Miudinhas
Tasso Franco
29/04/2021 às
09:42
BRASIL ULTRAPASSA 400 MIL MORTES PELA COVID; NA BAHIA, 18.391 ÓBITOS
Só os EUA estão à frente do Brasil em nº de mortos
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.997 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.472 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (29) também registra 93 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 897.273 casos confirmados desde o início da pandemia, 862.967 já são considerados recuperados, 15.915 encontram-se ativos e 18.391 tiveram óbito confirmado.
2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.197.481 casos descartados e 197.685 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 47.220 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 18.391, representando uma letalidade de 2,05%. Dentre os óbitos, 55,46% ocorreram no sexo masculino e 44,54% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,62% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,96%, preta com 15,43%, amarela com 0,45%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,42% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 64,64%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,65%).
4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
****
5. O Brasil ultrapassou nesta quinta-feira (29) a trágica marca de 400 mil óbitos pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) A marca é atingida em meio à falta de vacinas, colapsos no sistema de saúde público e um governo alvo de uma CPI para apurar sua gestão durante a pandemia.
6. O País registrou a primeira morte por covid-19 em 17 de março de 2020. Desde então, acumula 401.186 vidas perdidas, com o acréscimo de 3.001 mortes no último período de 24 horas, de acordo com o novo boletim.
7. Dados da Associação Nacional dos Registrados de Pessoas Naturais (Arpen), entidade que representa todos os cartórios do país, indicam ainda que um em cada cinco óbitos notificados (21,7%) desde março do ano passado é decorrente da covid-19. O Brasil vive o pior momento da pandemia com patamares altos de vítimas e casos diários. Especialistas, inclusive, acreditam que os índices crescentes aumentam o risco de a nação enfrentar uma terceira onda da emergência sanitária.
8. Segundo o Conass, entre ontem e hoje, 69.389 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus, elevando para 14.590.678 o total de casos já confirmados. A taxa de letalidade da doença continua em 2,7% a nível nacional, com o Rio de Janeiro sendo o estado com o maior índice no país, 6%. Na sequência aparecem Pernambuco (3,5%), Amazonas (3,4%) e São Paulo (3,3%).
9. Em números totais, o estado de São Paulo é o mais afetado pela crise sanitária, com 2.888.158 contaminações e 95.532 falecimentos. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Santa Catarina completam a lista de estados com maiores números de mortes e casos.
10. De acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o segundo país com mais vidas perdidas em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (574.947). No ranking de nações com mais contágios, o território comandado por Jair Bolsonaro aparece em terceiro, atrás de Índia (18.376.524) e EUA (32.272.447).
****
11. As pessoas com grau moderado de autismo serão incluídas como público-alvo da vacinação contra Covid-19 em Salvador. O cadastramento começa nesta sexta-feira (30), através do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e, no sábado (1º), haverá um mutirão promovido pela Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA) para diagnóstico e cadastro dos pacientes. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@ ama-ba. org. br .
12. O preenchimento dos dados cadastrais deverá ser feito pelo médico que acompanha o paciente através do site www. comorbidades. saude. salvador. ba. gov. br . O profissional de saúde deve entrar no link com os mesmos login e senha usados no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e prestar as informações. A etapa seguinte é inserir os dados pessoais do paciente e especificar o grau de autismo dele.
13. A inclusão do grupo acontece após a provocação da Prefeitura junto à Comissão Intergestores Bipartite (CIB/BA), órgão regulador que já havia autorizado a imunização dos autistas com o nível mais severo do transtorno.
14. Na manhã desta quinta-feira, 28, o deputado estadual e líder da bancada do PT na ALBA, Osni Cardoso, realizou uma audiência pública que discutiu os impactos econômicos na Bahia com o fim do Regime Especial da Indústria Química (Reiq), dando ênfase na Medida Provisória nº 1.034/2021, que prevê a extinção, a partir de julho deste ano, do Regime.
15. “Nossa audiência não teve cunho político. O objetivo, que foi alcançado, era discutir alternativas para impedir o fim do REIQ. Tivemos representantes de diversos grupos, seja de esquerda ou de direita, unidos no propósito de agir para evitar os fechamentos das diversas plantas industriais. Neste momento, nossa preocupação é salvar a indústria química baiana e garantir que os empregos de mais de 8 mil não sejam comprometidos”, disse Osni, destacando a importância da atividade.
16. Para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes, a Bahia terá grandes prejuízos com o provável fim do REIQ. "A extinção do Regime Especial da Indústria Química, através da MP 1.034, coloca em grande risco o Polo Industrial da Bahia, especialmente a indústria petroquímica. Com o REIQ, as alíquotas de PIS e Cofins são de 3,65%; sem o regime diferenciado, passarão para 9,75%”.
17. Ampliar a rede de atenção básica e especializada, intensificar a assistência residencial a pessoas com mobilidade reduzida e expandir o acesso a atendimentos a pacientes com doenças crônicas. Essas foram algumas das 223 propostas apresentadas nesta quarta-feira (28), durante a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Lauro de Freitas, pelos participantes dos quatro Grupos de Trabalho compostos por pessoas da sociedade civil usuárias do Sistema Único de Saúde, integrantes dos conselhos municipais, servidores da Prefeitura e delegados eleitos.
18. O encontro, que este ano abordou o tema “Garantir o SUS e o Controle Social para vencer a Covid-19 e avançar nos desafios pós-Pandemia”, foi realizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, de forma virtual. Durante todo o dia mais de cem participantes puderam sugerir melhorias para a área da saúde no município.
19. “A Conferência é um espaço democrático e de construção coletiva, estamos abertos às propostas para juntos decidirmos o que for melhor para o nosso povo. Temos feito muito até aqui, mas muito ainda temos para fazer, por isso é importante a participação de todos", destacou a prefeita Moema Gramacho em sua fala de abertura no evento.
20. O secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, ressaltou os esforços e o desafio enfrentado pela gestão em reduzir a taxa de contaminação da Covid-19, aliado a oferecer atendimento rápido e eficiente para quem precisa.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>