Miudinhas
Tasso Franco
27/10/2018 às
09:44
ÚLTIMAS PESQUISAS DataFolha Bolsonaro 55% x Haddad 45%;Ibope 54% x 46%
Domingo, 28, a festa da democracia com população indo as urnas
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A população maior de 18 anos de idade até 70 anos vai neste domingo àas urnas para escolher o novo presidente da República entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) numa disputa polarizada desde o primeiro turno entre o petismo x o antipetismo. As últimas pesquisas apontaam uma vantagem de Bolsonaro, com DataFoha 55%x45@ e Ibope 54%x46%.
2. Nesta última semana o PT e aliados trabalharam muito a ideia de uma possível virada e o PSL de Bolsonaro, sem o candidato podendo ir às ruas e aos debates, amoleceu a corrida da campanha e dedicou-se mais a formação do governo, como se Bolsonaro já estivesse eleito. Um perigo. O clima no PT com a ajuda de segmentos da imprensa e dos artistas é de uma possível virada.
3. Bolsonaro, no entanto, tem apoio da maioria dos governadores que será eleito neste segundo turno. Segundo o DataFolha França virou sobre Dória e marca 51% contra 49% do 'tucano'. Dória aparecia sempre à frente de França. No Rio, Witzel mantém a diferença sobre Eduardo Paes 53% a 47%; e em Minas Gerais a fatura está liquidada pois Zema tem 70% e Anastasia 30%.
4. Já os números do Ibope são levemente diferenciados do DataFolha. Em SP, 50% para Dória e 50% para França; no Rio Witzel 54% e Paes 46%; e em Minas, Zema 70% e Anastasia 30%. No Distrito Federal, Ibaneis deve ser o governador pois tem 75% e Rollember 25%, segundo Ibope.
******
5. O governador reeleito Rui Costa vota no Colégio Estadual Duque de Caxias (zona 18, seção 2), no bairro da Liberdade, em Salvador, às 10h deste domingo (28). O atendimento à imprensa será feito após a votação, no pátio da escola, como aconteceu na votação do dia 5 de outubro.
6. O advogado Gamil Föppel, candidato à Presidência da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), disse hoje que, caso seja eleito, vai profissionalizar a contratação e o trabalho dos procuradores de prerrogativas que são remunerados pela OAB.
7. “Vou instituir a seleção pública - por prova e títulos – dotada de impessoalidade, moralidade e transparência. Além dessa contratação, vamos implementar relatórios e metas que devem ser apresentados periodicamente”, adiantou o advogado.
8. Gamil disse também que pretende tornar públicas as situações de violações de prerrogativas, além de atuar de forma mais enérgica para resolver as questões.
9. “Vamos nos valer dos meios de comunicação para isso e buscar o apoio da sociedade para cobrar uma resposta mais efetiva”, explicou, acrescentando que, em sua gestão, a OAB vai instalar núcleos de prerrogativas no interior, bem como publicar um “Anuário da Justiça da Bahia”, elencando as boas práticas e os casos de violação sistemática de prerrogativas, além dos atrasos nas prestações jurisdicionais, fazendo uma espécie de ranking, como já existe no Anuário da Justiça.
10. “Vamos também efetivar um funcionário da OAB em locais como a Justiça do Trabalho e nos Juizados Especiais para expedir certidão caso já tenham transcorrido mais de 30 min do horário marcado para a audiência ou julgamento, de forma a permitir que os advogados possam ir embora e não tenham de esperar a manhã ou a tarde inteira para a realização de uma audiência.
11. Para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência em todo o estado, os postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) implementaram, desde agosto deste ano, o Programa de Acessibilidade às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, que visa atendimento prioritário com vocalização da chamada das senhas e a categorização para os cidadãos que tem algum tipo de deficiência visual.
12. Com a chamada vocalizada, o cidadão, que estiver aguardando atendimento agendado ou espontâneo, ouve o número da senha através de uma gravação de voz com a senha prioritária. “Além desse serviço, temos a categorização da prioridade para aqueles que têm acima de 80 anos.
13. Outra medida é a capacitação de nossos colaboradores para a comunicação através de Linguagem Brasileira de Sinais. Temos guichês específicos que atendem tanto na recepção como nas unidades de serviço.
14. Queremos, com isso, eliminar os obstáculos que existem para uma parte da população e melhorar o nosso atendimento para contemplar as necessidades de todos”, explicou a coordenadora dos postos de atendimento SAC em Salvador, Cecília Pereira.
15. No aspecto da estrutura física dos postos SAC estão previstas adequações para garantir o acesso com autonomia e independência às pessoas com mobilidade reduzida.
16. A cantora Elba Ramalho recebeu, das mãos da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes, o título de Embaixadora de Irmã Dulce. A homenagem aconteceu na noite desta quinta-feira (25) durante o show Viva Dulce, no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), que contou ainda com apresentações dos também embaixadores Margareth Menezes e Waldonys.
17. Toda a renda obtida com a venda dos ingressos será agora direcionada para o projeto de ampliação da Unidade Dona Dulce Lopes Pontes - espaço voltado ao atendimento de pacientes com câncer em tratamento na instituição do Anjo Bom. “Servir é tarefa das grandes almas. É uma alegria imensa e um grande prazer estar aqui em favor das Obras de Irmã Dulce”, disse emocionada Elba, que é devota da freira baiana.
18. Abrindo a noite, Margareth Menezes trouxe um repertório recheado de sucessos da cantora, como Dandalunda e Marmelada, mesclado com hits nacionais como Raiz de todo bem (Saulo) e Soul de verão (Sandra de Sá).
19. Na apresentação de Elba Ramalho não faltaram canções que fizeram sucesso na voz da artista nem clássicos do forró, como Bate coração e Gostoso demais (Dominguinhos). Destaque também para o show do acordeonista Waldonys, que animou o público com músicas consagradas como A vida do viajante (Luiz Gonzaga), Eu só quero um xodó (Gilberto Gil) e Amor não faz mal a ninguém (Trio Nordestino). O músico cearense também emocionou a todos ao tocar a “Ave-Maria” em seu acordeon.
20. (FEIRA) A meta do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez é atender mais 200 mulheres, apenas nos dias úteis, na Campanha Outubro Rosa, que será encerra no dia 30, próxima terça-feira. No sábado a instituição abre para atender aos pacientes que não conseguiram atendimento ao longo da semana, mas que agendaram o exame.
21. A demanda é espontânea e em todos os dias serão distribuídas 50 fichas – exceto no sábado – cujo atendimento acontecerá pela segunda vez, quando serão atendidas todas as pessoas que fizeram o agendamento. Podem fazer mamografia mulheres entre 50 e 69 anos.
22. Neste ano no CMPC foram diagnosticados cinco casos de câncer de mama e mesma quantidade de útero. Em 2017 foram, respectivamente, 26 e 25 e em 2016 20 e 27.
23. Até o dia 24, segundo a coordenadora do CMPC, Kênia de Araújo Lasse, os médicos do órgão já realizaram 1.013 preventivos, 300 transvaginais e 400 encaminhamentos para a realização de mamografias, que estão sendo feitas no CMDI, Ceparh e no Hospital Dom Pedro de Alcântara.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>