Miudinhas
Tasso Franco
06/09/2009 às
22:02
LULA E A NOVA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, O 7 DE SETEMBRO E O 2 DE JULHO
Quanto a SECULT está investindo no PercPan dos "bebuns"?
Foto: AP |
|
Brasis em NY no Brazilian Day com saudade do país, mas, preferindo a independência nos EUA |
Miudinhas globais:
1. Salvador comemora nesta segunda-feira, 7, a data da Independência do Brasil completando 187 anos desde que Dom Pedro I decidiu permanecer no país e instalar um Império livre de Portugal. A rigor, o Brasil não representou um país imperialista à exemplo da Inglaterra e da Espanha, mas, teve o grande mérito de se manter unido com estados federados imensos e até agregar o Acre e territórios do Rio Grande do Sul.
2. Foi um feito notável e credita-se essa façanha a política organizada pelo pai de Dom Pedro, Dom João VI, o qual, chegou ao Brasil em 1808 e conseguiu até seu retorno à Portugal após a Revolta Constitucionalista do Porto, manter essa unidade. O Brasil não se transformou na colcha de retalhos da América Latina espanhola cuja herança ainda brota exemplos como Chavez e Morales.
3. A Bahia tem sua festa cívica maior no 2 de Julho um repeteco da Independência de 1822 alcançada um ano depois, após a lutas contra a ocupação e domínio das forças lusitanas comandadas pelo brigadeiro Madeira de Melo. Mas, na verdade, Madeira não tinha exército nem aporte político de Dom João VI, já governando Portugal, para criar um Governo Bahia ou Província Independente separada do restante do Brasil.
4. Ademais, a Bahia já deixara de ser o centro do poder econômico e político desde 1763 e seria impossível a Madeira irradiar seu poder governamental ao Brasil, a partir de Salvador. Foi apeado do governo da Bahia numa guerra de cerco ficando com seu magro exército isolado e sem comida, retornando a Portugal com suas tropas na madrugada de 2 de Julho.
5. Os historiadores nacionais não dão muita importância ao 2 de Julho. Desprezam esse feito histórico entendendo que a Independência da Bahia, em 1823, é uma figura de retórica, pois, sequer arranhou a estabilidade do Império centralizado no Rio de Janeiro com apoio de Minas Gerais e São Paulo.
6. Daí que, nesta segunda-feira, 7, louva-se Dom Pedro I e a Independência do Brasil sem caboclos, gibões e os heróis e heroinas baianos.
7. O pronunciamento que o presidente Lula fez à Nacão, neste domingo, em rede nacional de rádio e televisão, tem a antevisão de que os dividentes do Pré-Sal representam uma nova etapa da Independência do Brasil. Seria, assim, a independência no plano dos avanços sociais e conquistas para o povo brasileiro.
8. O presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, entende que Lula inseriu ainda mais o povo brasileiro no debate do pré-sal e alertar o País sobre a importância do seu marco regulatório e anuncia a participação do partido em mobilizações conjuntas com diversos segmentos para a campanha "o Pré-sal tem que ser nosso", à moda getulista.
9. No dia 26 próximo, no Colégio Central, em Salvador, acontece uma Jornada com a participação de sindicalistas urbanos e rurais, além de coordenadores e articuladores petistas nos 26 territórios de identidade da Bahia, para mobilizar o estado sobre o tema, além de discutir outros assuntos como o Plano Safra, o Programa Mais Alimento e análise da conjuntura e desafios para 2010.
10. "O Pré-sal é afirmação da tecnologia nacional e do grande patrimônio que é a Petrobras. Nós defendemos a presença e controle do Estado em áreas estratégicas, com a de energia, e a garantia de que, sob o controle do Brasil, as riquezas e a criação de um fundo irá destinar os lucros do pré-sal para a educação, tecnologia e programas sociais".
