Miudinhas
Tasso Franco
02/10/2009 às  20:02

VITÓRIA DE LULA EM COPENHAGUE AJUDA CAMPANHAS DE DILMA E GOVERNADORES

Deputado Severiano Alves ingressa no PMDB com críticas ao ministro Lupi


Foto: Reuters
Como sentenciou Machado de Assis: "Ao vencedor, as batatas" e Lula está com boa plantação
   Miudinhas globais:

   1. "Ao vencido, ódio e compaixão; ao vencedor, as batatas". Muita gente conhece essa expressão machadiana do seu romance Quincas Borba, Machado de Assis, 1891, no qual conta como Rubião, um pacato professor se torna rico da noite para o dia após receber uma herança deixada pelo filósofo Quincas Borba. E anos depois, no Rio dissipador do século XIX, morre pobre após se envolver com um casal de espertos. 

  2. Mas, solenimente, ao morrer, admitiu que, herdara também a filosofia "humanitista" do filósofo Quincas e não injuriou seus algozes admitindo a máxima dando conta de que, quem venceu a guerra, que fique com as batatas.

  3. Em Copenhague, nesta sexta-feira, 2, o grande vencedor para que o Rio de Janeiro se tornasse a sede das Olimpíadas de 2016 foi o presidente Lula da Silva. Portanto, é o dono das batatas, um imensa plantação que lhe renderá dividentos políticos mundiais, ajudará e muito a candidatura Dilma Rousseff e os seus candidatos nos estados.

  4. É, sem dúvida, o feito mais importante do seu governo no plano das relações institucionais internacionais, admitindo-se, até, que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sabendo de antemão que Chicago estava praticamente fora do páreo, teria viajado a Dinamarca para ajudar a missão do colega brasileiro.

  5. Todos mundo sabe que são múltiplos fatores que levam a uma vitória dessa natureza, sobretudo as questões técnicas e econômicas, mas, a decisão sempre envolve caráter político, uma vez que proposta por proposta todos sabem fazer e bem, e filmete e outros usos do marketing ajudam, porém, não são fundamentais.

  6. Daí a importância e o papel de Lula nesse processo. Seu choro de alegria pelo povo brasileiro, ele que pode fazer isso porque veio do nada, do sertão de Pernambuco num pau-de-arara e hoje encanta o mundo. Goste-se dele ou não. Essa é a realidade presente.

  7. Os reflexos desse feito já chegaram aos estados. O governador Jaques Wagner comemorou pois sabe que, quando mais Lula se apresente com força e popularidade o ajudará na sua reeleição, e no seu governo. Salvador será sub-sede de jogos no futebol, o que também acontecerá em 2014, na Copa do Mundo.

  8. Wagner, portanto, tem dupla missão porque seu mandado se encerra em 2010 necessitando, pois, renová-lo até 2014 (época da Copa) e preparar a Bahia, de acordo com seu projeto para uma longa caminhada, fazendo o seu sucessor a partir daí, e atingindo as Olimpíadas, em 2016.

  9. O prefeito João Henrique também comemorou porque sendo o administrador público da capital, embora não atinja nem a Copa de 2014 nem os Jogos Olímpicos de 2016 nessa função, seu 2º mandato se encerra em 2012, é político nato, tem pretensões de ser governador da Bahia e torce, evidentemente, para que a capital melhore seus equipamentos e a condição de vida do seu povo.

  10. Evidente que o projeto Olimpíadas 2016 beneficiará o eixo Rio-São Paulo, especialmente o Rio, com investimentos da ordem de R$25 bilhões. Parece muita coisa. Mas, não é. Trata-se do valor corresponde ao Orçamento da Bahia previsto para 2010 e/ou a metade do que arrecadava a CPMF. Ainda assim é um valor astronômico para investimentos em cidades no Brasil.

  11. A nossa pobreza é de tal ordem que Salvador se arrasta há 10 anos para construir uma linha calça curta de metrô. Uma dinheirama dessas (R$25 bilhões) é o que Salvador recebe em investimentos durante duas décadas e olhe lá. Daí que, justifica-se o otimismo e as comemorações do governador e do prefeito, mas eles têm que se ajustarem, agora, para tirar dividendos desses dois eventos.

  12. Digo eles e os próximos que seguirem com essa missão porque, assim como podem seguir em suas carreiras políticas, outros também poderão sucedê-los. São projetos tão grandiosos, como disse o dono das batatas, o presidente Lula da Silva, que mexe com a autoestima do povo brasileiro e da América Latina.
                                                    ** 
                                                   
  12. Os Democratas se somam à alegria do povo brasileiro, pela escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A vitória do Rio é resultado de muita luta, muita persistência, visão política e competência administrativa do Democratas.

