Miudinhas
Tasso Franco
04/05/2018 às
20:48
METRÔ chega ao aeroporto mas Av Paralela continua atolada de veículos
“Se tínhamos em 2006 o número de 37.223 servidores ativos e em 2017 alcançamos 40.166, onde estão somente 6.800 novos policiais?, pergunta lider da oposição Luciano Ribeiro
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Muita gente fica a questionar por que o Metrô de Salvador, linha 2, ligou a área do Iguatemi ao Aeroporto LEM e a Avenida Paralela continua socada de veículos e com engarrafamenjtos dia e noite?
2. A resposta parece simples: o Metrô, desde sua concepção no governo Antonio Imbassahy, em 1999, com os 12 km iniciais entre a Estação da Lapa e a Estação Pirajá, e em sua segunda linha entre o Acesso Norte/Iguatemi/Aeroporto já com o governo Rui Costa não atende a classe média.
3. Foi e é um metrô pensado para as camadas menos favorecidas da sociedade e que não dispõem de veiculos, sendo únicas alternativas em transporte o ônibus (buzú) e o metrô. Diferente, portanto, do que se vê nas cidades européis, na Ásia, EUA, etc.
4. Os moradores da classe média de Nazaré, centro, Brotas, Barra, Rio Vermelho, Graça, Pituba, Itaigara, Pituaçu e outros bairros não conseguem usar o metrô porque as estações estão distantes desses locais. Mesmno quem mora no eixo da Paralela - parte do Trobogi, Le Pàrc, Flamboyan, Alphavilhe - não usa o Metrô. Daí que a Paralela segue repleta de veiculos.
5. O metrô também ainda não chegou aos bairros centrais de Lauro de Freitas - Unime, Pitangueiras, Vilas, centro, etc - daí que essa população classe média alta continua usando seus veiculos mesmo com a gasolina a R$4.57 o litro. Em Lauro existem mais de 70 condomínios de classe média alta.
6. Haveria alternativas para mudar esse quadro? Sim.
7. O metrô avançando pela Iguatemi/ACM Pituba; Juracy Magalhães/Rio Vermelho; e outras pernas em direção ao Miolo/Cabula; e na linha Lapa/Barra. Uma boa parte dos servidores públicos e o pessoal dos Tribunais mora nesses bairros e na área da Pituba/Vermelho e vão para o CAB com seus veiculos.
8. Outras alternativas seriam as estações intermediárias para veiculos e linhas de ônibus na integração Barra/Metrô; Pituba/Metrô; Nazaré/Metrô; Vilas/Metrô; Unime/Metrô; o que poderia retirar centenas de veiculos da Paralela. Hpoje, que eu saiba só existem as linhas CAB/Metrô; e Aeroporto/Metrô.
9. A classe média alta também tem muito medo da violência e esse é um outro fator a ser analisado.
******
10. O pré-candidato ao governo do Estado, Zé Ronaldo (DEM), vem colhendo apoios diversos em sua caminhada ao palácio de Ondina. A mais recente adesão é a do prefeito de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira (PP). O martelo foi batido em encontro que contou com a presença do deputado estadual Pedro Tavares (MDB).
11. “É o melhor para a Bahia. É um exemplo de força, trabalho e determinação”, afirmou Marcelo Pedreira, lembrando também o período em que Zé Ronaldo presidiu a UPB – União dos Municípios da Bahia, deixando clara sua determinação enquanto municipalista e defensor do trabalho das câmaras municipais e prefeituras.
12. O tratamento contra o câncer será levado a mais duas regiões do estado, garantiu o governador Rui Costa em mais uma edição do #PapoCorreria. O serviço especializado chegará à região da Serra Geral, no município de Caetité, e ao norte, onde o Governo constrói um anexo ao Hospital Regional de Juazeiro para ser um Centro de Oncologia. O Hospital do Oeste, em Barreiras, e o Hospital de Irecê também terão o serviço ampliado.
13. “Mais de 80% dos baianos vivem no interior, e é por esses baianos que tenho investido a maior parte do meu tempo e da minha energia. Já fui a 226 cidades do interior e vou manter esse ritmo de trabalho, sobretudo para garantir a regionalização da saúde”, afirmou. Rui também antecipou que vai entregar, no próximo dia 21, a duplicação do Hospital Prado Valadares, em Jequié. Antes, no dia 14, ele inaugura o Hemoba de Barreiras e autoriza o início da construção da Policlínica Regional de Saúde da região.
