Miudinhas
Tasso Franco
31/08/2009 às
22:23
WAGNER, MARCELO, OTTO E LÍDICE SERIA CONSIDERADO QUARTETO IDEAL 2010
Conselheiro Otto lembra a Band que não tem nada com CPI da Ebal
Foto: BJÁ |
 |
Marcelo: "Não passa por minha cabeça colocar minha mulher como deputada. Mas, vice, topo" |
Miudinhas globais:
1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, sem partido, está mesmo com um pé no PDT. Nesta segunda-feira, 31, recebeu um telefonema do ministro Carlos Lupi para acertas detalhes finais do seu provável ingresso no PDT. O deputado também já conversou a deputada federal Lídice da Mata, PSB, partido que, originalmente, estaria sensibilizado para se filiar. A conversa com Lídice segue e Marcelo toma a decisão na sexta-feira próxima, 4.
2. Marcelo comentou nesta segunda-feira, 31, com o BJà, que sua intenção preferencial é ser candidato a reeleição como deputado estadual e não passa por sua cabeça, caso seja convocado pelo governador para ser seu candidato a vice-governador colocar a mulher e/ou a filha para substituí-lo na condição de candidato a deputado. "Elas têm outros afazares em suas vidas profissionais", situa.
3. Para Marcelo, no entanto, o convite do governador para ser candidato a vice é uma honra e, se vier, não desperdiçará a oportunidade. Mas, entende que essa não é sua prioridade, pois, sabe que há uma conjugação de fatores para um convite dessa natureza, o que só deverá acontecer (para quem for), em meados de 2010.
3. O conselheiro Otto Alencar, homenageado nesta segunda-feira, 31, por políticos e amigos, afirmou ao BJá que as questões colocadas pela apresentadora Ludimila Bertié, no Entrevista Coletiva da BAND, ao presidente do PT, Jonas Paulo, para que ele opinasse sobre a CPI da Ebal na relação Otto com sua provável candidatura ao Senado, na chapa Wagner, não têm cabimento.
4. Segundo Otto, não caberia a Jonas qualquer resposta, justamente porque não foi convocado pela CPI da Ebal e foi presidente do Conselho da Empresa entre 1999 e 2001, governador do Estado em 2003, e novamente presidente do Conselho, sem atribuições de administração executiva, em 2003.
5. Os prováveis desvios na EBAL relacionados na CPI aconteceram a partir de 2004 e, portanto, cabem aos gestores executivos, responderem por seus atos. Otto lembra que, somente na sequência da relação OAF/Cesta do Povo é que as prováveis irregulares e desmandos pipocaram, situando que o padre Clodoveo Piazza, depois secretário de Estado, era presidente de Honra da OAF.
6. "Durante a CPI da Ebal não fui acusado de nada. Não fui chamado sequer para depor, embora, através do deputado Gildásio Penedo Filho, DEM, protocolei um ofício junto ao presidente da CPI, deputado Arthur Maia, me colocando à sua disposição. Ainda hoje estou pronto para qualquer inquisição e não posse aceitar insinuações ao meu nome de qualquer natureza ou por quem quer que seja", concluiu.
7. Durante o almoço do Barbacoa, organizado pelo deputado Ângelo Coronel para homenagear o conselheiro Otto, em evento social e político, o líder do PT na ALBA, deputado Paulo Rangel, disse que a saída de Geddel da aliança com o PT reforço bastante o nome de Otto como candidato a senador na chapa Wagner.
9. O conselheiro deve deixar o Tribunal de Contas dos Municípios em outubro próximo e, a julgar pelas presenças do líder do governo, Waldenor Pereira, PT, e do secretário das Relações Institucionais, Rui Costa, e do presidente da ALBA, Marcelo Nilo, não há dúvidas de que Otto retornará à política como candidato ao Senado.
10. Otto Alencar deverá filiar-se ao PP até o começo de outubro. Apesar de ter prerrogativa de desembargador e poder permanecer no TCM até seis meses antes da eleição, ele antecipará a decisão para dedicar-se integralmente à campanha. Marcelo Nilo decide sua filiação até sexta-feira, 4, com sinais de que irá para o PDT. E, Lídice, se mantém no PSB.
11. Quem apostar nessa chapa majoritária Wagner/Marcelo; Otto/Lídice tem tudo para ganhar.
12. Ficou para esta terça-feira, 1, a indicação, pelos líderes partidários, dos nomes que irão compor as dez comissões técnicas permanentes da Assembleia Legislativa. Nesta segunda-feira, 31, prazo final, não houve sessão. Ao assegurar a maioria de 5 a 3 em todas comissões, o governo terá a presidência de 4 delas, ficando duas com a oposição (DEM-PMDB) e as duas restantes com as bancadas independentes e PR.
13. A oposição é que não vai gostar muitos das mudanças, pois perderá o controle da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, que vinha sendo bem aproveitada pelo deputado João Carlos Bacelar (PTN). A presidência agora ficará com o governista Ivo de Assis (PR).
