Miudinhas
Tasso Franco
08/09/2020 às  09:22

CASOS DE PACIENTES ATIVOS COM COVID-19 CAEM PARA 7.841 NA BAHIA

Na Bahia, 24.034 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.


   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 851 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.448 curados (+0,6%). Dos 272.814 casos confirmados desde o início da pandemia, 259.239 já são considerados curados e 7.841 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

   3. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,32%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.054,08), Almadina (5.893,12), Itabuna (5.221,29), Dário Meira (4.957,98), Salinas da Margarida (4.793,52).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 512.440 casos descartados e 84.124 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (8).

  5. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 41 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
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  6. A administração do município de Ipirá implantou o Pregão Eletrônico. De acordo com o prefeito Marcelo Brandão (DEM), "estamos prosseguindo com uma estratégia governamental pautada no avanço da transparência e eficiência da gestão
pública".

  7. De acordo com a prefeitura, o município aderiu ao sistema eletrônico de compras como uma forma de inovar os seus processos licitatórios, assegurando ainda mais transparência, competitividade, maior economia dos recursos públicos, maior celeridade e eficiência nos procedimentos, além de garantir segurança jurídica aos processos.

  8. Com a implantação da plataforma eletrônica o número de empresas concorrentes poderá ser maior, já que empresas de todo país poderão participar, aumentando a competitividade e diminuindo o preço final do produto ou serviço a ser contratado pela prefeitura. Assim como irá tornar todo o processo mais ágil, otimizando também os trabalhos dos servidores da comissão de licitação.

  9. O município aderiu a essa modalidade seguindo o Decreto nº 10.024, de 20 de setembro de 2019, e o prazo definido na Instrução Normativa nº 206/2019, do Governo Federal, que determina que os municípios utilizem deste meio para aquisição de bens e contratação de serviços cujos recursos aplicados sejam decorrentes de transferências voluntárias da união, tais como convênios e contratos de repasse.

 10. A Fundação Gregório de Mattos (FGM) publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), o resultado da etapa de avaliação e seleção do Selo João Ubaldo Ribeiro - Ano III (edital 008/2019). O edital é promovido pela FGM, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com o objetivo de fomentar, promover e difundir a produção artístico-cultural na capital baiana. 

  11. Dentre 112 títulos inscritos, foram selecionadas oito obras distribuídas nas seguintes categorias: Romance, com o título “As fotos roubadas", do autor Breno Fernandes Pereira; Poesia, com o livro "Soprando o Vento", de Tiago Dias Oliveira; Literatura Infantil, com a obra "História do bicho-folhagem", de Stael Mamed; Dramaturgia, com "Alimentando as feras", de Aicha Marques;

  12.  "A travessia do grão profundo", de Paulo Atto Batista dos Santos; Crônica, com "Fuxico, resenha, mexerico nas esquinas e buzús de Salvador", de Daiana Soares de Oliveira; Conto, com "Sobre quatro patas há um lugar seguro", de Maria Aruane Santos; e Livre, com "Efemêrides", de Márcia Fonseca Monteiro de Campos. 

  13. O prazo para que o autor ou representante legal apresente recurso nessa etapa é de três dias. O contato deve ser efetuado através do email seloano3 @ salvador. ba. gov. br. Após a finalização deste prazo de contestação, a Comissão de Avaliação e Seleção, nomeada pela FGM, responderá aos recursos através de publicação no Diário Oficial do Município em até cinco dias. 

  14. Diversos órgãos municipais ligados à Prefeitura retornaram com os atendimentos presenciais nesta terça-feira (8), mediante os protocolos de segurança para conter a disseminação do novo coronavírus. 

  15. As Prefeituras-Bairro da cidade, por exemplo, já se encontram com barreiras de PVC acrílico nos guichês, com intuito de ampliar a proteção tanto dos servidores quanto da população. Com essa medida, é possível reduzir os riscos de contato com partículas contaminadas e liberadas durante a fala, tosse ou espirro.

  16. Além disso, as 10 unidades administrativas de Salvador (Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Valéria, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Liberdade/São Caetano) foram desinfectadas ao longo da última semana e todos os funcionários, testados.

  17. Os espaços ganharam marcações no chão para indicar distanciamento necessário entre uma pessoa e outra, assim como as cadeiras da recepção. Além disso, os cidadãos também estão tendo temperatura aferida nas entradas. Em cada unidade foi colocada dispensadores de álcool em gel.  

  18. Nesse retorno das atividades presenciais, as Prefeituras-Bairro recebem o público em geral das 8h até as 15h. Das 15h às 17h, os atendimentos são voltados para pessoas pertencentes ao grupo de risco para a Covid-19.  

  19. Nesse início de retomada, as unidades estão com alguns serviços suspensos, a exemplo dos atendimentos vinculados à Transalvador, ao Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM), recadastramento do Bolsa Família, Tribunal de Justiça e Coelba. Vale reforçar, ainda, que nenhum dos espaços faz recadastramento do cartão SUS.

   20. SIMM – No final de semana, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) também realizou testagem rápida para detecção da Covid-19 em todos os colaboradores que atuam na sede do órgão, no Comércio. O local só tem recebido o público com hora marcada após teleatendimento nos números 3202-2003 e pelo 3202-2004 (este último referente ao SIMM Mulher), de segunda a sexta, das 7h às 16h. A ocupação no espaço foi limitada para não gerar aglomerações.

   21. Os candidatos que são encaminhados para as seleções de emprego encontram salas com marcações de distanciamento, ambientes arejados e dispensadores de álcool em gel em local visível e de fácil acesso. O SIMM está finalizando um site para marcação de atendimentos presenciais e, até que isso ocorra, a instituição segue com o teleatendimento para avaliar o perfil dos trabalhadores (mais de 11 mil pessoas já passaram por essa etapa durante a pandemia). 


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