Miudinhas
Tasso Franco
26/08/2009 às  22:16

GOVERNO ADOTA POLÍTICA BATEU LEVOU E PRÉ-CAMPANHA TEM DEBATE PREMATURO

Dom Walmor, provável arcebispo primaz, integra a Congregação da Fé Vaticana





 

Foto: SECOM MG
Dom Walmor, baiano de Cocos, prestigiado por Bento XVI; e governador Aécio, MG.
  Miudinhas globais:

  1. Já comentamos aqui nas Miudinhas que a pré-campanha eleitoral para governador da Bahia, em 2010, começou de forma muito antecipada. Os três candidatos, governador Jaques Wagner, o ministro Geddel Vieira Lima e o ex-governador Paulo Souto estão a mil por hora. O governo, que vinha apanhando bastante, sobretudo na Assembleia e em outras áreas, melhorou sua comunicação, adotou o bateu-levou e não está ficando nada sem resposta em relação à críticas em sua direção.

  2. Tanto assim que, só neste BJá, hoje, recebemos de parte à parte, uma nota do secretário da Saúde, Jorge Solla, esclarecendo sobre o curso de Medicina em Jequié e criticando o que chamou de postura leviana do ex-governador Paulo Souto ao fazer referências ao discurso de Wagner e ao curso de Medicina, em Conquista. 

  3. Também publicamos nesta edição um artigo do líder da Oposição, deputado Heraldo Rocha, DEM, sobre o que considera a "verdade da pesquisa Firjam" e que falou o líder do governo, Waldenor Pereira, PT, sobre a mesma pesquisa e o que considera de "desastroso o governo Souto".

  4. Já o presidente do PMDB na Bahia, no Por Escrito, diz que não viu "aspas" na provável recomendação do presidente Lula para adotar a candidatura única na Bahia, com preferência ao governador Wagner, e segue sua trajetória com Geddel confiante de que haverá mesmo um segundo palanque para Dilma Rousseff na Bahia.

  5. O presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, acompanha atentamente o desenrolar do que chama "concertação" iniciada, na segunda-feira (24), com a reunião entre o presidente Lula, presidentes do PMDB e PT e os líderes desses partidos na Câmara. Jonas passou o dia em Brasília, onde foi saudado por lideranças do PT como um dos que mais buscou essa movimentação entre Planalto e Direção Nacional do partido em busca de uma coesão da base para a disputa de 2010.

  6. "Entendo que, para o caso da Bahia e do Pará, essa articulação foi tardia. Mas acho fundamental para a construção da nossa aliança nacional saber em que estados efetivamente podemos contar com o PMDB, pois não há verticalização", disse Jonas Paulo, para quem a tática de dois turnos na Bahia só favorece os adversários do presidente Lula.


  7. Ele disse que os casos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo apontam para o "bom senso": "A coesão da base no Rio é pela reeleição de Sérgio Cabral (PMDB); no Espírito Santo, o prefeito do PT na capital apoiará um terceiro mandato pemedebista para o governo estadual. Esta é a lógica de construção de palanques vitoriosos da nossa candidatura presidencial nos estados, que, infelizmente, o PMDB baiano não entendeu e foi na contramão".


  8. Jonas Paulo espera que a agenda dessas reuniões chegue ao PSB, que tem governos apoiados pelo PT em estados como Pernambuco e Ceará, além da liderança do ex-ministro Ciro Gomes.

  9. "Essa pauta fortalece a tese de que a eleição nacional tem caráter plebiscitário da disputa de projeto, o País vai comparar oito anos de governo do tucanato e dos demos com o período virtuoso dos dois mandatos do presidente Lula", concluiu o petista.

  10. O presidente regional do PDT na Bahia, Alexandre Brust, também se encontra em Brasília acertando com o ministro Carlos Lupi os ponteiros da Executiva no Estado e a ocupação de espaços administrativos no governo Wagner.

  11. Excelente o artigo de Pedro de Almeida Vasconcelos (Revolta dos Pardos e Malês), em A Tarde, dando um puxão de orelhas no professor e historiador Jaime Sodré, o qual, em seus artigos só destaca o papel dos negros nas revoltas baianas, quando, a rigor, a maioria era de pardos.