14. A Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades surpreendeu o público no Terreiro de Jesus com uma apresentação gratuita do espetáculo "Cíclopes". Dezenas de pessoas acompanharam a peça, baseada na obra de Eurípedes, na última sexta-feira, 28, por volta das 16h.
15. O espetáculo, que une diferentes linguagens ao teatro de rua, já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A apresentação em Salvador contou com o apoio do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura da Bahia.
16.
A eleição interna do PT ocorrerá em clima de disputa acirrada. O deputado estadual J. Carlos (PT) colocou o time em campo e promete lançar a candidatura do vereador Carballal (PT) à presidência do Diretório Municipal do partido.
17. Presença constante no gabinete do deputado dos rodoviários, Carballal não brinca em serviço. Nessa quinta-feira (3), ele estará reunido com lideranças petistas no comitê político do deputado J. Carlos, em Plataforma, subúrbio ferroviário.
18. O Banco do Brasil divulga nesta terça-feira, 1º, novo conjunto de medidas para ampliar acesso ao crédito para diversos segmentos. A entrevista coletiva, com a presença do vice-presidente de Crédito, Controladoria e Risco Global do BB, Ricardo Flores, será realizada às 11h na sede do BB, em Brasília.
19. Depois que o Portal Transparência da Câmara Municipal foi para o ar aumentando, consequentemente a fiscalização sobre os vereadores, hoje, pela primeira vez, não teve sessão ordinária na Câmara.
20. Representantes do Unidunas que iriam participar da Tribuna Popular e mototaxistas querendo a aprovação do projeto da a regulamentação da profissão , saíram frustrados da Casa Legislativa.
21. Nesta quarta-feira, 2, Armindo Gonzalez, diretor de operações da CONDER e coordenador executivo da Via Expressa Baía de Todos os Santos, reúne os veículos de comunicação da Bahia, no auditório da sede da instituição, em Narandiba, para falar sobre o processo de desapropriação de imóveis, relocação e indenização das famílias e comerciantes das 771 unidades localizados no entorno da via.
22. A Via Expressa, projetada pela CONDER, promoverá a solução para os congestionamentos ao longo dos 4,2 quilômetros da via. A proposta é a construção de um acesso moderno e seguro ao transporte de cargas, que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana e a criação de novas opções para os 62 mil veículos que vão utilizar as novas faixas da via.
23. Prefeitura do Salvador informa que não existe nenhuma pendência financeira com a Empresa Alternativa, responsável pela terceirização de mão-de-obra para os cemitérios públicos municipais.
24. Apenas o mês de agosto, que encerra hoje, encontra-se em aberto. No último dia 27 foi paga fatura com valor bruto de R$ 53 mil.
25. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), responsável por administrar os dez cemitérios municipais de Salvador e ilhas pertencentes à capital, informa que os serviços de sepultamento estão sendo executados normalmente, apesar da declaração de greve dos coveiros, ocorrida hoje (31).
26. Conforme manda a lei, 30% do efetivo está efetuando as demandas nas unidades da capital baiana. São eles, Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe, Brotas, Itapoan, Paramana, Ponta de Nossa Senhora, Ilha de Maré e Bom Jesus. Hoje pela manhã, por exemplo, ocorreram dois sepultamentos nos cemitérios de Plataforma e Periperie pela tarde os serviços estão mantidos em todas as unidades.
27. As comissões governistas já têm seus presidentes definidos: Constituição e Justiça - Zé Neto ( PT); Infraestrutura - Luiz Augusto (PP); Finanças e Orçamento - Javier Alfaya (PCdoB); Saúde - Nelson Leal (PSL); Educação - Fábio Santana (PRP); e Direitos da Mulher - Neusa Cadore (PT).
28. De 3 a 5 de setembro, o Largo Pedro Arcanjo - no Pelourinho - vai se transformar em um grande palco para a percussão mundial. Com apoio do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura da Bahia, a 16ª edição do Panorama Percussivo Mundial leva para o Pelô uma série de workshops gratuitos.
29. Nomes como como OKI Space Dub Ainuband, David Kuckerman, Ahmad Al Khatib, Andrea Piccione, Sirto Moreira, Cyril Hernandez e Trio 3-63. A programação acontece das 11h às 16h, na quinta-feira e sexta-feira, e das 10h às 16h no sábado.
30. Como perguntar não ofende, quanto está custando o PERCPAN? Quer saber o Rasta do Pelô.
31. O artista e ativista Frans Krajcberg, juntamente com a comunidade de Nova Viçosa, cidade do Extremo Sul da Bahia, realiza, nos dias 03 e 04 de setembro, um manifesto em favor da Amazônia, no Centro de Treinamento de Nova Viçosa, no centro da cidade.
32. Dedicado há 50 anos à causa ambiental, Frans Krajcberg quer fazer um chamado global com o Grito: Seminário Brasil Salva a Amazônia, que já conta com a adesão de nomes como os atores e ativistas Christiane Torloni e Vitor Fasano, que estarão no seminário emprestando sua voz ao "grito" proposto por Krajcberg.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>