Miudinhas
Tasso Franco
10/11/2009 às  17:33

CONSELHEIRO FRANÇA TEIXEIRA ENXOVALHA MAIS UMA VEZ TRIBUNAL DE CONTAS

Léo Kret é atração no projeto Câmara Itinerante e vai pipocar de votos em 2010



Foto: BJÁ
França Teixeira faz graves acusações que necessitam de resposta
  Miudinhas globais:

  1. A imagem do Tribunal de Contas do Estado (TCE) está manchada. Nada que envolva o ofício do governador Jaques Wagner no seu questionamento dos dois relatórios do conselheiro Pedro Lino sobre suas contas ano 2008, ainda que a oposição assim argumente, mas, sobretudo diante das acusações que estão sendo formuladas pelo conselheiro França Teixeira, referendadas na sessão desta terça-feira, 10.

  2. Sem papas na língua, França argumenta que o presidente Manoel Castro "acabou com o Tribunal" e faz uma série de acusações - uso de passagens aéreas em excesso, viagens prolongadas do presidente a outros estados, servidores com funções duplas, mordomias, quebra de decoro e outras tantas. Falou, hoje, que é prudente e já ouviu conselheiro chamando colega de "ladrão".

  3. As sessões no TCE são públicas e a imprensa tem acesso livre. Daí que esta não é a primeira vez que França enxovalha o TCE sendo necessário que a presidência dê uma resposta a essas acusações. Pois, se continuar nesse ritmo o TCE perde completamente a sua credibilidade. 

  4. França defende o fim da vitaliciedade nos tribunais de contas, com mandatos de 5 anos para cada conselheiro e sem renovação, embora, o próprio, já tenha muito mais do que isso no TCE. Alega que, só agora, descobriu o que representa o TCE da Bahia porque sofre na pele suas mazelas.

  5. Há, como se sabe, processos mútuos entre França x Manoel no Supremo. Mas, ainda assim, o que o TCe deveria fazer seria convocar a imprensa e rebater ponto por ponto as críticas de França. Se não fizer isso, se constitui em verdades e adeus imagem do órgão fiscalizador das contas públicas estatais. 

  6. O presidente do Democratas da Bahia, ex-governador Paulo Souto, entende que é hora da Assembléia Legislativa tomar uma posição mais firme em defesa do Tribunal de Contas do Estado. Souto, no entanto, faz seu papel de oposição e entende que o conflito interno do TCE deu-se após a "verdadeira censura por escrito feita pelo governador Jacques Wagner".
     7. "A forma inusitada como o governo do Estado se colocou a respeito de um posicionamento oficial de um conselheiro do TCE que agiu dentro de suas atribuições constitucionais, utilizando a sua estrutura de poder para elaborar um verdadeiro relatório paralelo, merece ama análise muito atenta de toda a sociedade baiana e em especial da Assembléia Legislativa, já que a corte de contas é um órgão auxiliar da AL", afirma Souto.


  8. Para o presidente do DEM, este foi mais um ato em que o atual governo mostrou o seu verdadeiro caráter. "É um governo que não admite a crítica, não respeita quem lhe faz oposição e agora parte para tentar até revisar o trabalho do órgão que legitimamente tem o dever de lhe fiscalizar, que é o Tribunal de Contas do Estado. Foi criado um precedente muito perigoso na Bahia".

  9. O governador Wagner não entende assim e já se expressou na imprensa que usou seu direito de contestar dados díspares de relatórios do conselheiro Pedro Lino falando de um mesmo tema com conteúdos diferenciados.

  10. Esse assunto ainda vai render muitos panos para mangas.
                                                   **
   11. Alguém comentou comigo que a entervista do deputado Severiano Alves no Entrevista Coletiva da Band, com Ludimila Bertié, foi sem sal e sem açúcar. Quando perguntado porque chamara João Henrique de traidor e agora estava novamente ao seu lado, o deputado não se abalou e disse que foi uma traição institucional partidária.