14. As matérias da Secom/Gov estão muito personalistas. Todos os titulos abrem com Rui faz; Rui determina; Rui garante; Rui inaugura; Rui instala. Vamos com calma pessoal. Tá parecendo coisa da época de ACM. Aliás, já sugeriram o Metrô como a Obra do Século.
15. O deputado Jurandy Oliveira (PRP) defendeu, em indicação encaminhada ao governador Rui Costa, a construção de um heliponto para pouso de aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado da Bahia (Graer), Corpo de Bombeiros, UTI Aérea e demais aeronaves de busca, resgate e salvamento no entorno do Hospital Gonçalves Martins (Santa Casa de Misericórdia) no município de Nazaré, no Recôncavo.
16. Ao justificar o pedido, Jurandy argumentou que a construção do Heliponto vai viabilizar o rápido acesso à capital ou outras regiões de suporte a Nazaré e municípios circunvizinhos. “O atendimento integral da presente demanda trará mais segurança à população, além de inúmeros benefícios, tais como a prevenção e a diminuição de índices de mortalidade, conforto e proteção aos pacientes ao se deslocar com risco de vida para outra região, confiabilidade e precisão na prestação de serviços”, afirmou.
17. O presidente do PT/Bahia, Everaldo Anunciação, ironizou hoje o Instituto de Paraná que divulgou pesquisa afirmando que “o ex-presidente Lula é o político que mais envergonha o Brasil”.
18. Everaldo lembra que este instituto divulgou pesquisa às vésperas da disputa no segundo turno da eleição presidencial, mostrando que o senador Aécio Neves derrotaria a presidenta Dilma com milhões de votos de diferença.
19. “O Paraná todo ano disputa com o Ibope quem consegue ser mais surreal. Eles elegem os candidatos deles e o povo elege o nosso” ironizou Everaldo acrescentando “que este instituto Bolsonorou,” numa referência ao deputado Jair Bolsonaro.
20. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, instalou um grupo de trabalho voltado para ampliar as atividades do Projeto Casarões, ação desenvolvida na poligonal do Centro Histórico e que já resultou na vistoria de 437 imóveis. Dos casarões vistoriados, constatou-se que 143 apresentam risco muito alto em sua estrutura; 123 com risco alto; 65 com risco médio; 78 com risco baixo; e 28 sem perigo de desabamento.
21. Os diagnósticos e demandas por obras são encaminhados aos proprietários. Caso o imóvel seja tombado, as obras solicitadas pelos técnicos do órgão são encaminhadas ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) ou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que cuidam do patrimônio histórico, para que adotem os procedimentos necessários.
22. Ações intersetoriais auxiliarão a ampliar essas vistorias. “Representantes das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Fazenda (Sefaz) e Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) já formalizaram as diretrizes para essa nova etapa de inspeções técnicas preventivas de imóveis públicos e particulares da capital”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
23. A Cantina da Lua tá falida. É uma pena. Clarindo Silva é um 'herói' do centro histórico mas não conseguiu manter seu negócio.
24. Um levantamento feito pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia revela que o governo da Bahia não aumentou o efetivo de policiais civis e militares, nos últimos anos. A conta feita pelo governador Rui Costa (PT), que, em recente postagem em sua rede social declarou ter sido o governador que mais contratou policiais, alcançando o total de 6.800 omite o número de servidores que se aposentaram no estado, nos últimos anos.
25. De acordo com informação oficial, do quadro de pessoal, anexo a Proposta Orçamentária de cada exercício, no estado, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia tinha no ano de 2006 o total de 37.223 servidores ativos, 10.112 inativos, um celetista e 404 cargos em comissão, somando 47.740 servidores.
26. Em 2017, conforme quadro da proposta orçamentária de 2018, existem 40.166 servidores ativos, 16.696 inativos, um celetista e 745 cargos em comissão sem vínculo, totalizando 57.608 servidores e mais 2.336 cargos em comissões ocupadas por servidores estatutários.
27. “Se tínhamos em 2006 o número de 37.223 servidores ativos e em 2017 alcançamos 40.166, onde estão somente 6.800 novos policiais? O governador não contou o número de 6.574 servidores, da Policia Militar e Civil que foram para inatividade, portanto não pode se autointitular como o governador que mais fez contratos de policiais. Onde está o aumento no número de policiais”, questionou o líder da Bancada, Luciano Ribeiro (DEM).
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>