  12. Vasconcelos recomenda, pois, menos pirotecnia e mais fidelidade às fontes históricas.

  13. Lula deseja uma campanha na Bahia sem agressões. Talvez, por isso mesmo, Geddel tenha sido agraciado com a comenda do Pacificador do Exército; e Wagner também recebeu a mesma honraria.

  14. O conselheiro Otto Alencar no PP tem sentido. E candidato a senador.

  15. Nas conversas dos articuladores políticos do governo com o PTB, Edmon Lucas, abriu mão da secretaria que dirige para o sobrinho Jonival Lucas, mas, este não topou. Daí que, Edmon, se já tinha um bom conceito com o governador, cresceu ainda mais.

  16. PTN diz que vai criar o PT Negro, PT Mulher, PT Sindical. Uai! E não vai criar o PT Branco? Que discriminação é essa!

  17. Dona Terezinha, que assiste as sessões da ALBA pela net tá com uma saudade danada do líder do PT, Paulo Rangel.

  18. Curioso: nunca mais vi a deputada Maria Luiza na Casa Legislativa.

  19. Já a deputada Antonia Pedrosa está adorando presidir sessões na ALBA. Hoje, pelo segundo dia consecutivo estava lá na Mesa.

  20. O deputado Álvaro Gomes, PCdoB, defendeu nesta quarta-feira, 26, que a Assembleia vote projetos de deputados. - Eu mesmo tenho vários sobre defesa do consumidor. Um deles visa extinguir a tarifa assinatura de telefones. É uma escorcha. Empresário precisa trabalhar, isso sim, comentou.

  21. Piadinhas feitas pelos vereadores sessão desta quarta: Do ex-líder Sandoval Guimarães (PMDB): Sabe o motivo de João Henrique está sendo perseguido pelo governo do estado? R - Porque agrediu os órgãos ambientais e derrubou um grande Pinheiro.


   22. Andréa Mendonça (DEM): Por que o Partido Verde é o Partido Melancia? R - Porque só é verde por fora e vermelho por dentro.

  23. E Leo Kret? Amarelou e não disse quem eram os vereadores dengados pelos empresários. E, sobre pra imprensa (A Tarde) situando que não falou o que declarou.

  24. A turma do Rasta do Pelô não gostou nem um pouco dessa atitude.

  25. A Bahia não teria registrado nenhuma baixa de investimentos hoteleiros nos últimos 10 meses. De acordo com informações da Superintendência de Investimentos da Secretaria de Turismo do Estado (Suinvest), a previsão de aportes de US$ 5,5 bilhões de grupos hoteleiros para a implantação de 23 empreendimentos nos próximos oito anos está mantida.


  26. A titular da Suinvest, Inez Garrido, informou ainda que ao final deste ano é possível que este número seja acrescido, pois houve alguns anúncios de implantação de novos hotéis nos litorais Sul e Norte da Bahia, feitos por grupos estrangeiros. Entre estes novos empreendimentos está a construção de um hotel em Porto Seguro e o Camaçari Lagoon, que será financiado por um grupo português.

  27.  O arcebispo de Belo Horizonte (Brasil), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, baiano de Cocos, foi nomeado por Bento XVI para integrar a Congregação para a Doutrina da Fé. Trata-se do único brasileiro a integrar a Congregação.
 
  28. O arcebispo afirmou hoje que o ato do Santo Padre é uma "deferência e demonstração de confiança e reconhecimento para com a Igreja no Brasil, com a CNBB e a arquidiocese de Belo Horizonte".

  29. Há seis anos Dom Walmor preside à Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), da qual participa como integrante desde 1999.

  30. Agora, e pelos próximos cinco anos, auxiliará Bento XVI na missão de zelar pelas questões doutrinais sobre o ensino teológico, a proclamação zelosa da fé e a fidelidade aos seus princípios.

  31. Dom Walmor reconheceu que terá de "estudar muito, pesquisar mais ainda para auxiliar o Papa, dar pareceres e examinar as matérias que tratam de moral, fé e das relações com um mundo plural".

  32. Na aposentadoria de Dom Geraldo Majella, já com tempo de serviço para tal, 75 anos de idade, diz-se que Dom Walmor deverá ser o novo arcebispo primaz do Brasil.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>