Miudinhas
Tasso Franco
11/01/2021 às
12:20
GOVERNO DA BAHIA SUSPENDE CIRURGIAS ELETIVAS ATÉ DIA 31 DE JANEIRO
Veja as agências do que o Banco do Brasil vai fechar na Bahia
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 915 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 1.193 recuperados (+0,2%). Dos 513.756 casos confirmados desde o início da pandemia, 497.735 já são considerados recuperados e 6.568 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.
2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,34%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.527,69), Muniz Ferreira (8.649,96), Conceição do Coité (8.533,00), Jucuruçu (8.174,45) e Itabuna (8.114,04).
4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 898.105 casos descartados e 123.632 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (11).
5. Na Bahia, 37.713 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
*****
8. O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) recomendou, nesta segunda-feira (11), a suspensão das cirurgias eletivas em todo o estado até 31 de janeiro em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). A exceção são os casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, tais como, cirurgias oncológicas, cardíacas e outras avaliadas pela equipe médica da unidade. A nota técnica de número 66 está disponível no site www.saude.ba.gov.br/coronavirus.
9. Dentre outras recomendações, a nota técnica também sugere que os pacientes internados em enfermarias recebam apenas uma visita por dia, enquanto que estão suspensas as visitas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) incentiva que os hospitais realizem visitas virtuais, por meio de vídeo-chamadas ou ligações, através da equipe multiprofissional.
10. O prefeito Bruno Reis lamentou a morte do artista Ademar Andrade, conhecido como Ademar Furtacor, nesta segunda-feira (11). Ícone da música baiana, o cantor, compositor e tecladista se tratava de um câncer desde 2010. Integrante da banda Furtacor, Ademar se notabilizou pelos sucessos “Frenesi”, “Eu amo amar você” e “Negra dourada”.
11. “Ademar é mais uma estrela da nossa terra que parte para brilhar no céu, depois de enfrentar, com muita vontade de viver, uma longa batalha contra o câncer. O seu legado e a sua alegria ficarão entre nós, que fomos presenteados com tantas canções inesquecíveis. Que Deus conforte a família e os amigos de Ademar neste momento de dor”, afirmou o prefeito.
12. O anúncio do Banco do Brasil, realizado nesta segunda-feira (11), sobre o fechamento de agências bancárias e redução de parte das unidades para postos de atendimento, foi alvo de críticas do deputado federal Joseildo Ramos (PT/BA), que classificou a decisão como um “ensaio” do que poderá acontecer com outras instituições financeiras como a Caixa e o Banco do Nordeste.
13. De acordo com o parlamentar, a movimentação do BB, que também abriu um programa de demissão voluntária para no mínimo cinco mil funcionários, é parte do processo de “fragilização” da empresa para que futuramente ela seja “vendida na bacia das almas”, atendendo aos interesses da política de privatização do Governo Bolsonaro, conduzida pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes.
14. “Os bancos públicos são importantíssimos para a nossa economia. Eles estão onde não existe lucro para os bancos privados, oferecem juros mais baixos, fazem a inclusão bancária do brasileiro, e financiam, dentre outras coisas, a aquisição de moradias, a atividade agrícola, micro e pequenas empresas e setores informais”, pontuou.
15. Ainda segundo Joseildo, a redução da disponibilidade de serviços bancários nas pequenas e médias cidades, como é o caso dos cerca de 30 municípios baianos que serão prejudicados com a decisão, é “inaceitável” e “prova a falta de comprometimento do Governo e de sua equipe econômica com os interesses da população”.
16. Ao todo, dez unidades serão fechadas em Salvador, uma em Feira de Santana e uma em Vitória da Conquista. Na lista das agências que serão transformadas em postos estão as de Antas, Aporá, Barreiras, Biritinga, Boninal, Caem, Candeal, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Crisópolis, Feira de Santana (Av. Getúlio Vargas), Ibititá, Iguaí, Itapitanga, Juazeiro (Shopping Águas Claras), Lauro de Freitas (Vilas do Atlântico), Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Mata de São João (Sauípe), Olindina, Ribeira do Amparo, Salvador (Pelourinho, Petrobras e Salvador Shopping), São Desidério, São Felipe, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Serrolândia, Tanquinho, Teodoro Sampaio, Uibaí e Vitória da Conquista (Pça Barão Rio Branco).