11. A dupla Galvão Bueno e Falcão até parece que desconhece o telespectador assistindo os jogos do Brasil pela TV. Eles vêm coisas que ningém vê, como, por exemplo, que o time da Argentina é extraordinário. Santo pai! Aquele time da Argentina que jogou em Rosário está muito distante dos bons selecionados portenhos.
12. Um cliente chegou na Livraria Saraiva do Shopping Barra e perguntou ao atendente se já tinha chegado a teceria edição da coletânea do Pasquim. O rapaz informou que a Saravai só vendia o jornal A Tarde.
13. Informes dão conta que já passa de R$7 milhões as pendências trabalhistas na Conder com servidores e ex-servidores. Daí que, quando aporta-se R$1,00 por lá é sequestrado pela Justiça do Trabalho.
14. Perguntar não ofende: quando sai no Diário Oficial a nomeação de Márcio Duarte para uma diretoria da Embasa?
15. A banda de bebuns do Beirut que fez o maior salseiro no TCA durante o PercPan recebeu uma baba para se apresentar. Outra perguntinha socrática: quando a Secretaria de Cultura aportou em dinheiro nesse PercPan?
16. Falar em coisa série existe, pasmem, um Sindicato dos Empregados dos Servidores do Poder Executivo da Bahia com a pomposa sigla SINSPE. Vai ter eleição para sua nova diretoria.
17. Deve sair nesta segunda-feira, 7, o anúncio do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, dando conta para qual partido político irá.
18. Falei aqui nessas Miudinhas que o Estado estava incorporando um patrimônio difícil de ser administrado, as obras de Franz Krajcberg. O gajo resiste até ao inventário que está sendo produzido pela SECULT.
19. O Olodum faz a festa no Pelourinho, dia 8, para a Seleção Brasileira. É a terça da Bencão e de Dunga e Galvão.
20. Vitória x Palmeiras é o próximo jogo do Leão. Secar o rubro-negro jamais. Essa a gente ganha.
21. Os torcedores que forem assistir ao jogo da Seleção Brasileira contra o Chile pelas eliminatórias da Copa do Mundo, marcado para a próxima quarta-feira, dia 9, no Estádio de Pituaçu, serão convocados a também fazer parte da "torcida pela vida", aderindo à campanha de incentivo à doação de órgãos, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Sistema Estadual de Transplantes.
22. Um estande será instalado na entrada do estádio, onde técnicos do Sistema Estadual de Transplantes desenvolverão atividades de mobilização e sensibilização do público para a doação de órgãos.
23. Com o slogan "O Brasil torce pela vida. Seja um doador de órgãos.", a campanha prevê a distribuição de folhetos educativos e orientações aos torcedores sobre o processo de doação e transplante de órgãos. Além disso, os torcedores serão convidados para que se cadastrem como doadores. Aqueles que aderirem à campanha ganharão uma camisa da "torcida pela vida".
24. A partida entre a Seleção Brasileira e o Chile também terá ações de combate à dengue. A partir deste mês, em todos os jogos que acontecerão no estádio, torcedores receberão panfletos educativos.
25. Durante as partidas, haverá locução dos modos de prevenção e exibição do vídeo institucional da campanha, e o pessoal de apoio estará utilizando coletes da Mobilização dos Servidores Públicos no Combate à Dengue.
26. Os shows da 25ª edição do evento Brazilian Day, em Nova York, neste domingo (6), reuniram cerca de 1,5 milhão de pessoas na Sexta Avenida. Victor e Léo foram os primeiros a subir no palco. O rapper Marcelo D2 e os cantores Arlindo Cruz e Alcione também já se apresentaram.
27. O evento vai virar um programa especial apresentado por Regina Casé que será exibido pela TV Globo no dia 13 de setembro, após o "No limite".
28. A cantora Elba Ramalho fechou o show com muito forró para a plateia que relembrou os sucessos "Banho de cheiro", "De volta pro aconhego" e "Festa do interior".
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>