Miudinhas
Tasso Franco
09/08/2009 às  19:00

A CANDIDATURA MARINA SILVA A PRESIDENTE E O QUE ACONTECERÁ NA BAHIA

Governador de São Paulo em Salvador para assinar acordo com governo


09/08/2009 - 20:26
A CANDIDATURA MARINA SILVA A PRESIDENTE E O QUE ACONTECERÁ NA BAHIA

enviar para um amigoimprimirtamanho da letra  

 

Foto: Arquivo
Senadora Marina Silva, PT, recebe título de Doutora Honoris Causa da UFBA
  Miudinhas globais:

  1. Salvador recebe nesta segunda-feira, 10, a visita do governador de São Paulo, José Serra, provável candidato a presidente da República, em 2010, pelo PSDB. Dificilmente a imprensa arrancará uma declaração de Serra sobre sua admissível candidatura ao Planalto, pois, entende o chefe do Executico de SP que ainda é cedo para se expor numa disputa política com tanta antecedência.

  2. Mas, de toda forma, embora sua presença na Bahia tenha conotações administrativas, vai assinar um convênio com o governo do Estado para apertar o cerco à sonegação fiscal e um acordo operacional com o Metrosal, o Metrô de Salvador, os Democratas e o tucanato estão eufóricos e vão aproveitar a deixa para dar contornos políticos à sua presença.

  3. No plano próprio da política não há margem para explorações das três correntes que disputam o governo da Bahia, em 2010, pois, Serra, como bom samaritano estará com o PT, PMDB e seus aliados DEM/PSDB. Mas, poderá acontecer surpresas. Nunca se sabe.

  4. Agora, a nova preocupação do presidente Lula, além da crise institucional do Senado, é com a hipótese da candidatura da senadora Marina Silva, PT, a presidência da República pelo PV. Aí, sim, essa situação é realmente angustiante porque, na atualidade, milhões de brasileiros são sensíveis à causa ecológica, à sustentabilidade ambiental e social.

  5. Esse é um tema que desperta um imenso interesse e foje da regra geral da eficiência administrativa, corrupção, bolsa família, paternalismo, saúde, educação e outros itens comuns na política brasileira, podendo fazer uma enorme diferença. Há o discurso ambientalista clássico (conter a destruição da Amazônia, evitar a derrubada da Mata Atlântica, etc) e um mais profundo do futuro econômico e social do país com a economia verde.

  6. Hoje, algumas empresas multinacionais já operam com essas diretrizes. As carnes de bois criados na Amazônia são rejeitadas na Europa e exigem-se selos específicos para vários produtos. Essa é uma ação mundial e que pode agradar ao eleitorado desde que Marina se decida pela candidatura e saiba colocar isso para o público.

  7. A candidatura Marina ajuda Dilma? Pelo contrário. Ajuda Heloisa Helena? Também não. Trata-se de um tema tão envolvente (meio ambiente sustentável) e novo que somente ela, diferente de Dilma, Heloisa Helena, Serra, Aécio, quem for seus adversários, conseguirá repassar à sociedade. Marina tem um potencial eloquente discurso, já testado em outras ocasiões, além de ter uma projeção internacional.

  8. E na Bahia? Quem perde? Se Wagner conseguir manter a aliança com o PV ele ganha dividendos. Mas, se for uma decisão nacional do PV de ter candidatos nos estados para dar suporte a Marina, Wagner perde, embora, na Bahia, tal como o PSOL de Heloisa Helena, não haja uma liderança regional expressiva do PV no Estado. Os mais destacados são Juca Ferreira, que é ministro de Lula, e o deputado federal Édson Duarte.

  9. Esse assunto Marina Silva candidata a presidente ainda vai dar muito o que falar, embora, como diz Alfredo Sirkis, vereador PV/RJ e um dos nomes nacionais do partido, não se trata de uma candidatura anti-PT e sequer anti-tucanos. Pode, eventualmente, diz Sirkis, ser pós-Lula. 

  10. A Bahia vendeu o circuito CAB como o primeiro circuito de rua da Stock-Car do Brasil. Mas, na verdade, é meia verdade. Dizer que aquelas avenidas do CAB são ruas da cidade do Salvador não combina. Se o circuito fosse na Avenida Contorno aí sim.

  11. O prefeito João Henrique ficou entusiasmado com a Stock-Car e disse que Salvador ganhou muito com a corrida.

  12. O símbolo do automobilismo baiano, Lulu Geladeira, aos 82 anos, se sentiu rejeitado na Stock-Car e disse em A Tarde que sequer ganhou um convite para assistir a prova. Pior foi que Selma Moraes, da Federação de Automobilismo da Bahia, e que é jornalista, disse que Lulu foi deselegante ao procurar a imprensa para se queixar.

  13. É isso, casa de ferreiro, espeto de pau.

  14. Não faltaram mordomias em alguns camarotes da Stock-Car. Sinal de que a crise no âmbito de poderes passa ao largo.

  15. O anúncio que o governo do Estado publicou na imprensa de Salvador sobre ganhos da PM e Polícia Civil diz que foram da ordem de 43%, até 2010. O pessoal da PM tá reclamando que 2010 ainda está longe.

  16. Nesta segunda-feira, 10, inicia-se a Operação Padrão da PM.

  17. A Rede Globo transmitiu a corrida da Stock-Car. Mas, a pressa foi tanta para transmitir um jogo de basquete sobre amigos de "Rodrigão" contra os de "Fernandão" que, mal acabou a prova, Cacá Bueno, saindo do carro, a emissora cortou para o Maracanazinho.

  18. É o apreço que a Globo tem por Salvador. 

  19. Nesta quarta-feira, 12, começam as gravações da nova série Ó Paí Ó, no Pelourinho. Agora, com a apimentada Luana Piovani.

  20. A PM retirou o módulo que existia após o Barravento. Mas, deixou a sujeiras e os fios pelo chão. Nem varreram o local.

  21. O mesmo fez a Coelba com o poste da Sabino Silva que estava caindo. Trocou o poste e deixou os fios de telefones e outros empendurados. Santo pai!

  22. Tá todo mundo achando no meio político que o PT vai pagar um preço alto, em 2010, por esse apoio de Lula a Sarney.

  23. O empresário Abilio Diniz, Pão de Açucar, aos 72 anos de idade, vai ter um novo filho. O cara acredita na longevidade e diz que a receita para uma vida saudável é fazer coisas novas.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>