Miudinhas
Tasso Franco
24/09/2009 às  21:21

EFEITO CIRO: QUEDA DE JOSÉ SERRA É FATOR PREOCUPANTE PARA PAULO SOUTO

Ministério Público fecharia Feira de São Joaquim como garantiu promotora?


: BJÁ
Prefeitura está melhorando a iluminação pública no Farol da Barra nesta sexta, 25
   Miudinhas globais:

   1. Já comentamos aqui neste site o efeito Ciro nas pré-campanhas 2010 de Lídice da Mata, Geddel Vieira Lima e Jaques Wagner. Cada uma delas tem uma variável, a depender da concretização do avanço do depujtado-federal pelo Ceará, Ciro Gomes.

  2. Agora, com base nos dados atuais da pesquisa CNI, recentemente divulgada pela IBOPE, onde José Serra teve uma queda para 35% nas intenções de votos estimulada, detectou-se que, parte dos votos ganhos por Ciro foram exatamente da faixa perdida pelo paulistano.

  3. Até então, trazendo a observação para a Bahia, a candidatura José Serra era vista pelo pessoal do PSDB/DEM no estado como intransponível, inviolável, blindada, e, consequentemente, imbatível. Pois, a princípio, com Dilma Rousseff ainda na inicial e sendo lançada por Lula, em périplo pelo país até que veio a sua doença do câncer e ela teve que diminuir o seu ritmo de viagens e exposições, Serra se manteve aí no patamar de 40%, absoluto. Porém, começou a cair. 

  4. A coligação DEM/PSDB soube tirar proveito desse vácuo, quando Serra estava à frente disparado de Dilma, e empurrou o ex-governador Paulo Souto para bons números em intenções de votos, se as eleições fossem hoje.

  5. Mas, como se sabe, vieram dois novos fatores (Marina Silva, PV, agora com 8%; e Ciro Gomes, PSB, com 17%) que estão modificando esse cenário nacional e, por enquanto, os mais prejudicados são José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), justos os dois adversários principais do país, com reflexos nas campanhas dos estados.

  6. Em sendo assim, havendo uma nova perda de intenções de votos de Serra, e 35% ainda é um patamar elevado para uma pré-disputa com quatro candidatos, dois deles ainda em ascensões, Souto também seria prejudicado na Bahia, pois, à exemplo do que está acontecendo com Dilma em relação a Wagner, Serra não seria assim tão hegemônico e capaz de vencer as eleições como está posto no atual otimismo das lideranças do PSDB e do DEM na Bahia.

  7. Há de se dizer que, o pau que dá em Chico (Wagner/Dilma) dá em Francisco (Souto/Serra). De fato, isso é verdadeiro na medida em que, até recentemente, trabalhava-se com dois palanques presidenciais fortes (Serra e Dilma) e outros tantos fracos (Ciro e Heloisa Helena). Mas, veio a doença de Dilma (o povo tem um medo enorme de político doente), o ingresso de Marina no PV e o crescimento de Ciro Gomes.

  8. A situação de Souto, hoje, é mais confortável do que a de Wagner. Porque, ainda que Serra continue caindo não há indicadores de uma ameça por parte de Dilma. Mas, a política é muito dinâmica, estamos distantes do pleito, muita água ainda vai rolar embaixo da ponte e tem-se a certeza, no meio político, que se Lula não conseguir emplacar Dilma, entre Ciro e uma derrota, ele ficará com Ciro.

  9. Há um efeito desses movimentos nacionais na política estadual da Bahia? Sem dúvida. Já foi menor, mas, Lula ainda é o presidente, fortíssimo em todas as avaliações, e, Wagner, continuará apostando na mesma dobradinha que o levou ao poder, em 2006, a casadinha Lula/Wagner.

  10. Daí que, por mais que se queira estadualizar o debate, com papéis trocados em relação a 2006, sendo Wagner a vidraça e Souto o estilingue, Lula ainda é um diferencial importante a ser usado pelo PT, em qualquer hipótese, com Dilma forte ou fraca.

  11. Veja que, agora, nas respostas do PT contra os ataques de Souto nos comerciais partidários de TV, Wagner já se amparou em Lula. Imagine-se, portanto, o que acontecerá, em 2010. Será inevitável ainda mais porque a performance do governador não atinge sequer 45% de ótimo/bom e ele não terá o reforço de Geddel e do PMDB. Nesse cenário atual, quem está se dando melhor, por incrível que pareça e na minha concepção, é Geddel.

  12. Livre, sem amarras, criticando Souto e Wagner com firmeza (passado reprovado e presente sem perspectivas, assim os classifica) como está pontuado na faixa de 13% só tende a crescer. A questão de Geddel mais preocupante é para onde vai o PMDB nacional, pois, uma parte está com Dilma; outra parte, com Serra. Lá adiante, em 2010, ele terá, obrigatoriamente, que fazer essa opção. Mas, por enquanto, sua estratégia é idêntica a de Wagner. Ou seja, Geddel é Lula.

