Miudinhas
Tasso Franco
23/11/2009 às
22:06
BASE GOVERNO NA ALBA TEM DIA D PARA MOSTRAR UNIDADE OU SE DESMORALIZA
Léo Kret do Brasil tem direito assegurado pela Justiça para usar este nome
Foto: BJÁ |
|
Leur Lomanto Jr ao chegar no plenário da ALBA: - Vim trabalhar mas o governo não quer |
Miudinhas globais:
1. Esta terça-feira, 24, será uma espécie de Dia D para a base governista na Assembleia Legislativa. Não que o mundo vá se acabar ou represente um desembarque na Normandia como aconteceu na II Guerra Mundial, mas, a verdade é que o governo precisa dar uma demonstração de força de sua unidade, senão a vaca vai pro brejo antes da hora. E, em véspera de ano eleitoral, o melhor é que a vaca sequer entre no brejo, quanto mais que se atole por lá.
2. A impressão que a base deu nesta segunda-feira, 23, foi de que a vaca tá atolada sem com isso menosprezar a gostosa comida mineira que leva também este mesmo nome. Foi um bate-cabeça, uma desarticulação que deu dó. O líder do governo, deputado Waldenor Pereira (PT), minimiza entendendo que segunda-feira é um dia complicado. Mas, teve também o erro de sexta-feira última com convocação de uma sessão extraordinária com Lula na capital.
3. Tinha tudo para não dar certo, como não deu, nem sexta última; nem hoje. Daí que, na terça-feira, 24, a base tem que mostrar serviço, unidade, coesão e fazer valer a sua condição de maioria. Se o governo ao que se faz crer pela estratégia esboçada, não deseja acordo com a oposição, sua base tem que estar presente em peso e disposta.
4. Porque aprovrar projetos sem que tenham passado nas comissões (e este ano nada se passou por elas) demanda esforço duplo, paciência e tempo. Se não houver acordo, mesmo com os três projetos que estão em pauta (microempresas, PPP e adequação ao Conselho de Saúde) demora-se uma vida.
5. Ora, num momento dessa natureza, com a base não tão poderosa como era há um ano, o melhor é negociar. O governador sabe disso porque tem vasta experiência nessa área e há um Orçamento a ser aprovado em pauta. Negociar, evidente que significa ceder, mas não necessariamente mostrar-se frágil.
6. Em nossa opinião esse é o caminho para desatolar a vaca e permitir que o implante capilar do deputado Waldenor Pereira prospere.
**
7. No encontro do PV realizado em Feira (no sábado dia 21), o representante da Executiva Nacional do partido, Fernando Guida, reafirmou a decisão de formação de chapa própria ao governo baiano em 2010 e que esse processo estará concluído no dia 12, no encontro que o PV faz em Salvador.
8. Inconformado com esse anúncio, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do governo Wagner, Juliano Matos, acusou o dirigente nacional de querer impor essa decisão ao partido na Bahia, considerando essa atitude como uma "ditadura partidária".
9. Acompanharam a defesa do secretário os filiados com cargos no governo Eduardo Mattedi e Ari da Mata; Beth Wagner não compareceu. Já o vice presidente do partido, Jair Gomes, fechou com a decisão nacional.
10. Matos afirmou que "uma decisão dessas causa sérios prejuízos às conquistas obtidas pelo governo estadual, como o progama Água para Todos'. Como ninguem entendeu o que ele quis dizer com isso - o Água para Todos é um programa do governo federal que tem contrapartida estadual - o secretário completou falando dos apoios que o PV ganharia (infraestrutura de campanha) se feita a aliança com o PT na coligação proporcional.
11. O dirigente do PV nacional rebateu a fala do secretário verde, informando que a decisão de chapa própria já foi tomada e não tem revogação. Tanto no encontro de Feira, como no de Lençóis (este realizado no domingo 22), estiveram presentes os deputados Luiz Bassuma, Mão Branca e Edson Duarte, além do presidente do PV, Ivanilson Gomes, que reafirmaram a necessidade chapa ao governo em 2010, para fortalecer a campanha na Bahia da senadora Marina Silva (PV/AC) à presidência da República.
