MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Cerca de 36 h após o latrocínio contra o turista argentino Luís Daniel Barizone, 65 anos, as forças de segurança pública da Bahia elucidaram o crime e capturaram os dois autores. Lucas Amâncio de Souza, o 'Chuck', 22 anos, e Danilo dos Santos Lima, o 'Novato', 18, foram encontrados durante ações das polícias Militar e Civil e apresentados, na manhã desta quinta-feira (21).
2. Os dois jovens, na noite de terça-feira (19), roubaram pertences (dois celulares e R$ 100) da vítima. Depois, com uma arma branca, Chuck acertou Luís que acabou falecendo devido os ferimentos.
3. Com depoimentos de testemumhas, ações de inteligência e diligências, Lucas foi localizado por guarnições da 15a Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itapuã), na noite de quarta-feira (20), próximo da Lagoa do Abaeté, onde reside. "Importante ressaltar que o caso foi uma exceção. Patrulhamos diariamente a região e o fato aconteceu em um local sem iluminação pública, o que estimula a prática criminosa", destacou o comandante da 15a CIPM, major Marcelo Franco.
4. Já na manhã desta quinta-feira, Danilo terminou capturado por investigadores da 12a Delegacia Territorial (DT/Itapuã) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), também no bairro de Itapuã. "Grande trabalho integrado envolvendo três delegacias e a PM. Esperamos que a dupla permaneça por bastante tempo presos", declarou o titular da 12a DT, delegado Nilton Tormes.
5. A dupla informou em depoimento que vendeu os itens roubados da vítima e, um deles, vestia uma bermuda adquirida com o valor do comércio ilegal. Chuck acumula, com este caso, seis passagens pela polícia pelos crimes de roubo, furto, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Novato, por sua vez, assumiu ter cometido roubos na adolescência, mas pela primeira vez foi pego.
6. A faca usada no crime foi encontrada e encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será periciada.
****
7. A maioria da população soteropolitana aprova a gestão do prefeito ACM Neto, conforme levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo Bahia Notícias e Grupo Metrópole. Do total de entrevistados, 73% disseram que aprovam a maneira do prefeito de administrar a cidade.
8. 22,7% desaprovaram, e 4,3 não opinaram. A atual administração municipal foi avaliada como boa (34,4%) e ótima (23%) pelos soteropolitanos. Avaliaram como regular 26,3%, 8,9% como ruim e 6,5% como péssima. Outros 0,9% não souberam ou preferiram não opinar. O Instituto consultou 804 eleitores, entre os dias 17 a 20 deste ano.
9. "Chegar ao sétimo ano de gestão com a notícia de que 73% da população de Salvador aprova o meu trabalho é gratificante demais. E eu não estou aqui comemorando apenas o resultado de uma pesquisa, mas sim o carinho e reconhecimento que eu tenho recebido todos os dias em Salvador e em vários cantos do Brasil. É muito bom ser parado no meio de uma comunidade em Salvador, de um shopping, aeroporto, de uma rua em São Paulo ou Brasília e ouvir: 'Salvador está transformada, Neto! Parabéns!'.
10. O sentimento é de realização por saber que hoje nossa cidade vive o melhor momento dos últimos tempos. Vamos continuar seguindo o passo com muito trabalho, humildade, ouvindo a população e, principalmente, sabendo que ainda há muito o que ser feito. Salvador voltou a brilhar, mas a primeira capital do Brasil ainda vai nos orgulhar muito mais", comemorou o prefeito.
11. No próximo sábado, 23, seria realizada a eleição complementar do Conselho Municipal da Cultura de Feira de Santana. No entanto, apesar da grande divulgação realizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, não houve inscritos.
12. As inscrições foram encerradas nesta quarta, 20. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, informou que irá buscar informações junto à Procuradoria Geral do Município, para saber como proceder.
13. “O Conselho precisa ser complementado, por intermédio da sociedade civil, com representantes e suplentes das cadeiras de dança, memória, preservação e cultura de matiz africana. Além dessas vagas, a eleição iria escolher suplentes de teatro e música”, pontuou.
14. Ora, ora, ninguém quer saber de cultura.
15. As áreas prioritárias para a execução das políticas públicas do Governo do Estado nos territórios do Vale do Jiquiriçá, Velho Chico e Sertão produtivo, foram definidas nesta quinta-feira (21), nas escutas territoriais que consistem no diálogo de técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) com representações dos segmentos institucionais, produtivos, sociais e econômicos dos respectivos territórios de identidade.
16. A atividade, realizada durante todo o dia nos municípios de Amargosa, Ibotirama e Caetité, irá subsidiar a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.
17. A coordenadora do Colegiado Territorial do Vale do Jiquiriçá, Maria Helena Machado, entende a iniciativa como uma oportunidade de pactuar junto ao Governo do Estado as ações e programas que vêm sendo construídos no âmbito do território com o diálogo permanente entre os diversos atores sociais locais.
18. “São medidas importantes e necessárias tanto para a sociedade civil, quanto para o poder público, a gente fazer uma parceria, um casamento de ações que venham a favorecer o desenvolvimento social e político na nossa região”, explica.
19. As áreas prioritárias para a execução das políticas públicas do Governo do Estado nos territórios do Vale do Jiquiriçá, Velho Chico e Sertão produtivo, foram definidas nesta quinta-feira (21), nas escutas territoriais que consistem no diálogo de técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) com representações dos segmentos institucionais, produtivos, sociais e econômicos dos respectivos territórios de identidade.
20. A atividade, realizada durante todo o dia nos municípios de Amargosa, Ibotirama e Caetité, irá subsidiar a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.
21. A coordenadora do Colegiado Territorial do Vale do Jiquiriçá, Maria Helena Machado, entende a iniciativa como uma oportunidade de pactuar junto ao Governo do Estado as ações e programas que vêm sendo construídos no âmbito do território com o diálogo permanente entre os diversos atores sociais locais.
22. “São medidas importantes e necessárias tanto para a sociedade civil, quanto para o poder público, a gente fazer uma parceria, um casamento de ações que venham a favorecer o desenvolvimento social e político na nossa região”, explica.
23. Os idosos e Pessoas com Deficiência que não conseguiram realizar inscrições para acesso aos Camarotes Acessíveis no Carnaval deste ano terão uma nova oportunidade a partir da próxima segunda-feira (25).
24. A inscrição será realizada exclusivamente através internet, por meio do site www. camaroteacessivel. salvador. ba. gov. br, e visa atender aos cadastros que não foram efetivados nem confirmados no momento da inscrição.
25. Serão disponibilizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), 500 vagas remanescentes. A proposta do Camarote Acessível, que completa cinco anos de atuação consecutiva em 2019, é promover inclusão social e oferecer espaços de lazer dentro dos circuitos do Carnaval para o público se divertir com vista privilegiada, segurança e conforto, durante todos os dias da festa, nos circuitos do Campo Grande, Ondina e Piedade;
26. No circuito de Ondina, a partir da quinta-feira (28), primeiro dia de Carnaval, o acesso iniciará às 16h, e funcionará até as 3h. No Campo Grande, o camarote funcionará a partir da sexta (1º), das 12h às 20h. Já na Piedade, em razão da programação do desfile das atrações no circuito, o acesso será iniciado às 13h e finalizado às 21h, também a partir da sexta-feira.