  13. Portanto, pra finalizar, como ninguém tem bola de cristal para saber o que acontecerá em 2010, na hora da onça beber água, os três pré-candidatos na Bahia já estão em campanha desde já e colocando os seus homens do marketing políticos para trabalhar com investigações em pesquisas e estiudos de toda natureza. Nada, no entanto, substitui a parte política, o cochicho ao pé do ouvido, as alinças e viagens ao interior.

  14. Os pré-candidatos estão exatamente nesse ritmo.

                                                 **
  15. Um pouco atrasado, o Partido dos Trabalhadores da Bahia enviou uma nota à imprensa afirmando o seguinte: "Cumpre o dever de manifestar publicamente a sua indignação com a forma brutal e fria em que foram atacados por homens armados os sindicalistas Elisney Pereira e Álvaro Henrique Santos em Porto Seguro, o primeiro morto no próprio local e o companheiro Álvaro, filiado do nosso partido, que veio a falecer ontem, em virtude dos graves ferimentos à bala sofridos no atentado.

  16. Os sindicalistas, abertos ao diálogo e ao entendimento, estavam dirigindo um movimento grevista por reivindicações justas; aqueles que os atacaram são os mesmos que nunca toleraram as relações democráticas e de exercício pleno das liberdades civis e de cidadania pelos trabalhadores, são os que sempre defenderam e ainda querem a volta do regime das trevas, da opressão e do obscurantismo.


  17. Por isso é necessário uma apuração rigorosa das circunstâncias do crime e a identificação dos mandatários para que prevaleça a verdade dos fatos e seja feita a punição exemplar dos envolvidos.


  18. Somos solidários e estamos consternados com a perda de mais um militante, dirigente das lutas populares. Partilhamos a dor da família do companheiro Álvaro nesse momento de perda do seu ente querido. Em honra de sua memória: A Luta Continua! Jonas Paulo, presidente da entidade na Bahia.

  19. O prefeito João Henrique adota a norma geral entre os administradores públicos brasileiros de aumentar impostos para cobrir gastos correntes, o popular "rombo" no caixa. Essa é uma prátiva antiga, herdada da Colônia, e utilizada toda vez que o gestor gasta em excesso, desequilibra as finanças públicas com aumentos salariais lineares, infla os quadros gestores e tudo mais.

  20. Quando era secretário da Fazenda, Reub Celestino, já havia denunciado essa gastança desenfreada da Prefeitura, sem controle, tanto que deixou o cargo e fez uma carta que acabou se tornando pública revelando essa situação.
 
  21. Agora, sem dinheiro para investimentos prórios, praticamente depentende do governo federal (seu programa internacional de captção de recursos fracassou), arrocha o contribuinte. 

  22. Na sua primeira participação no plenário da Câmara dos Deputados após a decisão do DN, Bassuma não se intimidou e assumiu seu papel como deputado, denunciando o bárbaro crime acontecido em Porto Seguro, onde dois sindicalistas da APLB foram assassinados a tiros.

  23. Criticou a "irresponsabilidade da atual administração de Porto Seguro, assim como o equivoco político da Secretaria de Educação do município, que adotaram o confronto com os professores e com isso prejudicam milhares de estudantes". Para Bassuma, estão errados o prefeito Abade e o secretário Caetano, em não atenderem as reivindicações dos docentes e da entidade que os representam, a APLB


  24. A construção de novas vagas hoteleiras no Brasil visando atender a Copa do Mundo de 2014 foi uma das preocupações apresentadas hoje (24) pelo senador César Borges (PR-BA) na sessão do Senado que comemorou o Dia Mundial do Turismo, que teve a presença do ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto.
 
  25. "Se não houver juros mais baixos e de longo prazo, dificilmente o Brasil vai conseguir construir o número de leitos necessários até a Copa de 2014", advertiu. Ele teme o apelo a soluções improvisadas, como vagas em navios, como se cogita.

  26. Diante do clima de tensão que se encontra em Itaparica, o deputado Leur Lomanto Jr. , líder do PMDB na Assembleia Legislativa entrou em contato hoje à tarde com o Comando da Polícia Militar da Bahia para pedir reforços policiais no município. Aliados resistem a entrega das secretarias e tentam impedir a posse do vice- prefeito, Pastor Raimundo(PMDB).
 
  27. Por unanimidade hoje, a Câmara composta por nove vereadores aprovou a decisão pelo afastamento do prefeito Vicente Gonçalves (PSDB), por um prazo de 90 dias. Durante esse período serão investigados atos de desmandos, como cerca de 400 contratações irregulares, sem realização de processos seletivos.
 
  28. "Neste momento a minha preocupação é com a população de Itaparica. Há um clima de resistência na prefeitura e não queremos que essa situação de intranquilidade se desencadeie entre os munícipes".
 

  29. Perguntar não ofende: a promotora Joseane Suzart vai fechar a Feira de São Jõaquim como garantiu em nota do MP, caso não houvesse melhoras no local? Por enquanto está tudo no mesmo e melhorias só em 2010 e veja lá.

  30. A diplomacia terceiro mundista do chanceler Celso Amorim está levando o Brasil a desmoralização ao apoiar o golpista Zelaya dando-lhe abrigo na Embaixada Brasileira. A Embaixada virou cozinha de Zelaya. Uma vergonha.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>