12. É preciso não confundir a fé com o desastre que foi a campanha do Bahia no campeonato da 2ª Divisão. Daqui a pouco vão achar que o Bahia é iluminado.
13. Dilma defende os mensaleiros e José Dirceu está voltando a ribalta. A vida como ela é já dizia Nelson Rodrigues.
14. Nesta terça-feira, 24, tem eleição para a escolha dos melhores deputados da Assembleia pelos credenciados no Comitê de Imprensa. Uma coisa parece consensual entre os jornalistas que cobrem a Casa: não apareceu nenhum depuatado (a) novo (a) que se destacasse. Vão dar os "velhinhos" de novo.
15. Esse novo estádio Arena do Bahia e Vitória é um mico que não tem mais tamanho. Salvador já tem dois estádios: Barradão e Pituaçu e terá a Fonte Nova que é um compromisso para a Copa 2014. Acontece que a cidade só tem dois "meios-times". Então, para que tantos estádios?
16. Portugal entrou nessa onda e hoje tem uma porção de elefantes brancos no país frutos dessa maluquice.
17. Fina ironia do deputado Leur Lomanto Jr, líder do PMDB, ao chegar na Assembleia nesta tarde e não encontrar quase vivalma em plenário. - Vim tom toda gás pra trabalhar mas esse pessoal do governo não quer.
18. E aí deputado Álvaro Gomes que bela gravata! Vai assinar a CPI do Metrô, perguntei. - Decido na terça, respondeu.
19. Fazer marola de que a Fabesp tem uma verba de R$70 milhões anos para justificar a nomeação de um assessor parece irrelevante. Assessor é que assessor não liga pra isso.
20. Luciana termina namoro com Jorge na novela das 8 lá vem mais drama. Já estou com olhos cheios de lágrimas.
21. No seu comentário semanal, veiculado pela Rádio Metrópole, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, responsabilizou nesta segunda-feira (23.11), o governador Jaques Wagner, pela tragédia da Fonte Nova, que resultou na morte de sete pessoas e que nesta quarta-feira completa dois anos.
22. O ministro lembrou que o governador, além de não atender aos diversos pedidos para a interdição do estádio, inclusive do Ministério Público e da Polícia Militar, liberou a sua ocupação total, mesmo alertado sobre o comprometimento da sua estrutura física.
23. É cada coisa que se duvida!
24. Ontem assiti um pedacinho de A Fazenda, na Record. Taí é melhor do que o cara que fica dando dinheiro no horário de meio dia na Itapoan. É mais autêntico.
25. Será nesta terça (24), às 9 horas, em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia-UFBA, Canela, a manifestação que reunirá estudantes, profissionais de comunicação e representantes de entidades civis em defesa da exigência de formação superior (diploma universitário) para o exercício da profissão de jornalista.
26. Vai ser lançado o
SELO AZUL, que será outorgado aos veículos de comunicação que só contratam jornalistas egressos das Universidades. No ato, os estudantes farão um apelo aos senadores integrantes da CCJ - Comissão de Constituição e Justiça do Senado no sentido de que aprovem a PEC dos Jornalistas, prevista para ser votada na próxima quarta-feira (25).
27. Um dos slogans do movimento dos estudantes e profissionais de comunicação diz: "Jornalismo de credibilidade tem diploma".
28. sde o último dia 18, conforme sentença do juiz Nelson Cordeiro, da Vara de Registro Civil, a vereadora Leo Kret do Brasil de Souza Santos passa a ter este nome no seu registro civil. A ação de retificação de nome, então Alecsandro, foi iniciada em dezembro de 2008 com o processo nº 2373576-1/2009.
29. "Esta é uma grande vitória e evolução, não só para mim, mas para milhares de travestis e transexuais que vivem constrangidas e excluídas de diversos meios devido a esta questão. A partir de agora passo a conviver com tranquilidade e paz com meu nome", comemora a vereadora.
30. Segundo a advogada Anhamona de Brito, encarregada da ação, o fundamento básico da mudança de nome foi centrado no princípio da dignidade da pessoa humana. Para Renildo Barbosa, presidente da Associação de Defesa e Proteção dos Direitos de Homossexuais (Pro Homo), a decisão deve ser comemorada pelo Movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), demonstrando a evolução e avanços do Judiciário da Bahia.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>