17. O deputado federal João Roma (Republicanos) lamentou nesta segunda-feira (11) o anúncio feito pela Ford do fechamento de suas três fábricas no Brasil, entre elas a unidade de Camaçari. O parlamentar destacou que o encerramento da unidade baiana é uma grande perda para Camaçari e para todo o estado, provocando um “grande impacto na economia”.
18. “É uma perda incalculável para a Bahia. São milhares de empregos, diretos e indiretos, afetados pelo fechamento da fábrica da Ford, que, há 20 anos, foi uma grande conquista para a Bahia. Lamento pelos trabalhadores que perderão seus postos e me solidarizo com cada um deles”, afirmou o deputado.
19. “Me preocupa, ainda, o impacto que esse fechamento terá na nossa economia em geral. São diversos setores que sofrerão. Precisamos mais do que nunca avançar com a agenda de reformas para melhorar o nosso ambiente de negócios e garantir a retomada da nossa economia”, complementou.
20. Os 118 quilômetros da BA-001 que separam as cidades de Valença e Itacaré serão restaurados pelo governo estadual, beneficiando as costas do Cacau e do Dendê, duas das regiões mais procuradas pelos turistas que visitam a Bahia. A ordem de serviço que garante o início das obras, orçadas em R$ 50 milhões, foi assinada na tarde desta segunda-feira (11), na sede da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), em Salvador.
21. De acordo com o titular da Seinfra, Marcus Cavalcanti, as obras começam na próxima semana. “A BA-001 é uma das rodovias mais importantes da Bahia e, assim como outros eixos estruturantes, está sendo recuperada por nós. A obra vai ter impacto em todas as cidades pelas quais passa a estrada, que formam um dos principais polos turísticos do nosso território”, avaliou o secretário.
22. A iniciativa – que também envolve a manutenção da rodovia por cinco anos – será executada em dois trechos. O primeiro, saindo de Valença com destino a Camamu, com 70 quilômetros, e o segundo, de Camamu a Itacaré, com 48. A recuperação irá alcançar ainda os municípios de Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Igrapiúna.
22. Atrações turísticas como a Cachoeira da Pancada Grande, Morro de São Paulo, Barra Grande, Praia de Pratigi, Guaibim, além das praias de Itacaré, estão localizadas no sul e baixo sul baianos, regiões que serão alcançadas pelos serviços de melhoria.
23. A partir desta segunda-feira (11) e até as 12h do próximo dia 19, estão abertas as inscrições no programa de concessão de bolsa de estudos para dependentes dos servidores da Prefeitura de Salvador. O edital foi publicado pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (8), e pode ser acessado no endereço www. dom. salvador. ba. gov. br .
24. As inscrições serão realizadas exclusivamente através do link www. mathitis. salvador. ba. gov. br e poderão participar servidores e empregados públicos, utilizando o login e senha de acesso ao contracheque on-line. Será concedida apenas uma bolsa por servidor e o dependente deverá estar matriculado em uma instituição credenciada.
25. A administração municipal arca com o valor das mensalidades nos percentuais de 60% a 90%, que será consignado em folha de pagamento a partir do mês de fevereiro, observando-se os critérios estabelecidos em legislação. Cinco por cento do orçamento municipal é reservado para atender aos servidores/empregados públicos com dependentes considerados público-alvo da Educação Especial.
26. Até o momento, 49 escolas estão credenciadas e mais 17 estão em processo final de regularização. O programa contemplou, no ano de 2020, 1.473 alunos, filhos e dependentes de servidores municipais, sendo 1.411 pela ampla concorrência e 62 para alunos com necessidade especial.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>