  12. Na terceira edição desta legislatura do projeto Câmara Vai aos Bairros, em São Caetano, a vereadora Leo Kret (PR) foi mais uma vez a mais badalada. Uma fila de crianças foi organizada para pedir autógrafos a dançarina. Tá com a bola cheia. Vai pipocar de votos em 2010.


  13. Os moradores tiveram a oportunidade de fazer reivindicações aos vereadores sobre as principais carências do bairro e das comunidades adjacentes. Trânsito caótico, falta de postos de saúde e áreas de lazer e a violência estão os problemas mais citados.


  14. Representantes dos moradores agradeceram a oportunidade de falar diretamente para os vereadores. Aloísio Machado e Walter Silva foram duas das lideranças que parabenizaram o presidente da Câmara Municipal, o vereador Alan Sanches, pela iniciativa.


  15. Diante dos problemas na área da saúde expostos pela população na sessão, a vereadora Aladilce Souza, líder da bancada da oposição, criticou a atual gestão do secretário municipal José Carlos Brito. "Quando ele assumiu, havia a promessa de resolver as deficiências da saúde em 45 dias. Hoje, continuamos com todas essas carências citadas pelos moradores", afirmou.


  16. O líder da bancada do governo, o vereador Pedro Godinho, declarou que todas as reivindicações serão encaminhadas à prefeitura, enalteceu o que já foi feito e relatou a dificuldade de se governar uma cidade como Salvador. "Os que estão criticando hoje, já estiveram no governo e fizeram muito menos".


  17. Durante a sessão, o vereador Sandoval Guimarães lembrou que já tramita na Câmara Municipal um Projeto de Lei que irá condecorar com a comenda Cosme de Farias, as lideranças que se destacarem em suas respectivas comunidades.

  18. Para ele "é muito justa essa homenagem já que Cosme de Farias foi uma personalidade muito importante que nasceu do povo e ‘advogou' em favor da população mais carente".


  19. Esta o Rasta do Pelô vai ganhar.

  20. Morador do São Caetano há mais de 35 anos, Joceval Rodrigues, declarou que sempre conviveu com os problemas citados pelos moradores na sessão. Segundo ele, como representante do bairro, está fazendo intervenções para que a população possa, de fato, ter melhorias nas condições de vida. Mas, até agora, nada.

  21. O jornalista Nestor Mendes Jr assumiu a Assessoria de Imprensa da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado da Bahia. Não é a de Angola não minha gente boa!

  22. Segundo nota oficial da Prefeitura do Salvador o TCU autorizou a continuidade das obras do Metrô de Salvador, o jussárico Metrosal.

  23. Nesta quarta-feira, 11, o vice-prefeito Edvaldo Brito recebe a Medalha do Mérito Legislativo do Congresso Nacional, em solenidade que acontece às 15h no Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

  24. A indicação para a homenagem foi feita pelo deputado federal e procurador da Câmara Sérgio Carneiro (PT-BA), que justificou a escolha "pelas qualidades humanas, competência jurídica, cultura e seriedade com que o professor Edvaldo Brito vem ocupando cargos na administração pública.

  25. Pra quem não sabe, Sérgio é irmão do prefeito João, da capital.

  26. Na próxima sexta-feira, 13, na sede do Sindicato dos Químicos e Petroleiros (ex-Sindiquímica), rua Marujos do Brasil, 20, Nazaré, às 18h, será lançada a candidatura do sociólogo e professor Nilo Rosa à presidência do PT de Salvador.

  27. Levado à disputa pelo movimento negro, do qual é militante histórico, Nilo Rosa conta com o apoio das tendências Democracia Socialista (DS) e O Trabalho.

  28. Livre pensar é só pensar: o Vitória é bom de remo e não de futebol.

  29. A jornalista Nice Melo nas nuvens porque tirou uma foto com Cauã Raimond, na C&A do Iguatemi. Diz que vai colocar na moldura.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>