plenário.
3. O senador César Borges (PR-BA) pediu hoje (08) uma participação maior do Nordeste no rateio dos royalties do petróleo do pré-sal e criticou a posição radical anti-negociação dos estados mais ricos do país, beneficiados pela localização das reservas descobertas em alto-mar próximo de suas costas marítimas.
4. Para o senador, o petróleo do pré-sal é dos brasileiros e por estar situado a distância de 300 quilômetros do litoral, os estados e municípios produtores não podem alegar risco ambiental para obter um benefício desproporcional.
5. "Defendo uma participação mais equitativa dos
royalties para que se cumpra um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, no artigo 3ª da nossa Constituição, que é o de erradicar a pobreza e reduzir desigualdades sociais e regionais", afirmou.
6. Está linda a decoração natalina da Prefeitura do Salvador na Avenida Paralela com modelo novo: breu.
7. O deputado Severiano Alves (PMDB-BA) foi condecorado nesta terça pelo Comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio
Soares
de Moura Neto, na Ordem do Mérito da Defesa, no Grau de Grande-Oficial, do Quadro Suplementar. A cerimônia aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, com a presença do ministro Nelson Jobim (Defesa).
8. Como ganha medalha esse deputado Severiano.
9. O cinema brasileiro vai mostrar, pela primeira vez, a realidade de uma vítima da guerrilha durante a ditadura. "Reparação", que estréia em 2010, é o longa-metragem em alta definição contando a história de Orlando Lovecchio, que perdeu a perna num atentado a bomba no consulado americano, em São Paulo, em 1968, e ainda hoje luta por justiça, como esta coluna relatou, em primeira mão, anos atrás.
10. Como não o consideram vítima da ditadura militar, sua aposentadoria é menor do que a do autor do atentado, um terrorista de esquerda. A tragédia enterrou para sempre o sonho de Lovecchio de ser piloto de avião.
11. O documentário tem depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique, do historiador Marco Antonio Villa e do jornalista Demétrio Magnolli, entre outros. Os realizadores querem "iniciar uma nova discussão sobre o período militar dentro do contexto do cinema brasileiro, que até hoje tem falhado por mostrar apenas um lado dos que viveram a época, de uma forma muitas vezes maniqueísta".
12. Deve ser votada nesta quarta-feira (9/12), em segundo turno, pelo Senado Federal, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC)
28/2009 que acelera o prazo de divórcio no Brasil eliminando a separação judicial.
13. É a terceira e última sessão de discussão, em segundo turno. A proposta já foi aprovada em primeiro turno, em 2 de dezembro (com 54 votos favoráveis , três contrários e duas abstenções). Caso aprovada, a matéria segue para sanção presidencial.
14. Um dos pontos centrais do projeto altera o parágrafo 6º, do artigo 226, da Constituição, e torna desnecessária, para a obtenção do divórcio, a prévia separação judicial por mais de um ano ou, então, de comprovada separação de fato por mais de dois anos.
15. O texto que se encontra no Senado é substitutivo da Câmara à proposta de autoria do deputado
Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), em proposição feita a partir de sugestão do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).
16. Depois do sucesso da edição de novembro, prestigiada por um público de fãs apaixonados, o Groove Bar repete a dose, promovendo mais um duelo de titãs, num tributo às duas maiores bandas de rock da história da música:
The Beatles x The Rolling Stones.
17. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, e quem comanda a noitada são as bandas
Rock Forever e
Stones Cover. A casa abre às 22h, com cerveja dobrada até a meia-noite. Antes e depois dos shows o DJ Pingüim [residente] esquenta a pista de dança. O ingresso custa R$20.
18. A Prefeitura de Lauro de Freitas colocou duas árvores de Natal no Rio Sapato, em Vilas do Atlântico. Que pobreza!
19. O Hospital Aliança, em Salvador, é o campeão em decoração natalina. O pessoal da SESP deveria fazer um estágio por lá.
20. A Prefeitura de Alagoinhas deposita nesta quarta-feira, 9, a última parcela do
13º salário dos servidores municipais. Independente da crise que assustou alguns municípios, Alagoinhas vem cumprindo com o compromisso de pagar antecipadamente, todos os meses, o salário de seus servidores.
21. Isso é uma obgiração. Mas, acaba sendo um bom exemplo.
22. (Do Ex-blog de Cesar Maia): No governo Lula: Piorou x Melhorou pela ordem. Segurança Pública 36%x27% Educação: 27%x38% Gastos Públicos: 36%x19% Programas Sociais: 16%x48% Combate a Corrupção: 41%x22 Saúde: 43%x27% Impostos: 38%x21%
23. Lula vai bem. Governo vai mal. Lula teve 72% de ótimo+bom. Para 53% dos eleitores o atual governo Lula é igual ou pior que o primeiro. Para 46% é melhor. Curioso que a avaliação positiva tenha crescido tanto em relação a 2006 e a comparação entre os governos não. Um sinal de que há espuma nessa avaliação. Talvez pela sobrevisibilidade. Lula cresceu 4 pontos em relação a setembro.
24. Mas o governo não vai tão bem. A desaprovação do combate à fome e à miséria subiu de 30% para 37%. Na educação, a desaprovação subiu de 41% para 46%. Na saúde 57% desaprovam o governo Lula (66% nas Capitais e 71% nas Periferias metropolitanas). Em relação ao meio ambiente, 37% desaprovam. Impostos: 55% desaprovam o governo Lula.
25. E Segurança Pública continua como a pior área do governo: 59% desaprovam. Nas Capitais, 70% desaprovam. Sobre desemprego, 42% acham que vai aumentar. Eram 40% em setembro. 49% acham que a inflação vai aumentar. Eram 45% em setembro.
26. Problema prioritário: Segurança Pública 33% (curiosamente Saúde não foi incluída).
27. Serra obteve 38% (43% nos municípios do interior e nos pequenos municípios) das intenções de voto. Dilma 17%. Ciro Gomes 13%. Marina 6%. Com o nome de Aécio, Ciro Gomes passa para primeiro com 26% das intenções de voto, confirmando que sua troca é com Serra. Ganha 13 de Serra e Dilma ganha 3.
28. Com certeza votaria nele: Serra 25% Dilma 14% Ciro 11% Marina 5% Taxa de fixação: (com certeza votaria intenção de voto): Serra 66% Dilma 82% Ciro 78% Aécio 64% Marina 83%
29. Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia, participa na próxima quarta (09), da 32ª Reunião Ordinária do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
30. Tendo como pauta
Brasil e as perspectivas para o desenvolvimento, a reunião acontece na Sala Brasília do Palácio Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), das 09h:30 às 13 h:00 e conta com a presença dos ministros Dilma Rousseff e Guido Mantega.
31. Pensamento do dia: Dirigido por mim, guiado por Deus. É por isso que o camarada do volante dá tantas contra-mãos.
32. Hoje, em Salvador, dia de Nossa Senhora da Conceição; hoje, em SP, dia de caos.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>