  13. Foi Cesar Maia, ex-prefeito do Rio, que enxergou, batalhou e viabilizou esta vitória maravilhosa para o povo fluminense, para o Brasil e, sobretudo, para nós, todos os Democratas. Vamos receber a mais nobre competição mundial dos esportes com a mesma gentileza com que recebemos nossos amigos em casa.


  14. O ex-prefeito e sua equipe foram à luta e fizeram do Pan a grande vitrine para garantir a vitória do Rio para as Olimpíadas 2016. Deu certo. E todos nós ganhamos. Essas três declarações são de Rodrigo Maia, Presidente dos Democratas.

  15. Tá bom, todo mundo agora quer tirar uma lasquinha.

  16. Mais lasquinhas: Para o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, os investimentos que serão feitos para a Copa de 2014 serão maximizados com a realização dos jogos de futebol em Salvador na Olimpiadas 2016.

  17. "Além disso, a cidade vai tirar proveito do evento, pois pode receber turistas que vão ao Rio ver os jogos. Isso coincide com a formatação de um novo roteiro turístico integrado entre Salvador, Rio de Janeiro e Manaus, que será lançado este mês na convenção da Abav".


  18. Para o presidente da Abav, Pedro Costa, a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 representa um divisor de águas na história do turismo na América Latina. "Salvador como uma das quatro capitais aptas a realizar as partidas de futebol é muito positivo, principalmente porque isso alavanca o turismo e gera emprego e renda na cidade", avalia.


  19. Para Luiz Blanc, gerente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis   Bahia (ABIH - BA), "o Estado será beneficiado em dobro, pois eventos desta magnitude garantem altas taxas de ocupação e fluxo de visitantes antes, durante e depois das competições".

  20. Todo mundo pode falar o que quiser. Mas, as batatas meu amigo, estas estão com Lula.
                                                      **

  21. Os deputados Paulo Rangel (PT) e Mário Negromonte (PP) compartilharam hoje, ao lado do governador Jaques Wagner, o mesmo palanque no município de Água Fria, que recebeu mais uma obra do Programa Água para Todos.


  22. Falando à imprensa local, o governador disse que "os baianos deixaram para trás o tempo em que não era permitido às pessoas públicas expressarem o que pensam; hoje, o exercício das liberdades democráticas é real, sem perseguição e constrangimento". 
 
  23. O senador César Borges (PR) recebeu hoje (2) o título de "Amigo do Vereador do Brasil" durante sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia em homenagem ao dia do Vereador.

  24. O título foi concedido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB-Brasil) e da Bahia (UVB - Bahia). A decisão pela homenagem aconteceu em agosto, durante o 6º Congresso Norte- Nordeste de Vereadores, no município de Porto Seguro. 

  25. Essa do depuado Bassuma se filiar ao PV numa pizzaria não caiu bem.

  25. Chegou a vez dos MSV - Movimento dos Sem Votos. Depois de Gerônimo, Mônica Kalil, Popó e outros, ingressou no PV Zelito Miranda e Guilherme Arantes.

  26. Perguntar não ofende: Sarajane vai se filiar a algum partido?

  27. O deputado federal Jorge Khoury será homenageado, neste domingo (04), em Penedo- AL, pela Câmara Regional do Baixo Sul do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Khoury mantém-se crítico ao projeto de transposição e na defesa da revitalização do Velho Chico, que faz 508 anos domingo.

  28. O Frei Luiz Cappio, a promotora de justiça Luciana Khoury e João Suassuna serão outras personalidades homenageadas na ocasião.

  29. Santo pai! Só tem azarão.

  30. O deputado federal Severiano Alves deixa o PDT, partido que foi presidente na Bahia durante anos, e ingressa no PMDB. Retorna, portanto, à planície e saiu atirando no ministro Carlos Lupi, o qual, teria "vendido" o partido e negociado com o governador Wagner.

  31. É bom lembrar que os ditos de Severiano precisam ter cautela de credibilidade. Ele falava horrores do prefeito João Henrique, até recentemente, quando o prefeito foi para o PMDB e concorreu à reeleição, inclusive taxando-o de traidor. Agora, está ao lado do prefeito.

  32. Agora, chama Lupi de traidor. Portanto, ninguém duvide que, lá adiante, elogie Lupi.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>